Como Acontece e as Diferentes Etapas da Gametogênese


A gametogênese é caracterizada como um processo que torna possível a reprodução sexuada em organismos humanos e animais, por meio da formação de células ou gametas reprodutivos.

Esses gametas se produzem nas gônadas, que nada mais são do que as estruturas de ambos os sexos que fazem parte do sistema genital. Assim, a formação dessas células reprodutivas ocorre tanto no organismo feminino, nos ovários, e no masculino, por meio dos testículos. Vale lembrar que esses órgãos são também aqueles responsáveis pela produção de hormônios sexuais em ambos os gêneros.

Etapas da Gametogênese

Os gametas surgem a partir das células germinativas, que são também chamadas de gônias e estão localizadas nessas gônadas. Esse grupo de células é responsável pela criação da linhagem germinativa, ou de forma simplificada, os germes.

O evento mais essencial que ocorre na gametogênese é o processo de meiose, que nada mais é do que um processo que reduz pela metade a quantia de cromossomos presentes em cada célula, possibilitando o desenvolvimento das células haploides. Durante a fecundação, essa fusão de diferentes gametas de caráter haploides é o que faz com que o número diploide de cada vida seja reconstituído, ou seja, seis cromossomos por célula.

Em alguns casos, que são muitos raros, há a possibilidade de formação de gametas sem que o processo de meiose ocorra. Esse processo ocorre com maior frequência na vida das abelhas, em que quando um óvulo não é fecundado. Há ainda a possibilidade de que ele se desenvolva por meio de mitoses consecutivas, em que todas as células originárias do embrião sejam também haploides.
Esse embrião, por sua vez, será responsável pelo desenvolvimento de uma abelha do sexo masculino, já que toda vez que o óvulo não é fecundado não há a possibilidade de gerar uma fêmea.

Se formos considerar o processo de gametogênese de uma maneira evolutiva, é necessário avaliar que esse é um dos aspectos de maior importância no momento de garantir maior variabilidade dentro de uma mesma espécie.

Isso acontece pelo fato de que são muitas as possíveis combinações no momento de separar os cromossomos de caráter homólogos das permutas. É dessa maneira que o processo de gametogênese é considerado como um verdadeiro colaborador, no que diz respeito à diversidade das espécies, fazendo com que os biotipos já existentes se tornem ainda mais evidentes e as combinações que ainda não foram possíveis tenham as portas abertas para que finalmente se desenvolvam!

Como acontece nos diferentes gêneros

Como já visto, a gametogênese ocorre tanto no sexo masculino, como também no sexo feminino, mas de maneira diferenciada e que possibilita a reprodução sexuada.

Enquanto a gametogênese masculina acontece nos testículos e tem o nome de “espermatogênese”, a gametogênese feminina se dá nos ovários e pode ser conhecida tanto como ovulogênese, como também ovogênese.

No que diz respeito ao sexo masculino, esse processo é sempre contínuo, ou seja, ele nunca deixa de acontecer ou é interrompido por algum motivo. É claro que, conforme as alterações hormonais masculinas e mudanças na sua vida de uma forma geral, essas épocas podem ser mais ou menos propícias para a produção de espermatozoides e, consequentemente, para a reprodução. Porém, tudo começa quando o seu organismo finalmente se prepara para a maturação, que ocorre durante a puberdade (entre os 13 e 16 anos da vida do garoto). Com o passar dos anos, a germinação é menor e a produção de espermatozoides diminui com o passar dos anos.

Por outro lado, as células de caráter germinativas que se originam no óvulo feminino só são desenvolvidas em um período específico do mês, caracterizado como “embrionário”. A quantidade de células produzidas é suficiente para atender à demanda das germinativas do sexo oposto, motivo pelo qual geralmente a mulher só expele um único gameta mensalmente, a cada ciclo menstrual.

O marco de quando a mulher inicia esse processo é após a sua primeira menstruação, que ganha um nome diferente: a menarca. É assim que a mulher se torna madura, lembrando que esse processo geralmente ocorre entre os 12 e 16 anos de vida da garota, e só cessará após a menopausa.

As diferentes etapas da gametogênese

Na espermatogênese, a primeira etapa é caracterizada pelo período germinativo, em que ocorre a multiplicação de gametas. Depois ocorre o período de crescimento, o de maturação (meiose) e por fim, a diferenciação, que é quando o espermatozoide é finalmente definido como espécie.

Já na ovogênese esse processo ocorre de forma muito similar. Tudo começa com o período germinativo já explicado anteriormente, passa para o crescimento e depois a maturação, que é marcada pela fase da puberdade e segue na vida da mulher até a menopausa.

Uma curiosidade importante é que o processo de ovogênese (no ovário) só é finalizado com a fecundação propriamente dita. Sendo assim, a divisão meiótica chega ao fim somente quando ocorre a penetração do espermatozoide.