Resumo Histologia


Histologia é a ciência responsável pelo estudo dos tecidos do corpo humano, sua formação, estrutura e funcionamento.

O corpo humano é constituído por diversos tipos de células especializadas em executar diversas funções. As células que apresentam especialização definida se organizam em grupos, formando os tecidos. Alguns tecidos são compostos por células que apresentam a mesma estrutura, outros por células de diferentes formas e funções, mas, quando unidas, favorecem a execução de uma função geral.

Dentre todas as adaptações que favorecem a sobrevivência no meio pelos vertebrados, ressalta-se uma proteção corporal impermeabilizada, um conjunto de sustentação que suporte o organismo e seus órgãos e um aparelho que permite a movimentação do indivíduo pelo meio. No ser humano, essas tarefas são executadas, respectivamente, pela pele, pelos ossos e pelos músculos. Os ossos e os músculos fazem parte do sistema locomotor.

Histologia

Os tecidos do corpo humanos são classificados em: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.

Tecido Epitelial

O tecido epitelial tem a função de envolver e proteger o corpo humano de microorganismo, substâncias químicas e ataque físico. Ele forma epiderme, revestimento externo do corpo, e revesti os órgãos internamente como o estômago, o ouvido, o nariz, o pulmão, a boca, o útero e a bexiga.

Além disso, o tecido epitelial forma as glândulas, estruturas constituídas por uma ou mais células que geram certas substâncias do corpo como, por exemplo, os hormônios, os sucos digestivos, a lágrima e o suor.

Tecido Conjuntivo

Esse tipo de tecido apresenta células separadas uma das outras, e o espaço entre elas é preenchido por uma substância intercelular. É rico em veias e possui pouca renovação celular e material intersticial como, fibras colágenas, elásticas e reticulares. Fora isso, possui líquido intersticial, lugar onde as células tiram nutrientes e colocam os seus nutrientes.

Apresenta como função principal a sustentação dos órgãos do corpo e a sua união.

Por apresentar grupos celulares diferentes, o tecido conjuntivo é subdividido em: tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo e tecido sanguíneo.

– Tecido Adiposo: composto por células que armazenam gordura, denominadas adipócitos. Localizado abaixo da pele, formando o panículo adiposo, e em volta de alguns órgãos. Suas principais funções são: ceder energia para o corpo, funcionar como isolante térmico, diminuir a perda de calor para o meio, proteção contra choques mecânicos.

– Tecido Cartilaginoso: apresenta consistência resistente, mas flexível. Tem como função sustentar e revestir o nariz, a orelha e a traquéia, além de diminuir os impactos causados pelos movimentos na coluna.

– Tecido Ósseo: é rico em sais de cálcio, responsável pela rigidez e resistência dos ossos, e apresenta nervos irrigados de sangue. Sua principal função é sustentar o corpo através do esqueleto humano. O esqueleto é formado por 206 ossos flexíveis que possibilitam os movimentos devido à ação muscular.

– Tecido Sanguíneo: constitui o sangue que é formado por diferentes células como: hemácias, leucócitos e plaquetas. Tem como função a defesa do organismo e o transporte de nutrientes.

Tecido Muscular

O Tecido Muscular é composto por células conhecidas como fibras musculares e tem a capacidade de contração e alongamento. Essa propriedade especifica é conhecida como contratilidade. As fibras musculares apresentam forma alongada favorecendo a contração muscular, o que possibilita o movimento do corpo.

O tecido muscular pode ser de três tipos: muscular liso, muscular estriado e muscular estriado cardíaco.

– Tecido muscular liso: possui contração involuntária e devagar, sem estrias transversais. Faz parte da musculatura dos órgãos internos como, bexiga, estomago, intestino e vasos sanguíneos.

– Tecido muscular estriado: sua contração é voluntária e rápida, apresenta células longas com estrias transversais. Esse tecido se encontra junto ao esqueleto auxiliando na movimentação.

– Tecido Muscular Estriado Cardíaco: localizado no coração, apresenta movimentos involuntários formado por células compridas e arredondadas com estrias transversais.

Tecido Nervoso

É composto por células conhecidas como neurônios, que recebem estímulos e transferem a informação para as demais células por meio de impulsos nervosos. Os neurônios apresentam forma estrelada e são especiais.

Além dos neurônios, o tecido nervoso possui outros tipos de células, como a célula da glia que tem a função de nutrir e proteger os neurônios. Pode ser encontrado no cérebro e na medula espinhal.

Como são formados os tecidos

Todos os tecidos do corpo humanos são formados por três folhetos germinativos, a endoderma, ectoderma e a mesoderma. Cada um desses folhetos é encarregado de uma genealogia celular caracterizada quanto à forma e a função.

– Ectoderma:

– pele, pelos e glândulas mucosas;

– toda a sustentação do sistema nervoso: encéfalo, nervos, gânglios nervosos e medula espinhal;

– revesti o nariz, a boca e o ânus.

– Mesoderma

– constrói a camada interna da pele;

– faz parte dos músculos lisos e esqueléticos;

sistema circulatório;

– sistema esquelético;

– sistema excretor e reprodutor.

– Endoderma

– epitélio de revestimento e glândulas do aparelho digestivo;

– revesti o pulmão;

– fígado e pâncreas.