Enfermagem

Biologia,

Enfermagem

Enfermagem é uma profissão da área de saúde, para cujo exercício é necessário um curso superior. O nome “enfermagem” vem de “enfermo”, qual seja aquele indivíduo que precisa ser submetido a cuidados de saúde, seja em decorrência de doença ou acidente.

Dentro da área de enfermagem existem diversas especializações, como enfermagem ambulatorial, enfermagem do trabalho, obstétrica, pediátrica, estética, entre outras. O enfermeiro está capacitado, inclusive, para efetuar procedimentos de primeiros socorros a pessoas necessitadas de atendimento médico.

A profissão é produto da evolução da prática de saúde ao longo do tempo. A enfermagem moderna está relacionada ao início do processo de organização de centros de atendimento médico. O médico é o centro do ordenamento, mas a estrutura para atender a grandes contingentes, sobretudo nas guerras e epidemias, fortalece a ideia de equipes cada vez maiores e com diversos níveis de atuação.

Requisitos e aprendizado

O requisito para a formação de um enfermeiro é cursar a faculdade de enfermagem. O curso tem duração média de cinco anos. O aluno aprende, ao longo do mesmo, a realizar procedimentos de atendimento, prestar primeiros socorros, realizar curativos, administrar medicamentos, fazer coleta de amostra e auxiliar os médicos nos procedimentos de rotina.

Na grade de disciplinas relacionadas à enfermagem estão os estudos de anatomia, atenção à saúde individual e familiar em situação de risco, bases diagnósticas, epidemiologia, farmacologia, imunologia, parasitologia e microbiologia. Além disso, o futuro enfermeiro aprende a fazer avaliações clínicas e psicossociais.

Diferença entre enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem

Algumas pessoas podem confundir a função de um enfermeiro, um técnico e um auxiliar de enfermagem. Somente a função de enfermeiro exige a graduação em enfermagem.

Para ser técnico de enfermagem, o aluno faz curso de dois anos, enquanto o auxiliar de enfermagem estuda para se especializar por pouco mais de um ano. O trabalho do técnico de enfermagem precisa ser supervisionado por um enfermeiro, enquanto o auxiliar executa funções básicas, como curativos, administração de medicamentos e higiene dos pacientes.