Regras do Atletismo corrida de 3000 metros com obstáculos


Inspirada nas Ilhas Britânicas, onde os corredores tinham que correr de uma cidade para a outra usando o campanário das igrejas como objetos de orientação, a corrida de 3.000 metros com obstáculos trata-se de uma prova olímpica desde 1920. Na modalidade de corrida, os atletas precisam vencer os três quilômetros de extensão, além dos obstáculos no meio do caminho, e o primeiro a cruzar a linha de chegada é o vencedor.

Homens e mulheres podem competir na corrida de 3.000 metros com obstáculos, que é um esporte com as suas características e regras específicas. Entre as Regras do Atletismo corrida de 3000 metros com obstáculos, por exemplo, cada corredor tem de ultrapassar 28 vezes as barreiras, além de pular, obrigatoriamente, sete vezes sobre o fosso de água. Na modalidade para mulheres, as barreiras possuem uma altura menor.

Atletismo corrida de 3000 metros

Em inglês, a corrida com obstáculos chama-se “steeple-chase”. De acordo com documentos históricos da modalidade, as steeple-chases foram criadas em Edimburgo, no ano de 1828. Trinta e dois anos depois, a Universidade de Oxford incorporou as corridas com obstáculos à sua programação esportiva, sendo que em 1900, nas Olimpíadas de Paris, é o que esporte figurou pela primeira vez nos jogos. Na ocasião, foram disputadas duas provas: uma de 2500 metros e uma de 4000 metros.

A prova de 3000 metros com obstáculos só ganhou os contornos atuais em 1920, nas Olimpíadas de Antuérpia. Mesmo assim, naquele ano, porém, nem sempre a disputa era com a mesma quantidade de obstáculos e, devido a isso, o primeiro recorde do esporte é datado de 1954. Com o tempo de 8.49.6, Sandor Rosnyoi, um atleta da Hungria, foi o primeiro recordista da corrida de 3000 metros com obstáculos. Apenas em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, a modalidade foi adaptada e permitida para as mulheres.

No Brasil, o primeiro recordista foi o atleta Joaquim Luiz Filho, que conseguiu o tempo de 10.21.5 no ano de 1925, se sagrando o vencedor do I Campeonato Brasileiro na época. Atualmente, na modalidade de corrida de 3000 metros com obstáculos para homens, o recordista é Saif Saaeed Shaheen, do Catar, que fez a marca de 7.53.63, nos Jogos da Bélgica em 2004. Na modalidade para mulheres, o recorde é da russa Gulnara Samitova-Galkina, que fez o tempo de 8.58.81 nas Olimpíadas de Pequim em 2008.

Quais são as Regras do Atletismo corrida de 3000 metros com obstáculos?

Como todos os esportes e modalidades olímpicas, a corrida de 3000 metros com obstáculos possui suas próprias regras, que devem ser seguidas para que o atleta não seja desclassificado durante ou após as provas. Entre as Regras do Atletismo corrida de 3000 metros com obstáculos, estão:

• O número de voltas é de acordo com a localização do fosso de água, que pode tanto estar na parte interna da pista de corrida 1, quanto na parte externa das pistas 8 ou 9;

• Cada participante da prova deve enfrentar 28 obstáculos e sete fossos de água (que se trata de uma barreira composta por uma poça d’água);

• Na modalidade de corrida para homens, os obstáculos têm uma altura de 91,4 cm;

• Na modalidade de corrida para mulheres, os obstáculos têm uma altura de 76,2 cm;

• As barreiras instaladas na pista de corrida não caem quando são tocadas e, devido a essa característica, os atletas podem ficar de pé sobre elas para poder ultrapassá-las;

• O atleta que consegue o tempo de prova mais rápido é considerado o vencedor;

• O fosso de água em frente à barreira tem 3,66 m de comprimento e o seu fundo é inclinado, começando com 70 cm de profundidade embaixo da barreira até chegar no mesmo nível da pista ao final de seu comprimento;

Características do Atletismo corrida de 3000 metros com obstáculos

Esse é um esporte que exige extremo preparo físico dos atletas envolvidos e muita seriedade nos treinos. Com 3000 metros de extensão, a corrida com obstáculos, normalmente, é vencida pelos atletas que saltam melhor. Isso porque a cada fosso de água, aquele que consegue saltar mais e consegue menos pressão em relação às poças de água nos pés e tornozelos tem grandes vantagens nos próximos obstáculos.

Todas as Regras do Atletismo corrida de 3000 metros com obstáculos foram desenvolvidas pela IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), que é responsável pelas normas que envolvem o esporte e os atletas em competições. Como em todos os jogos olímpicos, há juízes responsáveis pela fiscalização dos atletas durante o percurso. Quando alguma regra é infligida, o atleta pode ser desclassificado.

De modo geral, as regras da corrida de 3000 metros com obstáculos, como é possível ver no tópico “Quais são as Regras do Atletismo corrida de 3000 metros com obstáculos?”, são simples e sem maiores dificuldades de compreensão. No Brasil, atualmente os maiores nomes do esporte são Hudson Souza e Celso Ficagna, que já conquistaram alguns títulos, porém nenhum olímpico.