Resumo da Arte Moderna


Neste breve resumo da Arte Moderna, vamos conhecer um pouco deste movimento tão importante, que teve impacto em todas as ramificações do que consideramos arte. Algo tão complexo quanto o período da Arte Moderna é extremamente rico e vasto, mas traremos alguns pontos importantes para que você possa ter uma noção do que é e de como começou a existir.

Mas afinal, o que é Arte Moderna?

Com este resumo da Arte Moderna veremos que este movimento veio depois de outras correntes artísticas: o romantismo e o realismo. A primeira vertente do modernismo se deu nas artes plásticas, a partir dos chamados Impressionistas, que retratavam de forma única e diferente do já havia sido, as cenas cotidianas exterior, paisagens e pessoas.

Arte Moderna

E foi durante o período da Arte Moderna, que pela primeira vez a fotografia passou a fazer parte. E mesmo que com o uso de algum dispositivo, foi considerada uma expressão de arte, já que o resultado dela depende do olhar diferente, um olhar de um artista.

Arte Moderna é o termo que designa qualquer expressão e produção artística que ocorreu no final do século XIX até meados do século XX. Englobam este período os mais diferentes tipos de arte como: pintura, literatura, música, escultura, fotografia e arquitetura. Na Arte Moderna podemos ver claramente a influência da Revolução Industrial e suas máquinas a vapor, a fotografia, o cinema e uma produção científica voltada ao estudo da mente. Foi uma época em que tudo mudava muito rapidamente e de forma caótica e desorganizada. Por isso foi marcada pela sensação de que tudo é efêmero, e com uma sensação de realidade fragmentada. Estas são as sensações que sentimos quando estamos diante de alguma obra criada durante o período do Modernismo.

Os artistas desta época acreditavam que qualquer obra que mostrasse a realidade como ela é, estava ultrapassada. Para eles, era preciso criar uma nova forma de ver e sentir o mundo, em todas as suas expressões, a fim de mudar a forma como toda a sociedade via o mundo.

Foi durante este período que os artistas passaram a se ver como figuras mais do que importantes na sociedade, e responsáveis por captar a verdadeira essência da natureza humana, não somente retratar o cotidiano. Começou então uma fase de desconstrução da criatividade. Era um período de guerras, evoluções tecnológicas e confusão, que fez com que os artistas desejassem compreender o que estava se passando, através do conhecimento e experimentação de todas as novidades que estavam acontecendo.

Foi durante este pensamento caótico que surgiram as correntes de vanguarda, que passaram a separar os estilos do período da arte moderna. Agora, neste resumo da arte moderna, você vai conhecer um pouco mais sobre estas correntes. As mais conhecidas delas foram:

* Surrealismo
* Expressionismo
* Futurismo
* Dadaísmo
* Cubismo
* Futurismo

Estas correntes eram baseadas em princípios. Por exemplo, algumas delas buscavam além de outras coisas, alterar o estilo da arte que era feita na época. Alterar a forma como as coisas eram retratadas na vida moderna. Com este pensamento, podemos citar correntes como o cubismo, o futurismo e outras.

Outras correntes, acreditavam que a arte não poderia ser somente uma expressão do que se vê, mas sim uma expressão do que se sente na vida moderna. Nesta forma de pensar, destacam-se os movimentos como o surrealismo, o expressionismo, o dadaísmo e o simbolismo.

Surgiram também movimentos que discutiam sobre o funcionalismo da arte. Como transformá-la em parte do dia – a -dia as pessoas, alterando sua realidade com a beleza sem jamais descuidar da forma. Com estes pensamentos, surgiram novas formas de design, arquitetura e ilustração, e os movimentos oriundos foram: Art Noveau, Construtivismo, Art Deco, Bauhaus, entre outros.

A arte moderna nasceu na Europa, principalmente nos bairros de Paris. Mas rapidamente foi absorvida por outras regiões do mundo, vindo primeiramente para a Europa no final da Primeira Guerra Mundial.

Aqui neste resumo sobre a arte moderna, vamos destacar alguns dos artistas mais conhecidos da pintura deste período. Foram eles:

* Pablo Pícasso

Conhecido por sua arte cubista, Pablo Picasso nasceu na Espanha. Além de pintor, também fazia trabalhos em escultura e cerâmica. Duas de suas obras mais famosas são a “Guérnica” e a “Primeira Comunhão”.

* Vincent Van Gogh

Nascido na Holanda, ficou conhecido no mundo todo por sua arte surrealista. Entre suas obras mais famosas estão “ Terraço do Café em Arles, a noite” e “ A noite estrelada”.

* Salvador Dalí

Um pintor catalão que se expressava através do surrealismo. Entre suas obras mais famosas estão “A persistência da Memória” e a “A Face da Guerra”.

Resumo sobre Arte Moderna no Brasil

No Brasil, o movimento da arte moderna se deu a partir da Semana da Arte Moderna, em 1922 e se estendeu até 1970. Baseados nos movimentos e correntes de vanguarda que aconteciam na Europa, os artistas brasileiros também passaram a mostrar a realidade do país de outra forma.

Entre os principais artistas brasileiros desta época podemos destacar: Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Ismael Nery, entre outros.