Regras do Ciclismo – Velocidade individual e por Equipes, Corrida por Pontos, Mountain Bike e Cross-country


O ciclismo é caracterizado como um esporte praticado não só de forma profissional, como também uma das atividades mais populares entre a população em geral, principalmente por conta dos benefícios proporcionados para a saúde do indivíduo, que envolvem, acima de tudo, o emagrecimento e a definição dos músculos.

O esporte surgiu na Inglaterra, em meio ao século XIX e nos dias de hoje faz parte dos Jogos Olímpicos nas mais diferenciadas competições.

O fato de ser uma atividade facilmente compreendida faz com que muitos indivíduos pensem que basta ter uma bicicleta e sair por aí com ela para ser um ciclista, o que não é verdade. O ciclismo é um esporte regulamentado e conta com uma série de regras tanto para o sexo masculino como também para o feminino, por meio de modalidades envolvendo estilos variados.

Ciclismo Velocidade individual

Por conta disso, neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre as regras do Ciclismo e suas modalidades, como a Velocidade individual e por Equipes, Corrida por Pontos, Mountain Bike e Cross-country.

Regras do ciclismo – velocidade individual

A prova de velocidade é uma das mais conhecidas do ciclismo. Ela consiste e disputas individuais que são voltadas para os atletas do sexo masculino ou feminino.

A modalidade conta com uma forte tradição e velocidade na bicicleta pode não ser assim tão “simples” quanto aparenta ser. Nesse campo, o atleta deve completar três voltas na pista. A tomada de tempo começa a ser contada assim que os 200 m finais se aproximam, e é dessa forma que os finalistas da modalidade são definidos.

Assim que a tomada de tempo é realizada, os ciclistas são divididos em duplas.

O primeiro colocado na prova fica emparelhado com o último, o segundo fica com o penúltimo e por aí vai. As disputam ocorrem entre esses grupos, por meio de novas corridas.

No que diz respeito às modalidades, o ciclismo conta também com uma prova de perseguição individual, em que o primeiro passo é a realização de tomadas de tempo. Os melhores quatro tempos da partida vão disputar as medalhas: primeiro e segundo tentam ouro e prata e terceiro e quarto disputam o bronze. Geralmente a distância é de três quilômetros para as mulheres e quatro para os homens.

Regras do ciclismo – modalidade de velocidade por equipes

Já as regras envolvendo as provas de velocidade por equipe são similares, porém, realizadas por duas equipes de concorrentes, sendo cada uma delas compostas por três competidores.

Eles devem largar, no velódromo, em posições contrárias. O primeiro de cada equipe é o que impulsiona a primeira volta e o mesmo acontece com os próximos, atentando sempre para o tempo de largada.

Nesse tipo de modalidade, que foi recentemente acrescentada nos Jogos Olímpicos após a presença marcante nas Olimpíadas de Sidney, vence a equipe que completar todas as três voltas mais rápido.

Até os últimos anos, quem competia nesse tipo de modalidade era unicamente o gênero masculino. Porém, em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, o público feminino também pôde dar início à participação desse tipo de prova.

Assim como nas competições individuais de perseguição, ela também ocorre em equipe. Porém, elas são formadas por quatro integrantes e quatro equipes.

A equipe que vence é aquela que termina o percurso, geralmente de quatro quilômetros, em menor tempo. Além disso, caso os adversários sejam alcançados pelas costas, a disputa termina antes.

Corrida por pontos

As Regras do Ciclismo para corrida de pontos envolvem provas individuais, realizadas em percursos de 25 km para as mulheres e 40 km para os homens.

No decorrer da prova, são 16 diferentes chegadas que garantem a pontuação dos indivíduos na corrida para os homens e 10 para as mulheres. Para cada chegada, são 5 pontos para o primeiro a ultrapassá-la, três para o segundo, dois para o terceiro e um pontinho para o quarto. Aquele que somar a maior quantia de pontos até o final da prova é o grande ganhador.

Mountain Bike

A modalidade de mountain bike, por sua vez, promete abranger o público dos mais aventureiros.

A tradução literal de mountain bike seria ciclismo de montanha e essa modalidade foi criada na década de 60 nos Estados Unidos.

As corridas de mountain bike são realizadas em montanhas e contam ainda com subdivisões: existem as corridas de down hill, trip trail que é uma espécie de maratona, freeride, trial, enduro de regularidade e uphill.

Cross Country

Por fim, as regras do ciclismo para cross country também são bem específicas.

A prova é realizada em um circuito fechado e os competidores precisam finalizar um determinado número de voltas para que a prova seja completa.

Geralmente as provas de cross country são realizadas em trilhas fechadas, com partes em estradas de terra e outros em asfalto normal, mesmo que em menor peso.

No que diz respeito a quem ganha, a regra é simples: o primeiro a ultrapassar a linha de chegada é o grande vencedor.