Resumo do Ciclo Menstrual


Para entender o ciclo menstrual, o primeiro passo é saber o que é a menstruação.

A menstruação nada mais é do que um fluxo sanguíneo liberado pelas paredes internas do útero das mulheres. O seu ciclo ocorre, na maioria dos casos, a cada 28 dias e unicamente com o público feminino. A menstruação ocorre de maneira contínua em toda a vida dela, sendo interrompido somente em duas ocasiões: durante a gravidez e na menopausa.

A menstruação aparece pela primeira vez durante a puberdade e a faixa etária mais comum para a primeira menstruação, chamada de menarca, é entre os 10 e 17 anos, sendo entre os 12 e 14 a idade mais comum para o acontecimento. É a partir da primeira menstruação que a mulher passa a ser considerada como um ser reprodutor, já que esse é o marco inicial que afirma que o seu corpo está preparado para gerar uma nova vida.

Ciclo Menstrual

Diferentemente de outras partes do nosso corpo, em que esse revestimento deveria permanecer dentro do órgão e se regenerar, isso não acontece com o endométrio. Alguns cientistas chegaram à conclusão de que a menstruação elimina o fluxo sanguíneo pelo fato de que essa é a forma como o organismo feminino consegue se defender contra os microrganismos que chegam ao útero juntamente com os espermatozoides.

O ciclo menstrual

O ciclo menstrual ocorre toda vez que o útero da mulher reveste a sua parte interna por um tecido chamado de endométrio. É durante essa fase que o útero se prepara para receber um pequeno embrião, que desenvolvido, gerará uma nova vida (o que ocorre no caso, durante a gestação).

Quando o óvulo liberado pelas trompas é fecundado por um espermatozoide, ocorre então uma gestação, capaz de cessar a menstruação durante os seus 9 meses. Porém, caso a gravidez não ocorra, o perdido que foi vascularizado é perdido por meio da menstruação. Esse processo deve ocorrer todos os meses, sendo interrompido unicamente durante a gravidez, ou então, quando a ovulação para de ocorrer no organismo feminino, na chamada menopausa.

Além dos períodos de gravidez e de menopausa, o ciclo menstrual também pode ser interrompido de maneira temporária por outros fatores, como é o caso da subnutrição, distúrbios de caráter emocional como é o caso da depressão ou estresse excessivo (capaz geralmente de atrasar os ciclos menstruais), desequilíbrio nas taxas hormonais e também quando a mulher está com alguma doença orgânica.

O ciclo menstrual é controlado por meio da glândula hipófise e pelo hipotálamo. O primeiro é o responsável por produzir os mais importantes hormônios femininos, como é o caso do endométrio, e a segunda, é a região do cérebro responsável pelo controle do sistema nervoso. Além disso, a progesterona é o mantém o endométrio bem durante os períodos de gravidez.
As fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual dura cerca de 28 dias e conta com quatro diferenciadas fases, sendo elas:

• Menstruação

Como já visto anteriormente, a fase da menstruação é quando o endométrio é rompido e transformado então em uma corrente de sangue, que sai do corpo feminino por meio da vagina durante os primeiros 7 dias do ciclo.

• Preparação do óvulo

Na segunda fase do ciclo menstrual é quando o óvulo se prepara para deixar os ovários. Ela geralmente acontece entre o 6º até o 12º dia contando desde a menstruação, que é quando a glândula pituitária irá estimular os ovários femininos para que produzam tanto progesterona como também o estrógeno, além de outros hormônios que se responsabilizem pelo ciclo da menstruação.

O estrogênio é o que faz com que o endométrio fique com a sua espessura mais grossa, preparando-se então tanto para proteger como também para alimentar os embriões que poderão gerar a gravidez. A progesterona é o que mantém as paredes do útero bem protegidas até que a mulher engravide, ou no caso da mulher gestante, até que a menstruação volte a acontecer.

• A ovulação

A terceira fase do ciclo menstrual é a ovulação, que por sua vez, começa a ocorrer entre o 13º e o 15º antes que a próxima menstruação se inicie. Nesse momento, a glândula pituitária é a responsável por enviar um sinal para o nosso cérebro, fazendo com que sejam liberados em nosso corpo dois diferentes hormônios.

O primeiro desses hormônios é o folículo-estimulante, sendo ele capazes de fazer com que os óvulos se desenvolvam por completo dentro das trompas do ovário. O segundo, por sua vez, é o hormônio leutenizante, que faz com que o aparelho reprodutor feminino seja capaz de liberar um ou até mais óvulos totalmente maduros para que ocorra a fecundação.

• Fecundação

Já a quarta fase do ciclo menstrual é quando o ovário viaja nas trompas de falópio até chegar ao útero. Quando é fecundado por um espermatozoide, ocorre a gravidez. Caso não ocorra essa fecundação, o endométrio em questão já não é mais necessário, completando o ciclo e fazendo com que a menstruação se inicie mais uma vez.