Regras do Boxe categorias Mosca-ligeiro, Mosca, Galo e Pena


O Boxe é um dos esportes olímpicos mais competitivos. A modalidade tem diversas regras e categorias nas quais os pugilistas são separados por seus pesos.

Algumas escavações arqueológicas mostram que o esporte já era praticado pelas sociedades mais antigas, antes mesmo dos gregos e romanos, e por isso pode ser vista como uma das lutas marciais mais antigas de toda a humanidade.

Antes o boxe era visto como uma atividade recreativa, ou seja, feita para se divertir, e só se tornou competitiva com os gregos. Anos mais tarde, os esportistas do Reino Unido decidiram que era hora de dar algumas regras ao esporte e o torná-lo profissional.

Boxe

As regras do boxe

Para isso, ele determinaram que cada luta de boxe deveria ter no máximo 12 assaltos e que esses assaltos não poderiam ultrapassar os 3 minutos de embate com intervalo de 1 minuto entre cada um deles. Além disso, era preciso se ter um árbitro na arena e 5 árbitros para contar as pontuações do boxe. As lutas deveriam ser praticadas em um ringue quadrado que tivesse as seguintes medidas: 4,90 metros no mínimo ou no máximo 6,10 metros. Além disso, o adversário que fosse golpeado e caísse no chão teria 10 segundos para se levantar, caso contrário seu oponente seria dado como vitorioso por nocaute.

Vale lembrar que, no boxe, quando o pugilista cai no chão, o outro competidor não pode lhe acertar e é neste momento que o juiz abre a contagem. Um competidor só pode ter a contagem aberta contra ele em até três vezes em um único round ou até quatro vezes durante toda a luta, caso esse número seja superado, o árbitro termina a luta e dá a vitória ao outro pugilista.

Além disso, a vitória pode também ser dada pelo chamado K.O técnico, que nada mais é do que uma vitória por inferioridade. Isso acontecesse quando, por conta de uma lesão ou até mesmo quando o juiz determina que um dos pugilistas é inferior ao outro, por exemplo, ele para a luta e decreta a vitória do pugilista mais forte.

O ringue deve ter sempre doze cordas almofadadas que ajudarão na proteção dos competidores. Além disso, os equipamentos são feitos com placa de resina para evitar que as solas possam escorregar. Também é preciso que cada competidor tenha uma banqueta, garrafas de água, cuspideira e uma caixa de primeiro socorros que será usada por sua equipe durante os intervalos entre os rounds da luta.

O ringue tem dois cornes neutros e um vermelho e um azul, onde os pugilistas ficam na hora do descanso de um minuto. Em cada corner ficam os segundos oficiais que vão ajudar os boxeadores na hora em que eles estiverem descansando, além de um juiz de cada lado do ringue, um na parte paralela e dois juízes restantes entre o corner neutro e o azul. Além disso, existe também o cronometrador que irá contar o tempo de luta.

Durante as olimpíadas e também em competições oficiais, é preciso que cada um dos juízes da luta de boxe sejam de continentes diferentes, ou seja, um juiz de cada continente, totalizando os cinco necessários. Isso faz com que a neutralidade da contagem de votos seja respeitada e o resultado seja mais justo.

Os pontos são contados da seguinte maneira: cada juiz tem dois botões em sua frente, um azul e um vermelho. Toda vez que os juízes virem um soco válido, eles têm um segundo para apertar o botão azul se que deu o golpe foi o boxeador de azul, ou o botão vermelho caso tenha sido o pugilista de vermelho a deferir o golpe. O ponto só será contado se, pelo menos, três juízes o tiverem acusado, ou seja, se três ou mais juízes tiverem apertado os botões. A cada validade o competidor recebe um ponto.

Regras do Boxe categorias Mosca-ligeiro, Mosca, Galo e Pena

Como nós já dissemos, no boxe profissional existem 18 categorias que são divididas pelos pesos máximos dos lutadores. Entre elas, estão as categorias peso-mosca ligeiro, peso mosca, peso galo e peso pena.

Para competir no peso mosca ligeiro, o competidor deve ter no máximo 48 quilos, se ele quiser competir no peso mosca o seu peso não pode ultrapassar os 51 quilos. Já se ele tiver até 54 quilos sua categoria de competição é a chamada galo e se tiver 3 quilos a mais, ou seja, 57 quilos, ele poderá competir na categoria pena.

Os pesos e as categorias são divididas e categorizadas pelas quatro principais organizações que mantém o boxe internacional, sendo elas a CMB, Conselho Mundial de Boxe, a OMB Organização Mundial de Boxe, a AMB, Associação Mundial de Boxe e também a FIB ou Federação Internacional de Boxe. Elas categorizam todos os lutadores e são as responsáveis também pelos campeonatos e competições mundiais dentro da modalidade de luta.