Teoria Evolutiva de Darwin: Características, Conceitos e Comparações com Lamarck

Biologia,

teoria-evolutiva-de-darwin-caracteristicas-conceitos-e-comparacoes-com-lamarck

A Teoria Evolutiva de Charles Darwin se baseia na seleção natural. Isso quer dizer que, para Darwin, os seres vivos mais adaptados ao meio em que vivem têm mais chances de sobreviver em relação aos menos adaptados. Portanto, os mais adaptados são “selecionados” pelo ambiente.
Para Darwin, os seres vivos que possuem as vantagens que os fazem se manter naquele ambiente passam para seus descendentes esses genes “vantajosos”. Assim, as características que permitiram essa maior sobrevivência vão sendo passadas e aquele espécie vai evoluindo com o passar das gerações.
Então, os seres que se mostrarem mais apto sobreviver nos seus determinados locais vão se multiplicar, passar os genes para seus descendentes e, assim, evoluir, dominando aquelas regiões e aumentando o número de seres com os genes vantajosos. Já aqueles que não forem capazes de se adaptar ao meio vão se extinguindo, só sobrando as espécies mais adaptadas.
É assim que atua a seleção natural: ao longo das gerações, os seres vivos vão manter ou modificar seu grau de adaptação ao meio em que vivem. Darwin explicou que os ambientes selecionam seres mais adaptados para viverem naqueles locais.

Comparando as teorias de Darwin e Lamarck
Para Lamarck, se um ser vivo quisesse muda ao longo da vida, ele poderia, transmitindo essas mudanças para seus descendentes. Hoje, já se sabe que Lamarck cometeu alguns erros, mas ele teve sua importância no estudo da Evolução. Ele também acreditava, por exemplo, que as partes do corpo que não eram mais usadas iriam desaparecer gradualmente. Apesar de distintas, Darwin e Lamarck foram importantes estudiosos por concluírem que os seres vivos mudam ao longo do tempo, precisado se adaptar ao ambiente. Os dois, ainda, perceberam que as espécies sempre evoluem das mais simples para as mais complexas.