Cenoura e seus benefícios para a saúde


A cenoura é um dos alimentos mais populares, sendo comumente consumida pela população brasileira. Saber as propriedades e os benefícios daquilo que ingerimos é fundamental para que possamos manter uma dieta mais saudável, aproveitando da melhor maneira possível os benefícios que cada alimento traz.

A cenoura é um vegetal que possui inúmeros desses benefícios, quando consumida cotidianamente, começando por suas informações nutricionais. Usaremos aqui o referencial a uma quantidade de 100g de cenoura:
Energia – 19 calorias
Água – 92 gramas
Proteínas – 0,6 gramas
Gorduras – 0 gramas
Carboidratos – 4,4 gramas
Fibras – 2,6 gramas
Vitamina A – 933 microgramas
Carotenoides – 56000 microgramas

Cenoura

A cenoura pode ser consumida crua, cozida ou em forma de sucos e vitaminas, e cada uma dessas formas apresenta vantagens diferentes para a saúde.

Benefícios da cenoura crua

A ingestão de cenoura crua traz ótimas melhorias para os fios de cabelo, fazendo com que eles fiquem mais fortes, hidratados e brilhantes, isso por causa dos carotenoides e da vitamina A presentes no vegetal. A cenoura crua também ajuda a fortalecer a saúde da boca e dos dentes, isso acontece porque ao morder a cenoura, ela desempenha a função de raspar a placa bacteriana presente na boca e faz a retirada de partículas de alimentos que ficam presas aos dentes. Além disso, a cenoura crua funciona como um estímulo para as gengivas, provocando com isso muita salivação, salivação essa que é alcalina e equilibram as bactérias presentes na boca, fazendo também o papel de proteger os dentes contras as temidas cáries.

Muitas pesquisas são feitas relacionadas à cenoura e seus benefícios para a saúde. Dentre os resultados encontrados, podemos apontar inúmeras vantagens para incluir esse vegetal no cardápio diário, entre eles o fato de que a cenoura é diurética e laxativa, ou seja, ela auxilia o corpo humano a regular o funcionamento do intestino, ajudando dessa forma na melhor cicatrização da pele e fazendo com que haja a desinfecção da mucosa presente no intestino e estômago, evitando assim a retenção de líquidos e ajudando a prevenir o aumento de peso.

A cenoura também é uma forte aliada na redução dos níveis de colesterol, além de funcionar como tônico e favorecendo a hemoglobina, uma metaloproteína que desempenha a função de transportar o oxigênio pelo sangue. Os sais minerais que estão presentes na cenoura são de extrema importância para nossa saúde, como por exemplo, o iodo, importantíssimo no estímulo da glândula tireoide, glândula essa que é responsável pelo crescimento e nutrição do corpo humano, estimulando também o cérebro e equilibrando o funcionamento de outras glândulas.

Vegetal rico em betacaroteno, substância responsável por ativar a melanina, a cenoura e seus benefícios podem ser usados também para a estética corporal. Devido à presença de betacaroteno, esse vegetal é ótimo para ser consumido no verão por aqueles que querem ficar com a pele bronzeada. Outro fator importante relacionado à aparência física é que o consumo da cenoura tem efeito antioxidante, ajudando a evitar rugas e linhas de expressão.

O fato de a cenoura ser rica em carotenoides também faz com que ela seja uma excelente aliada na hora de prevenir doenças cardiovasculares. São os carotenoides que formam a vitamina A no organismo, sendo essenciais no desempenho das funções de defesa e reprodução do corpo.

Problemas que podem ser evitados pelo consumo de cenoura

Alguns problemas podem ser evitados ao fazer uso da cenoura e seus benefícios para a saúde, incluindo o vegetal na dieta diária. Doenças como anemia, problemas relacionados ao crescimento e convalescença, astenia, problemas de fígado, sinusite, tosse, catarro nasal e acidez estomacal são alguns exemplos.

A vitamina A, já citada acima, é convertida diretamente para o fígado ao ingerir esse vegetal, fazendo com que a cenoura torne-se a melhor opção para quem quer cuidar da saúde dos olhos, pois essa vitamina é transformada em rodopsina na retina, pigmento essencial para manter uma boa visão noturna.

Estudos realizados acerca do potencial da cenoura têm mostrado que ela possui o poder de ajudar a reduzir o risco de câncer em diversas partes do corpo, como no pulmão, mamas e cólon. Isso se dá pelo fato de que a cenoura possui falcarinol e falcarindiol, substâncias que são consideras pesticidas naturais e possuem propriedades anticâncer.

Outros estudos apontam que as pessoas que consomem pelo menos seis cenouras por semana têm menos riscos de sofrerem com acidentes vasculares cerebrais.

A cenoura possui também certa quantidade de vitamina C, fazendo com que o sistema imunológico do corpo humano seja fortalecido. A vitamina A presente na cenoura e tão citada acima faz com que o fígado funcione de maneira mais adequada, eliminando com mais frequência as toxinas do corpo e gerando excelentes resultados tanto internos quanto externos.

Especialistas recomendam que, se ingerida na forma de suco, a quantidade ideal é de três a cinco copos por semana, pois se ingerido em excesso, o suco de cenoura pode fazer com que a pele fique com tons alaranjados.