Resumo da Reprodução Humana


A reprodução humana é um processo que depende do trabalho em conjunto do sistema genital do homem e da mulher. As diferenças anatômicas entre o corpo masculino e o feminino garantem a sua reprodução e continuidade da espécie. Cada um possui a sua própria célula reprodutora – a do homem é o espermatozoide e a da mulher é o óvulo.

Tanto a célula reprodutora masculina quanto a feminina possui apenas 23 cromossomos, metade da quantidade encontrada em outras células do organismo. Por isso o óvulo e o espermatozoide precisam se unir para formar uma célula básica com 46 cromossomos, chamada de ovo. A combinação do material genético do homem e da mulher dará origem a uma terceira combinação, que resultará na formação do bebê.

Reprodução Humana

O tema é amplo e para facilitar o entendimento, será apresentado um resumo da reprodução humana. O sistema reprodutor pode ser definido como um conjunto de órgãos dentro de um corpo que tem como alvo a reprodução. O sistema reprodutor não depende apenas dos órgãos, mas também de outros elementos, como os hormônios, fluídos e feromônios.

Resumo da Reprodução Humana: Sistema reprodutor masculino

Os órgãos reprodutivos masculinos são o pênis, testículos, sistema de ductos, vesícula seminal, próstata, glândula bulbouretral e escroto.

– Testículos

Os testículos estão localizados dentro do escroto, espécie de bolsa músculo-cutânea que protege os órgãos e fica em uma área antes do períneo. Os testículos tem formato oval e é no seu interior, em minúsculos túbulos longos e contorcidos que se formam os espermatozoides.

– Epidídimo

O epidídimo faz a conexão entre os testículos por meio da união dos ductos. Os espermatozoides ficam armazenados na curva da cauda do epidídimo, perto do início do ducto deferente, até o momento da relação sexual.

– Ducto Deferente

O ducto deferente é uma estrutura que possui dois tubos longos, finos e com paredes grossas. É por ele que os espermatozoides passam para chegar ao ducto ejaculador.

– Ducto Ejaculador

O ducto ejaculador também possui dois tubos finos, que passam pela próstata até chegar à uretra.

– Vesícula Seminal

A vesícula seminal é uma bolsa na qual é produzido o líquido que fará parte de 60% do sêmen que será liberado pelos testículos. Este líquido alcalino ajuda a neutralizar a acidez da uretra e da vagina, impedindo que os espermatozoides morram.

– Próstata

A próstata é uma glândula que produz outra secreção que também será adicionada ao sêmen. Ela fica encostada na bexiga e a uretra passa por dentro do seu centro de maneira longitudinal.

– Glândula Bulbouretral

A glândula bulbouretral é formada por duas partes, possui o formato de uma ervilha e coloração amarelada. Sua função é drenar as secreções da próstata e conduzi-las para a região esponjosa da uretra durante a excitação sexual. Estas secreções lubrificam o pênis e a uretra para reduzir a quantidade de espermatozoides mortos durante a ejaculação.

– Pênis

O pênis é o órgão muscular que transfere os espermatozoides para a vagina. Elev possui um formato cilíndrico, com a extremidade arredondada. A sua parte final é dilatada, formando a glande. O seu tecido é capaz de se encher de sangue e se esvaziar, o que garante que o pênis fique ereto e depois relaxado.

– Escroto

O escroto é uma espécie de bolsa onde ficam os testículos. Seu tecido é músculo-cutâneo e sua função é proteger os testículos. A temperatura regulada da região assegura a sobrevivência dos espermatozoides.

Resumo da Reprodução Humana: Sistema reprodutor feminino

Os órgãos reprodutivos femininos são vagina, ovários, tubas uterinas, útero, vulva, clitóris, monte do púbis, bulbo do vestíbulo e glândulas vestibulares. As mamas também fazem parte do sistema genital da mulher.

– Vagina

A vagina é o canal onde o esperma é recebido. Este canal possui de seis a 10 centímetros, paredes elásticas e é ligado ao útero através do colo do útero. Na mulher virgem, a vagina é coberta por uma mucosa chamada de hímen.

– Glândulas Vestibulares

São duas glândulas pequenas, sendo que cada uma fica de um lado da vagina. Sua função é secretar uma substância mucosa para umedecer e lubrificar o canal.

– Vulva

A vulva é o órgão genital externo e é constituído pela vagina, grandes e pequenos lábios, clitóris e uretra. Os lábios servem para proteger a vagina, a uretra é o orifício urinário e o clitóris é um corpo esponjoso cheio de vasos sanguíneos.

– Útero

Protege o desenvolvimento feto e está ligada aos ovários por meio da tuba uterina. A membrana interna do útero é chamada de endométrio.

– Tuba Uterina

A tuba uterina possui extremidades ciliadas, responsáveis por transportar os óvulos até o útero.

– Ovários

Os ovários têm o tamanho de uma amêndoa e produzem um óvulo por mês. Quando o óvulo não é fertilizado, ocorre sua eliminação através da menstruação. O endométrio também é eliminado neste processo.

Resumo da Reprodução Humana – Relação Sexual e Fertilização

A reprodução humana acontece através da relação sexual, quando ocorre a fertilização interna. O pênis ereto é inserido na vagina e o homem ejacula o sêmen, líquido onde os espermatozoides são transportados. As células reprodutoras masculinas percorrem a vagina e o colo do útero até chegar à tuba uterina e acontecer a fecundação, encontro entre o espermatozoide e o óvulo.

Quando a fertilização é satisfatória, é dado início ao processo de gestação do feto dentro do útero da mulher. A gravidez dura cerca de nove meses e é encerrada no parto. Quando o bebê está pronto para nascer, os músculos do útero se contraem, o colo do útero se dilata e a criança passa pela vagina. O chamado trabalho de parto pode durar várias horas, ser cansativo e doloroso. Apesar disso, as mulheres que conseguem ter o bebê por via vaginal se recuperam mais rápido em comparação com as que se submeteram à cesariana.