O papel da atividade física no controle do peso

Educação Física,

O papel da atividade física no controle do peso

Atualmente, muitas são as pessoas que já tem uma consciência bem estabelecida sobre os principais benefícios proporcionados por uma rotina que envolve a realização de exercícios físicos.

Para início de conversa, as atividades físicas oferecem aos seus praticantes melhor disposição e condicionamento físico, proporcionando o desenvolvimento do equilíbrio e do bem-estar que vai muito além do físico, mas também abrange o emocional. Além disso, elas também garantem uma vida mais saudável, já que previne contra uma série de doenças – principalmente as do coração e cérebro.

Se a sua intenção for apostar nas atividades físicas como uma forma de controlar o próprio peso, essa escolha certamente é a melhor que você poderia ter. Isso porque os exercícios lhe tornam uma pessoa fisicamente mais ativa, aumentando os seus níveis de energia, a queima de calorias e evitam o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

controle do peso

Por que essa relação?

O controle do peso e as atividades físicas estão relacionadas no que diz respeito ao próprio ‘destino’ que o nosso organismo dá aos alimentos consumidos. Logo após a ingestão, as calorias consumidas são armazenadas em formato de gordura, motivo pelo qual precisam ser queimadas pelo menos em alguma proporção para que não haja o acúmulo de peso. Dessa forma, todas as atividades do nosso cotidiano queimam essa gordura: assim como a digestão, o ato de respirar e até mesmo dormir.

Porém, caso você esteja ingerindo mais calorias do que o seu corpo queima diariamente, nesse caso o seu organismo começa a estocar gordura. E para equilibrar essas calorias e manter o seu peso estável e saudável, não tem nada mais adequado do que a realização de atividades físicas.

Deixe o sedentarismo de lado

Pesquisas recentes afirmam que as atividades físicas devem ser realizadas pelo menos por 30 minutos diários. Sendo assim, dedique um tempo do seu dia para uma caminhada, uma corrida ou até mesmo um passeio de bicicleta no parque. Além de controlar o seu peso, você também vai se sentir muito mais disposto para o seu dia a dia.

Caso não consiga realizar esses 30 minutos diários de exercícios, você pode realizar a sua atividade apenas três vezes por semana: porém, dedique uma hora por dia para isso.

Vale destacar que esse período é indicado para as pessoas que querem unicamente controlar o peso, ou seja, mantê-lo estável e saudável. Para aqueles que querem perder grandes quantias de calorias, é necessário apostar em um modelo mais intenso para garantir a queima de gordura, sendo o mais indicado uma hora de atividades físicas diariamente.

Entre as atividades físicas que você pode escolher para controlar o seu peso estão tanto as aeróbicas como também as de resistência, como os exercícios de musculação realizados em academias, por exemplo. As aeróbicas de destaque são as corridas, caminhadas, práticas esportivas como o futebol, basquetebol e vôlei e outras.

Os exercícios aeróbicos são essenciais para os indivíduos que querem perder peso, já que são aquelas que garantem movimentação constante do corpo, principalmente nos músculos da perna, abdômen e glúteos. Além disso, elas auxiliam não só no controle de peso como também melhoram a respiração e a própria manutenção da frequência cardíaca, já que respiramos mais rápido durante a realização da atividade e na pausa precisamos “de um bom coração” para nos ajudar no descanso.

Os pesquisadores que tem como objeto de estudo a relação entre as atividades físicas e o controle do peso recomendam que os exercícios sejam realizados em uma intensidade moderada, já que assim você poderá respirar de uma forma mais forte. Caso ainda esteja começando, aposte em exercícios em ritmos mais leves.

Já as atividades físicas de resistência são ideais principalmente quando você já alcançou o seu peso ideal, já que dessa forma você ajuda a mantê-lo ao mesmo tempo em que também promove o fortalecimento dos seus músculos.

Caso você esteja dando início à prática, tente não começar com exercícios de alta intensidade. Ao invés de realizar 60 minutos diretos em uma caminhada ou corrida, você pode dividir esse tempo e realizar a atividade duas vezes no dia, o que acha? E se o seu tempo estiver apertado, tente conciliar a atividade com algum outro afazer presente em seu cotidiano, como levar o seu cão para passear ou então estudar em um parque perto da sua casa.

Os benefícios da atividade física para a sua saúde

Além de controlar o seu peso, a realização de exercícios físicos também auxilia em vários outros aspectos, diretamente relacionados com a nossa saúde:

• Controla ou reduz o risco de aparecimento de doenças crônicas, como é o caso da hipertensão, níveis elevados de colesterol ruim, diabetes do tipo II, osteoporose ou artrite, doenças cardíacas e até mesmo alguns tipos de câncer;

• Ajuda na construção e no desenvolvimento de músculos e ossos mais saudáveis;

• Melhora a flexibilidade, condicionamento físico e equilíbrio;

• Garante maior sensação de bem-estar, dá um “up” na qualidade de vida e no nosso humor.