Regras do Atletismo Heptatlo e Decatlo


Se você gosta de acompanhar as provas de atletismo, seja nas Olimpíadas ou em outras competições, não pense que as corridas, saltos e arremessos que vê são algo atual. A história dessas atividades se confundem com o próprio surgimento da humanidade, uma vez que no tempo das cavernas, correr, pular e jogar objetos eram hábitos cotidianos e necessários para a manutenção da sobrevivência.

Os Jogos Olímpicos clássicos nasceram na Grécia, em 776 a.C. e as provas de atletismo já eram o grande destaque. Hoje, existe uma organização que estabelece as regras do atletismo, a IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), que também reconhece os grandes recordes mundiais!

Heptatlo e Decatlo

Regras de atletismo: Heptatlo

O heptatlo é uma modalidade olímpica reconhecida e voltada para as mulheres, que inclui no total sete provas de atletismo, que são divididas em dois dias. No primeiro dia de competição, as atletas realizam os 100 metros com barreiras, salto em altura, lançamento de peso e os 200 metros rasos. Para o segundo dia ficam o salto em distância, lançamento de dardo e os 800 metros rasos.

As principais regras de atletismo para o heptatlo são as seguintes:

• A mesma atleta é quem deve cumprir as sete provas dos dois dias de heptatlo, caso contrário, não pode ser considerada como participante dessa modalidade;

• Na maioria das vezes, há um intervalo de meia hora entre as provas realizadas no dia, no entanto, esse tempo pode variar;

• Para cumprir as provas de lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em distância e salto em altura, a atleta tem três chances;

• A conduta desonesta de uma competidora em relação às suas oponentes, quando detectada, gera punições, que vão desde a redução dos pontos até a desclassificação do heptatlo;

• Quem vence a modalidade do heptatlo é a participante que somar o maior número de pontos em todas as provas.

• Os pontos das provas são dados com base em tempo ou distância, dependendo de cada prova. Eles são calculados após a realização de cada prova, mas a pontuação final, obviamente, é calculada ao final do segundo dia de competição.

Em 1964, foi implantado o pentatlo como modalidade feminina nas Olimpíadas. Ele durou por 20 anos, até ser substituído pelo heptatlo, em 1984.

Regras de atletismo: Decatlo

O decatlo é outra modalidade que sempre marca presença e é bastante esperada nos Jogos Olímpicos. O decatlo é exclusivamente masculino e foi implementado em 1912.

A modalidade é composta por dez provas, distribuídas em dois dias, assim como o heptatlo. No primeiro dia de prova, os competidores realizam a corrida de 100 metros rasos, salto em distância, lançamento de peso, salto em altura e corrida de 400 metros.

Para o segundo dia de decatlo, ficam as provas de 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e corrida de 1.500 metros rasos.

As regras são praticamente as mesmas que regem as modalidades quando são praticadas de maneira separada, com exceções. Cada delegação, ou seja, cada país, pode levar uma equipe de no máximo três atletas para competir no decatlo.

Nas provas de corrida, são aceitas até duas queimadas em uma largada, e não apenas uma como acontece em outras modalidades.

O atleta deve competir em todas as dez provas, para não ser desclassificado. Isso faz com que o decatlo ganhe um grande nível de dificuldade. É uma das modalidades dos Jogos Olímpicos que mais exigem condicionamento físico, resistência e preparo dos participantes.

Desse modo, não é à toa que quem vence uma competição de decatlo acaba ganhando uma aura praticamente de “super-herói”, chegando a ser chamado de melhor atleta do mundo.

A pontuação do decatlo é calculada ao final do segundo dia de prova. Se houver um empate entre os atletas, levará o título de vencedor aquele que tiver pontuado mais em qualquer uma das dez modalidades separadamente.

Embora tenha se tornado modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de 1912, o decatlo tem suas origens nos jogos que eram praticados na Grécia Antiga. A diferença, é que naquela época, era um pentatlo, composto por salto em comprimento, lançamento de disco, lançamento de dardo, uma corrida e uma luta. Esse pentatlo começou a ser praticado em 708 a.C.

Até 1908, a modalidade olímpica ainda era o pentatlo. Depois, ficou fora dos jogos até 1912, quando voltou, já estava reformulado como decatlo.

Um dos recordistas mundiais mais importantes do decatlo é o norte-americano Ashton Eaton, que em 2012, superou os concorrentes atingindo a maior pontuação mundial: 9039 pontos. Ashton foi o grande vencedor dessa modalidade nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Uma modalidade que exige velocidade, força, concentração e todas as características necessárias para os atletas que se dispõem a participar de uma competição de nível tão elevado quanto essa.

Nas próximas Olimpíadas, não deixe de acompanhar a realização do decatlo, a emoção é garantida!