As Semanas e os Meses de Gravidez


É certo afirmar que a gravidez é um momento muito bonito e único para as mulheres, independente do fato de ela ter sido planejada ou não. A vinda de um novo bebezinho certamente tem a capacidade de tornar o dia a dia muito mais alegre e colorido.

Por conta disto, neste artigo você vai conferir o que ocorre nas semanas e meses da gravidez, começando com alguns conceitos essenciais que você deve entender neste primeiro momento.

Meses de Gravidez

Por que semanas ao invés de meses de gravidez?

Sua vida inteira, você esteve acostumado com a ideia de que uma gestação dura nove meses. Mas, agora que está grávida, notou que todos os médicos, enfermeiras e demais relacionados na sua gestação dão os primeiros e os próximos passos dessa etapa da sua vida sempre em semanas.

Para os profissionais da área da saúde, a sua gestação tem período médio de 38 a 40 semanas – o que seria o ideal para o desenvolvimento completo do seu bebê. Mas há casos em que ele pode nascer antes ou até mesmo um pouco depois – neste segundo caso, por ser mais arriscado, recomenda-se a realização de uma cirurgia cesárea.

Por não ter como sabermos exatamente qual foi o dia em que a fecundação ocorreu, a gestação começa a contar a sua primeira semana a partir do primeiro dia da última vez que você menstruou.

Mas afinal, por que a contagem em semanas?

Voltando para esse aspecto, o que você precisa saber é o que seu bebê se desenvolve muito dentro destes nove meses, ou melhor, em suas 40 semanas de vida. A cada semana algo novo acontece, como o coraçãozinho dele que começa a bater, os dedinhos começam a ganhar forma e o peso vai aumentando, acumulando gordura para que venha ao mundo bem saudável.

Com base nisso, vamos conferir de maneira breve o que ocorre em cada uma das etapas da sua gravidez?

As semanas e os meses da gravidez

Por que conhecer cada etapa da gravidez? Os motivos não são poucos:

• Conhecer as semanas e os meses da gravidez permite que a mulher saiba quais são os sintomas típicos daquela fase, preparando-se para eles;

• E é claro, não menos importante, é também neste momento que ela identifica em qual fase o seu bebê está;

• E mais importante ainda: é com esse controle que ela realiza o acompanhamento antes do nascimento do seu filho, chamado de pré-natal, com os profissionais de saúde específicos, como médicos e outros.

Vale lembrar que esse acompanhamento deve ser realizado o quanto antes e o início das consultas não pode ser mais tardio do que oito semanas, que é quando ele deixa de ser um pequeno embrião.

Vamos conhecer o mês a mês da gravidez?

• 1º mês

O coração do seu bebê começa a bater já no 25º dia de gestação. Além disso, o tubo neural, que formará a medula espinhal e o cérebro, também entra em desenvolvimento. Seu pequeno bebê tem apenas 9 mm e pesa meia grama.

• 2º mês

No segundo mês, a área mais sensível no corpo feminino é a região dos peitos. Os arredores dos mamilos também escurecem um pouco nesta fase. Cansaço e fadiga também são comuns.

Nesse segundo mês, muitas são as mudanças no corpo do bebê. Ele desenvolve os dedinhos dos pés e mãos, formam-se as pálpebras, tornozelos e orelhas. No finalzinho deste mês, ele já terá 5g e medirá cerca de 4 cm.

• 3º mês

Neste mês, é possível que a mulher já tenha ganhado algo como três ou quatro quilos. Para um bebê ainda mais saudável, nessa fase a mamãe pode dar início às atividades físicas e também deve se alimentar com muito cuidado, já que a placenta está funcionando normalmente e passando todos os nutrientes que o pequeno precisa.

• 4º mês

Seu feto agora já está bem grandão: ele pode ouvir vozes do ‘mundo exterior’, sua pele é transparente e bem rosada e ele já é capaz de engolir, chutar e se mover. O cordão umbilical cresce constantemente e leva alimentos da mãe para o bebê, que já tem cerca de 15 cm!

• 5º mês

Você já passou da metade! No final desta fase, o seu bebê já terá cerca de 245g e medirá 25 cm. Os dedos e as unhas estão bem crescidos, ele está mais energético e, às vezes, é até mesmo capaz de girar completamente! Os primeiros chutes na barriga devem começar agora!

• 6º mês

O seu bebê agora já chuta fortemente, com suas mais de 600g. A sua barriga promete já estar bem maior e, dessa forma, começam os desconfortos. Mas não se preocupe, é normal!

• 7º mês

Seu bebê já chora, abre e fecha os olhinhos e chupa o dedo. Ele também responde aos sons e luzes, e já pesa cerca de 1,2 kg.

• 8º mês

Está chegando a hora! O crescimento do cérebro do bebê é constante e a única parte ainda imatura pode ser o seu pulmão. Mas um parto a essas alturas já salvaria a sua vida!

• 9º mês

Preparada para ter ele em mãos? Os pulmões estão maduros e prontinhos para que ele venha ao mundo e seja recebido com todo o seu amor!