Raiz, Caule, Flores e Frutos


Conheça as partes mais importantes que formam uma planta e suas principais funções

As plantas têm algumas características em sua estrutura que são bem importantes para seu total funcionamento e existência.

Cada parte tem sua função e as partes principais são:

• Raiz
• Caule
• Flores
• Frutos

Veremos a seguir o que cada parte da estrutura de uma planta faz e por qual motivo ela é importante.

Raiz, Caule

Além disso, veremos também um pouco sobre as folhas e sementes das plantas.

Partes e funções

Raiz

A raiz é onde tudo começa. Ela se localiza embaixo da planta e pode ser vista em dois tipos. Algumas raízes crescem para baixo e outras, para os lados. As que vão para baixo são chamadas de pivotantes. As de lado, chamam-se tabulares.

Ambos os tipos de raízes têm como função alimentar a planta, absorvendo a água e os sais minerais encontrados no solo e os levando até as folhas.

Para chegar às folhas, todo esse alimento que a raiz pega transforma-se em seiva bruta, e essa seiva é transportada para as folhas através de vasos que se encontram no caule. Esses pequenos vasos são chamados de xilemas.

A raiz da planta também serve para acumular e guardar uma reserva de nutrientes para a planta, caso haja necessidade de uso.

Além de poder crescer para baixo ou para os lados, as raízes também podem ser de três tipos diferentes. As que se encontram sob o solo são conhecidas como subterrâneas. As que ficam debaixo da água são as aquáticas e as aéreas são aquelas que não estão na água e nem sob a terra.

Caule

Como já dito anteriormente, o caule tem vasinhos que são os xilemas, responsáveis por levar a seiva bruta até as plantas para as alimentarem. Além disso, há o movimento contrário. O caule também fica sendo o meio em que o alimento produzido nas folhas é transportado para outras partes da planta. Esse processo é conhecido como fotossíntese. Durante a transição, os vasos que levam o alimento antes chamados de xilemas, viram floemas.

O caule também é essencial para a planta por ser quem faz a planta se manter em pé. Ele a sustenta, sendo considerado como uma espinha dorsal.

É usado também pelos humanos, para a extração de madeira. É de lá que tiram a matéria-prima para construir os objetos e também o papel, com a retirada da celulose.

Flores

As flores nada mais são do que folhas. É a partir das flores que ocorre a reprodução das plantas. Isso é possível, pois as flores têm sua parte feminina e masculina. A feminina é chamada de Gineceu ou Pistilo. Já a parte masculina tem como nome Androceu ou Estames.

Os insetos são parte crucial para essa etapa da reprodução de uma planta. Quando um inseto faz o processo de polinização, ele está, na verdade, unindo uma parte a outra. Quando ele coloca o pólen na parte feminina das flores, está fazendo com que ocorra a fecundação de óvulo e ovário. Sendo assim, uma semente é criada e a reprodução estará pronta para ocorrer.

Frutos

Continuando o processo que ocorre nas flores e vendo sua importância, os frutos são o produto do que aconteceu nas flores. Nesse caso, o ovário vira fruto e o óvulo vira semente.

Sendo assim, os frutos têm o dever de proteger a semente criada. Quase como uma “mãe”, eles também são responsáveis por ajudar na germinação, preparando o solo para quando a semente cair.

Tendo a semente guardada nos frutos, a proliferação das espécies de plantas tende a ser mais fácil. Com o fruto servindo de alimento para muitos animais, de maneira inteligente, quando o bicho pegar o fruto para se alimentar, a semente estará sendo transportada para outros locais e, assim, estará pronta para proliferar.

Alguns frutos que nascem de outras partes da planta são chamados de frutos falsos. Os que se originam do ovário são considerados frutos verdadeiros.

Sem esquecer-se das folhas e das sementes

As sementes, como já dito, são os agentes que possibilitam a proliferação das plantas. É a partir dela que a planta irá surgir, crescer e realizar seus processos de existência. As sementes funcionam para disseminar e proteger o que irá dar vida às novas plantas, além de conterem alimentos reservados para que tudo isso seja possível de ocorrer.

Algumas sementes acabam se dividindo em duas na hora da reprodução. Outras ficam em apenas uma.

Já as folhas, parte importantíssima de uma planta, têm como principal função a realização da fotossíntese. Elas também são responsáveis por fazer os processos de respiração e transpiração.

Com a fotossíntese, a planta transforma aqueles nutrientes mais energia solar e gás carbônico em glicose e oxigênio. A glicose é a base de alimentação da planta, já o oxigênio é fonte de vida, sendo ele necessário para formar o ar em que respiramos.