Regras da Natação estilo medley provas de 200 e 400 metros

Educação Física,

Regras da Natação estilo medley provas de 200 e 400 metros

Integralmente praticada na água, a natação é caracterizada como uma atividade esportiva que surgiu há muitos anos, na Grécia Antiga. E não tardou para que se disseminasse por todo o mundo, sendo suas primeiras regras determinadas em território inglês. No século XIX, foram determinadas as primeiras competições na modalidade.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre as regras da natação estilo medley, provas de 200 e 400 metros.

Natação estilo medley

O que é – estilo medley

O estilo medley nada mais é do que uma prova que, inclusive, faz parte de grandes competições olímpicas.

Nessas provas, os indivíduos devem realizar quatro diferenciados estilos de natação de maneira seguida: borboleta, seguido de costas, peito e, por fim, o nado livre.

O nado livre, por sua vez, permite que o nadador escolha por qualquer estilo que não seja os já realizados nas primeiras provas, no caso, o borboleta, peito e costas. Dessa forma, grande parte dos atletas aposta no nado crawl, que também é uma modalidade mais rápida na natação.

As regras da natação estilo medley, provas de 200 e 400 metros podem ser tanto individuais, como também em grupo de quatro atletas.

No caso do revezamento, quatro diferentes atletas fazem parte de uma equipe, sendo cada um deles responsável por nadar em um estilo. Porém, nesse caso, a ordem é diferenciada: a prova se inicia com a modalidade costas, peito, borboleta e por fim o nado livre.

Regras do estilo medley

Entre as principais regras da natação estilo medley, provas de 200 e 400 metros, devemos destacar que nas provas individuais, a mesma distância é percorrida pelo atleta em cada modalidade. Já em medley por equipe, cada um é responsável por um estilo diferenciado.

O estilo medley pode ser competido tanto por homens como também por mulheres, em distâncias que podem variar conforme cada tipo de piscina.

O medley individual, praticado em 200 m, se tornou uma prova olímpica nos Jogos no ano de 1968. Por alguns anos, a modalidade não foi mais disputada, voltando para as Olimpíadas em 1984. A partir dessa data, os Jogos foram disputados em todas as olimpíadas.

São quatro diferentes modalidades olímpicas para a prática do medley: o medley individual de 200 m feminino, o medley individual de 200 m masculino, medley individual de 400 m feminino e medley individual de 400 m masculino.

Passagem de um estilo para outro

A passagem de uma modalidade para outra conta com algumas regras específicas durante a prática das provas medley 200 m e 400 m.

Nado borboleta para nado costas

Assim que o toque certo tiver sido feito na parede da piscina, o nadador pode escolher qual é a melhor forma de virar para dar continuidade à prova. O competidor deve voltar para a sua posição assim que seus ombros ultrapassarem do lado vertical para o nado costas, antes mesmo que seus pés deixem a parede.

Nado costas para peito

Já no nado costas para o nado peito, assim que o nadador chega do nado costas ele deve tocar a parede da piscina – ainda de costas. Assim que o toque for realizado de maneira correta, ele pode virar para continuar a prova também da maneira que melhor convém para o mesmo. Os ombros do competidor devem passar do lado vertical para o peito, enquanto os seus pés deixam a parede.

Dessa forma, o último nado rescrito deve começar antes mesmo da primeira braçada.

Além disso, devemos destacar que no nado de peito o indivíduo deve acabar a prova com suas duas mãos tocadas na parede, ao mesmo tempo.

Nado peito para livre

Assim que o toque for efetuado na parede da piscina, mais uma vez o nadador pode se virar da melhor forma para continuar a prova. A última parte da prova, ou seja, a do nado livre, só exige que o nadador não aposte nas modalidades de borboleta, costas ou peito.

Regras da Natação estilo medley provas de 200 e 400 metros – equipes

Já no caso de equipes, as regras da natação estilo medley – provas de 200 e 400 metros são diferenciadas. Nesse caso, cada um dos nadadores deve sair a medida em que o próximo chega para realizar a sua parte da prova.

Diferença entre 200 e 400 m

As regras da Natação estilo medley provas de 200 e 400 metros são bem similares. As regras no geral são as mesmas, a diferença no caso vai só para o tempo de nado em cada um dos estilos de natação.

Nas provas de 200 metros, cada um dos estilos de nado é realizado por uma distância de 50 metros. Ou seja, são 50 metros para o estilo borboleta, outros 50 para costas, peito e por fim, nado livre.

Já nas provas de 400 metros, cada modalidade é realizada em duas voltas, ou seja, em 100 metros. A prova de 400 m é mais comum para a competição de equipes, já que exige mais dos nadadores.