Estrutiocultura – Criação de Avestruz


Para muitos, os avestruzes são animais exóticos, de jeito um pouco arisco e características que renderam até personagens em desenhos animados. Porém, para alguns criadores, inclusive no Brasil, a ave representa uma boa possibilidade de lucros com uma grande diversidade de produtos.

A essa criação se dá o nome de estrutiocultura e por meio dela é possível aproveitar itens como a carne, ovos, couro e plumas da ave, tornando-se assim atrativa para os investidores, uma vez que apenas uma ave pode fornecer níveis de lucros diferentes, de acordo com a infinidade de materiais que ela pode oferecer.

Criação de Avestruz

Criação de avestruz
*Estrutiocultura (struthio = avestruz em latim/cultura = criação)
*Aproveitamento de diversas partes do animal
Entre eles
*Carne
*Ovos
*Couro
*Plumas

Esses produtos podem ser utilizados de diversas maneiras, já que a sua qualidade é realmente imensurável. No caso da carne vermelha, que é considerada saborosa e ao mesmo tempo saudável e magra por especialistas, o consumo se dá em diversas partes do mundo para a produção de diversos pratos e receitas.

Já o couro, parte nobre e de valor elevado, pode ser utilizado na produção de acessórios em geral e roupas. No caso das plumas, o nosso país é destaque em consumo, graças a festas populares, como o Carnaval.

Além disso, existem outros produtos retirados do avestruz e que também abastecem mercados mundiais, como as cascas vazias de seus ovos, que servem para produzir peças de artesanato e decoração, além de outros itens variados. O conteúdo do ovo em si também pode ser utilizado na alimentação, assim como um ovo de galinha, porém em um tamanho muito maior, já que um ovo de avestruz pode corresponder a mais de 20 ovos de galinha.

Outros itens que também são utilizados ao redor do mundo é a gordura dos avestruzes na produção de cosméticos em geral, além da carcaça, bico e unha na produção de bijuterias.

A história no Brasil

A estrutiocultura, que é a junção das palavras struthio (avestruz, em latim) com cultura, que significa criação, surgiu em nosso país por meio de Marco Costa e Laura Luchini. Casal que em 1995 iniciou os negócios da NovAvis com doze filhotes da ave trazidos da Itália.

Naquele ano, ainda não existia o nome formal de estrutiocultura, que veio a aparecer apenas dois anos depois, em 1997, durante uma entrevista. Depois disso, o termo se popularizou e passou a ser utilizado em todas as matérias e artigos sobre o assunto. Porém, o surgimento da estrutiocultura em si no Brasil ainda tem outro dado oficial. De acordo com artigos da Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil (ACAB), a cultura iniciou-se apenas em 1996, com a criação de 200 aves.

Atualmente, apesar de existirem milhares de criadores em diversos estados brasileiros, a maior concentração está em São Paulo.

A Estrutiocultura no Brasil

*Muitos atribuem o início ao casal fundador da NovAvis, em 1995
*Para a ACAB, o início da cultura acontece um ano depois, com 200 aves
* O termo estrutiocultura surgiu em 1997, durante uma entrevista
*Existem milhares de criadores de avestruzes no país, porém a maior concentração está no estado de São Paulo

Características das raças e cuidados na criação

Antes de ingressar neste tipo de negócio, os criadores precisam adequar suas fazendas para receber os animais. Entre esses cuidados estão a construção de piquetes desenvolvidos para proporcionar o bem-estar animal em relação a espaço, luz e alimentação.

Entre os alimentos que devem ser oferecidos aos avestruzes estão as chamadas gramíneas, sendo as mais conhecidas feno e alfafa, por seu alto valor nutricional, além de suplementação com rações específicas para esse tipo de ave.

De qualquer forma, todo esse trabalho de preparo inicial e depois de manutenção deve ser acompanhado por um profissional para garantir não só a maior eficiência econômica, como também o maior conforto possível aos animais.

É importante lembrar que apesar de suas particularidades, como o grande tamanho, podendo alcançar até 2,80 metros de altura, e a sua impossibilidade de voar, o avestruz é uma ave e, por isso, pode ser acometido por males e doenças comuns a esse tipo de animal, por isso o cuidado com a sua saúde é fundamental.

No ramo comercial, as principais espécies são a Black Neck, que possui o pescoço preto e uma genética considerada bastante positiva, a Blue Neck, que tem o pescoço azul e é bastante agressiva, assim como a Red Neck, que tem o pescoço vermelho e a agressividade como algumas de suas principais características.

Uma raça bastante popular e indicada para o início de cultura é a African Black, que possui um tamanho menor e é um pouco mais dócil, oferecendo uma maior facilidade no trato.

Principais raças comerciais

•Black Neck (pescoço preto e genética diferenciada)
•Blue Neck (pescoço azul e comportamento agressivo)
•Red Neck (pescoço vermelho e comportamento agressivo)
•African Black (porte menor e temperamento mais dócil)