Regras da Natação estilo livre provas de 50, 100, 200, 400, 800 e 1500 metros

Educação Física,

Regras da Natação estilo livre provas de 50, 100, 200, 400, 800 e 1500 metros

Vamos conhecer mais sobre as Regras da Natação estilo livre provas de 50, 100, 200, 400, 800 e 1500 metros. A natação faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1896. O esporte é regido pela Federação Internacional de Natação (FINA). Para organizar as provas no Brasil, existe a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). O dia da natação é comemorado em 08 de abril.

Natação estilo livre

Benefícios da natação para a saúde:

Não há grandes riscos de lesão, sendo uma atividade indicada para todas as idades;
Melhora a respiração e diminui os efeitos de problemas respiratórios;
Aumenta o condicionamento físico e fortalece o sistema cardíaco;
Ajuda na perda de peso, define o corpo e fortalece os músculos;
Fortalece as articulações.

A natação pode ser dividida em alguns estilos.

Estilo bruços: o atleta permanece com o peito virado para baixo e os dois braços se movimentam de forma simultânea por baixo da água. As pernas fazem um movimento semelhante ao de uma tesoura, de forma sincronizada aos braços.
Estilo de costas: o nadador fica com as costas viradas para o fundo da piscina.
Estilo crawl: o atleta faz movimentos circulares, alternando os braços que dão impulso enquanto as pernas se movimentam para cima e para baixo.
Estilo borboleta: o nadador movimenta os dois braços ao mesmo tempo e as pernas se movimentam de forma sincronizada.

Em provas de nado livre, cabe ao atleta escolher o estilo mais adequado. Em muitos casos a preferência vai para o nado crawl por permitir maior velocidade ao nadador. No caso do nado livre, a saída é feita com um mergulho e o toque com as mãos não é exigido nas voltas, sendo que qualquer parte do atleta que encostar na parede é considerada.

Outra regra estabelecida para o nado livre determina que o atleta deve quebrar a superfície da água nos 15 metros durante a saída e viradas. Além de poder escolher o nado, o atleta pode intercalar estilos, no entanto, é bom ter cuidado e observar as regras e o perfil dos árbitros para não sofrer penalidades.

Para competições com provas individuais, é fundamental que o atleta conheça as Regras da Natação estilo livre provas de 50, 100, 200, 400, 800 e 1500 metros. A competição pode ser realizada em uma piscina curta, com 25 metros ou em uma piscina com 50 metros. Sobre a profundidade, a piscina deve ter, no mínimo, 1,35 metros na cabeceira principal – no restante da piscina, a profundidade deve medir dois metros ou até mais.

O espaço separado para cada atleta se chama “raia”. As raias devem ter dois metros e meio de largura e devem ficar estendidas ao longo de todo o comprimento da piscina, de forma a facilitar as provas de cada competição.

Os nadadores começam a prova saltando de um bloco de partida que deve ter sua altura estabelecida entre 50 a 75 centímetros. A inclinação do bloco de partida não pode ultrapassar dez graus.

Para competições oficiais, um grupo de árbitros é escalado para observar as Regras da Natação estilo livre provas de 50, 100, 200, 400, 800 e 1500 metros e determinar o correto prosseguimento das provas.

Cada árbitro tem sua função específica:

Árbitro geral = pessoa responsável por todos os fatores da prova com direito a dar a palavra final;
Juízes do nado = observam a prova pelas laterais da piscina e analisam o correto desempenho do estilo de nada escolhido para penalizar falhas ocorridas;
Juízes da partida = responsável por dar a largada com um sinal eletrônico;
Juízes de volta = responsáveis por observar se as viradas desempenhadas pelos atletas estão de acordo com as regras.

Recordes masculinos

Conheça alguns atletas recordistas em natação, eles, com certeza, conhecem muito bem as Regras da Natação estilo livre, provas de 50, 100, 200, 400, 800 e 1500 metros.

O australiano Eamon Sullivan possui o recorde de 21.28s em 50m, além disso, ele também é o recordista masculino de 100 metros, com tempo de 47.05s. O recordista dos 200 metros é um atleta dos Estados Unidos, Michael Phelps, com tempo de 1:42.96s.

Outro australiano aparece na lista, Ian Thorpe nadou 400 metros em 3:40.08s. Grant Hackett detém o recorde dos 800 metros, com 7:38.65s. Hackett fecha a lista de recordistas masculinos, com tempo de 14:34.56s nos 1500 metros.

Recordes femininos

A recordista feminina dos 50 metros também é australiana, Libby Trickett possui tempo de 23.97s nos 50 metros e 52.88s nos 100 metros. A italiana Federica Pellegrini marcou 1:54.82s nos 200 metros e 4:01.53s nos 400 metros.

O recorde nos 800 metros é da britânica Rebecca Adlinton com tempo de 8:14.10s nos 800 metros. Kate Ziegler fecha a lista com 15:42.54s nos 1500 metros.