Resumo da Arte na Pré História


A arte na pré-história é um período rico em inovações, porém, possui registros limitados, visto que a escrita ainda não tinha sido criada. O resumo da arte na pré história é baseado em pesquisas feitas por antropólogos e historiadores, que resgataram e estudaram os dados deixados.

A escrita cuneiforme foi desenvolvida por volta do ano 4000 a.C., portanto, consideramos o período anterior a este fato para este resumo da arte na pré história. A pré história pode ser dividida em: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

O Brasil possui diversas manifestações da arte rupestre. Os mais famosos ficam em Santa Catarina, em Naspolini. Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Piauí também possuem diversas pinturas históricas.

Arte na Pré História

O conceito de arte primitiva ainda existe e prevalece na época atual. Algumas tribos africanas ainda utilizam máscaras para rituais, além de pinturas e esculturas feitas de forma primitiva. Na Oceania, grupos de índio também seguem produzindo arte de forma primitiva.

Paleolítico

A época conhecida como Paleolítico também é chamada de Idade da Pedra Lascada e vai ser a primeira tratada nesse resumo da arte na pré história. Os humanos desse período viviam em cavernas e se mudavam sempre que os recursos do local se esgotavam, ou seja, eram nômades.

Os homens do Paleolítico se comunicavam de forma pouca desenvolvida e criaram sua linguagem com base em sons. Como eles ainda não formavam palavras, as gravuras eram fundamentais para o entendimento, e assim surgiram as pinturas rupestres. As principais cores utilizadas eram o preto e o vermelho.

Essas pinturas buscavam representar o cotidiano desse povo, mostrando animais e pessoas. Além disso, a arte era produzida com finalidade religiosa. Eles acreditavam que representar a caça nas paredes das cavernas protegia e preparava os homens para o momento da caça real.

A Idade da Pedra Lascada foi marcada, também, pelas mãos em negativo, processo que utilizava argila no interior das cavernas. As mulheres eram maioria nas esculturas, como é o caso da Vênus de Savinhano.

A França tem muitos desses desenhos conservados, como nas cavernas de Altamira, Castilho e Lascaux. Já na América, os principais representantes foram os astecas, os incas e os maias.

Além disso, o período Paleolítico é dividido em Paleolítico Superior, marcado pelo controle do fogo e instrumentos feitos de pedras, e o Paleolítico Superior, que se destaca pelas pinturas e esculturas e pela utilização de outros materiais na criação de objetos.

Mesolítico

O período que separa o Paleolítico e o Neolítico é conhecido como Mesolítico. Essa época é ligada à Era Glacial e foi marcada por fortes mudanças climáticas. Esse período teve fim quando a temperatura global voltou a ser amena e os homens puderam desenvolver a agricultura. França, Portugal e Grécia são as principais regiões desse período.

A palavra “mesolítico” significa “pedra intermediária”. Acredita-se que esse período de transição não foi vivido em todo o mundo, sendo que algumas regiões passaram por uma mudança direta do Paleolítico para o Neolítico.

O homem dessa época ainda era nômade e utilizava o fogo para se proteger dos animais, se proteger do frio e cozinhar alimentos. É nessa época que começa a divisão de tarefas. As mulheres cuidam da casa e dos filhos e os homens devem caçar e oferecer segurança à família. Os homens desenvolveram armas de caça mais eficientes.

Os grupos geralmente permaneciam próximos aos rios devido à pesca. O homem desse período construía moradias com madeira e galhos de árvores. De acordo com antropólogos, foi nessa época que surgiu a ideia de sociedade.

A arte também evoluiu nesse período. Os homens começaram a representar mais as mudanças climáticas e continuavam registrando o dia a dia da sociedade.

A arte mesolítica tem características do período Paleolítico e do Neolítico, mostrando seu perfil misto de transição entre épocas. Uma teoria mais recente, afirma que as pinturas eram feitas por xamãs, que entravam em estado de transe na parte mais escura das cavernas e representavam nas pinturas as suas visões.

Neolítico

Por volta do ano 10.000 a.C. teve início o período Neolítico, o último nesse resumo da arte na pré história. A era foi marcada por objetos feitos de pedra polida. Além disso, foi nessa época que teve início a agricultura, por meio de construções de pedra.

O Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida, foi o começo da idade dos metais, com esculturas que representavam mulheres e guerreiros e eram ricas em detalhes. A roda e a escrita também surgiram nesta época.

A Idade da Pedra Polida foi marcada, ainda, pelo começo da domesticação de animais, da agricultura e dos objetos feitos de cerâmica. Foi nesse período que os homens desenvolveram a técnica de tecer panos.

A escultura da Idade da Pedra Polida era focada em objetos religiosos e em utensílios domésticos. O principal eram as figuras femininas, chamadas Vênus. As imagens com grandes seios e quadris largos eram ligadas a fertilidade.