Regras da Natação estilo revezamento medley 4×100 metros

Educação Física,

Regras da Natação estilo revezamento medley 4×100 metros

A natação é uma prática esportiva que surgiu na Grécia Antiga, porém, só foi aperfeiçoada e começou a ser considerada um esporte no século XIX, graças ao aperfeiçoamento e inserção de regras, elaboradas pelos ingleses.

A natação conta com uma série de estilos e modalidades. Pois é: não basta nadar qualquer coisa. As regras são muitas e os estilos de nado também. E para agradar a todos, as competições na natação envolvem todos eles.

Natação estilo revezamento medley

Uma das provas de maior renome em todo mundo é a do revezamento 4×100 medley. Por conta disso, confira neste artigo as regras da natação no que diz respeito ao estilo revezamento medley 4×100 metros.

Sobre o nado medley

Antes de mais nada, devemos saber o que é um nado medley.

As provas medley são aquelas em que os nadadores devem realizar, em uma mesma ordem, quatro estilos diferentes de natação: o primeiro deles é o borboleta, seguido do nado de costas, o peito, e por fim, o nado livre.

Vale destacar que na modalidade medley o nado livre pode ser qualquer estilo que ainda não foi realizado, ou seja, costas, borboleta e peito estão de fora. Por conta disso, os competidores costumam apostar no nado crawl.

Modalidade – revezamento medley 4x100m

Mas é claro que o revezamento medley 4x100m conta com regras específicas, afinal, se trata de um tipo de prova presente em competições e campeonatos em todo o cenário mundial.

Entre as regras de natação do estilo revezamento medley 4×100 metros, devemos começar destacando que a prova é realizada por equipes que tenham, no mínimo, quatro competidores. Todos eles disputam o mesmo título por meio do revezamento.

Cada um dos integrantes da equipe deve saltar na piscina e realizar um percurso de 100 metros, que geralmente, é caracterizado como um passeio de ida e volta em piscinas com 50 metros, e o dobro nas piscinas com 25 metros.

O primeiro participante deve nadar no estilo borboleta. Assim que ele terminar a prova, ou seja, bater com as duas mãos na extremidade da piscina após dados os 100 metros de prova, o segundo participante deve saltar e nadar no estilo costas.

Quando o segundo atleta finaliza a sua participação no nado costas, o próximo deve saltar e realizar o nado peito.

Por fim, o terceiro competidor deixa a piscina e quem assume é o último atleta, que pode adotar o nado livre (sendo que as modalidades escolhidas não podem ser as que já foram realizadas anteriormente na mesma partida). Por conta disso, o quarto e último atleta da competição 4×100 geralmente realiza a prova no estilo nado crawl, que também é mais rápido do que os demais.

No modo crawl, o competidor fica em uma posição horizontal, com o seu rosto voltado para a parte de dentro da piscina. A respiração, nesse caso, acontece nas viradas de cabeça para as laterais.

Os braços giram conforme a própria linha do corpo, enquanto os pés ficam batendo sobre a água em movimentos muito similares com os de uma tesoura. Os braços giram de maneira alternada, e esse movimento ocorre na própria superfície da água.

Como o modo crawl geralmente é o escolhido pelo último nadador, é certo de que algumas coisas possam mudar no resultado por conta disso: esse estilo de natação permite muito mais velocidade, o que caracteriza uma grande chance para ultrapassar o adversário.

Sendo assim, em casos de revezamento medley 4×100 metros, os atletas fazem parte de uma equipe com quatro diferentes competidores e cada um deles realiza um estilo diferente de nado quando chega a sua vez de participar.

Vale lembrar que cada competidor só pode nadar uma vez, ou seja, realizar uma participação naquela mesma disputa. Não é possível, por exemplo, que um mesmo atleta realize o nado borboleta no início e o nado livre no final. Os quatro integrantes devem ser diferentes e cada um deles é responsável por uma modalidade.

Faltas

Assim como em outros esportes e também em outras modalidades, as faltas e punições também fazem parte das regras de natação de estilo revezamento medley 4×100 metros

Nesse caso, os participantes podem ser punidos ou até mesmo desclassificados da participação da prova ao infringirem algumas regras.

A primeira delas é a queimada da largada, que ocorre quando o participante começa a prova antes mesmo que o sinal positivo de início seja dado pelo árbitro da partida.

Além disso, no revezamento, o indivíduo que saltar antes que o outro termine a prova também pode sair prejudicado.

Nas regras de natação do estilo revezamento medley 4×100 metros, o competidor também pode ser punido caso utilize um diferente estilo de nado quando vira para os últimos 50 m finais. Além disso, a ordem: borboleta, costas, peito e livre, também deve ser seguida.

Por fim, trocar qual será a ordem dos nadadores sem avisar a equipe técnica previamente também é uma ação característica de falta.