Néfron


Oque éo néfron.

O néfron é a menor unidade funcional do sistema que compõe o rim humano. Em cada um dos rins de uma pessoa, existem cerca de 4 milhões de néfrons.Embora o néfron seja de um tamanho microscópio, ele é essencial para o bom funcionamento dos rins e, como consequência, da saúde geral de uma pessoas. Em Portugal,o néfron é chamado de nefrónio.

Funções do néfron no sistema renal.

Embora seja uma estrutura microscópica,o nefrón exerce diversas funções na manutenção da saúde do organismo humano. Sua função é filtrar os elementos que passam pelo sangue através do rim. Ou seja, os néfrons são responsáveis por filtrar, no plasma sanguíneo os elementos que devem ser eliminados do organismo e aqueles que devem seguir para manter o equilíbrio do organismo.

Néfron

Embora pareça simples, é através do néfron que é possível regular a pressão arterial, manter o equilíbrio hidroeléctrolítico do corpo humano, secretar hormônios, eliminar os resíduos do metabolismo do sangue, controlar a quantidade de líquido do corpo humano, limpar o plasma sanguíneo, manter o equilíbrio ácido-base do corpo e produzir urina.

A eliminação da urina é o mecanismo utilizado pelo corpo humano, através do sistema renal, para eliminar os resíduos que não beneficiam o organismo, como a creatinina e a ureia.

Como funciona o néfron dentro do organismo humano.

O néfron é formado por um conjunto de estruturas renais. A este conjunto, denominamos como corpúsculo renal.

O corpúsculo renal éformado pelo glomérulo e pela cápsula de Bowman. Os túbulos renais são formados pelo túbulo contorcido proximal, a alça de Henle, o túbulo contorcido distal e o túbulo coletor.

A estrutura formada pelo glomérculo e pela cápsula de Bowman é chamado também de Corpúsculo de Malpighi.

O corpúsculo renal (ou corpúsculo de Malpighi) é onde acontece o primeiro filtro do plasma sanguíneo. O gomérculo é uma rede de capilares sanguíneos (ou um tufo capilar), com a forma semelhante à um novelo, que recebe sangue de uma arteríola da circulação renal. Neste momento que é feita a filtragem do sangue, através da pressão criada dentro do glomérculo. Esta pressão filtra a água e outros solutos, separando-os do sangue.Este material fica reservado na cápsula de Bowman. Já o sangue que foi filtrado é absorvido pelos túbulos coletores. Se for necessário, estes túbulos podem secretar substancias.

É interessante observar que apenas 1/5 de todo o sangue que passa pelo sistema de circulação sanguínea renal é filtrado através da pressão no gomerculo e posterior reserva na cápsula de Bowman.

A cápsula de Bowman é uma estrutura que reveste o gomérculo, compostapor uma camada interna, formada por células denominadas podócitos. Além disto, possui uma camada externa, formada por células planas denominada como epitélio escamoso simples.

O líquido que está reservado na cápsula de Bowman segue para o túbulo contorcido proximal e a seguir, para a alça de Henle. A alça de Henle penetra no túbulo contorcido distal, finalizando o processo no túbulo coletor. É no canal do túbulo coletor que fica reservada a urina produzida por diversos néfrons para, por fim, serem liberadas para a pelve renal.

A alça de Henle é um túbulo que possui a forma de letra U e constitui-se da porção reta do túbulo proximal, o túbulo intermediário (parte ascendente e descendente fino) e a parte ascendente espessa do túbulo distal.

Existem também os néfrons corticais. Os néfrons corticais são néfrons estão localizados na camada mais cortical do rim, na região mais ao centro do órgão. É formada por túbulos coletores de urina bastante longos, que terminam na pelve renal.

De maneira resumida, podemos identificar no néfron as seguintes partes de sua anatomia:

Glomérculo: rede de capilares sanguíneos, responsável pela primeira filtragem do plasma sanguíneo.

Cápsula de Bowman: estrutura que reveste o glomérculo e mantêm o material filtrado em reserva.

Corpúsculo renal: o sistema formado pelo glomérculo e pela cápsula de Bowman.

Túbulo renal: parte do néfron que contém o filtrado glomecular.

Pelve renal: onde fica armazenada toda a urina produzida pelos néfrons.

Os ductos coletores, embora sejam vistos no sistema formado pelos néfrons,são considerados como integrantes de um sistema à parte. Isto ocorre porque a origem embrionária do sistema é outra, diferente da origem embrionária dos néfrons.

Néfrons, sistema renal e doenças relacionadas.

Os néfrons constituem uma parte fundamental do sistema de rins. A boa filtragem do sangue é essencial para que o organismo humano funcione plenamente, evitando doenças ao eliminar as impurezas do sangue.

Além disto, é através dos rins que o organismo mantém a quantidade correta de líquidos do corpo, evitanto inchaços ou enviando alertas ao restante do corpo em caso de desidratação. A ingestão de líquidos, em especial líquidos diurétios como chás, além da água, é parte importante da precaução e manutenção da saúde dos rins. Evitar alimento ricos em sódio também deve ser um cuidado básico para aqueles que desejam cuidar da saúde renal.