Regras do Golfe


Um dos esportes mais tradicionais e charmosos que existem, o golfe reúne uma grande quantidade de regras e variações de regras que fazem dele um esporte que exige extrema concentração e atenção.

Durante uma partida não é aconselhado dar dicas ou informações valiosas aos seus oponentes e isso pode fazer com que você seja penalizado caso não saiba direito sobre as regras.

Há dois tipos de partidas de golfe: um por tacadas e outro por buracos. No entanto, a premissa do jogo é a mesma: o objetivo do jogador é levar uma pequena bola desde a área do tee (área de início do jogo) até um buraco específico para este fim, por meio de tacadas dadas com tacos especiais para o golfe.

Golfe

O campo de golfe constitui-se em 18 buracos espalhados. Um bom campo de golfe conta com hazards espalhados por ele, como bancos de areia, áreas aquáticas, entre outras. As regras para sair de um hazard são bem explícitas no regulamento. Por isso é necessário estar atento a elas para conseguir obter um bom resultado no jogo, mesmo caindo em áreas como esta.

Como regra, é importante saber que cada jogador pode levar consigo para um jogo um case com 14 tacos, de preferência de diferentes tipos para as diversas situações dentro do jogo. Entre outras dicas, antes das regras em si, é importante que cada jogador leia as regras locais no mural de notícias do local. Marque sua bola para saber que ela é a sua. Outros jogadores podem usar os mesmos tipos de bolas e, quando não for possível identificar de quem é uma bola, ela é considerada perdida.

A composição das regras do golfe aconteceu com base em dois conjuntos de regras. O primeiro, da R&A e o segundo da USGA, duas instituições renomadas do golfe mundial. Atualmente o regulamento é composto por 34 regras, com sub-regras e sub-sub-regras. A IGF (Federação Internacional de Golfe) é responsável por gerir o esporte ao redor do mundo, organizar campeonatos e manter atualizado o ranking mundial dos jogadores de golfe.

Jogo por tacadas

Nesta modalidade de jogo do golfe, é considerado o vencedor aquele que conseguir levar a bola até o buraco com o menor número de tacadas. Neste tipo de jogo, a primeira tacada deve ser dada por quem possuir o menor score. Já durante o jogo, após ele ter sido iniciado e todos os jogadores terem começado seus jogos, a ordem de jogo é determinada pela distância da bola até o buraco: quem estiver com a bola mais longe do buraco é o primeiro a jogar.

Jogo por buracos

Neste tipo de jogo o que importa é literalmente colocar a bola nos buracos. É importante saber que cada buraco é um jogo a parte e, no final, vence quem tiver a melhor pontuação. Em cada buraco, vence quem colocar a bola no buraco usando o menor número de tacadas possível. Quem vence o buraco fica com 1 up. Quem perde fica com 1 down. Assim, mesmo que no final faltem 2 buracos, mas o líder tenha 3 up, então ele já é o vencedor, pois não tem como ser ultrapassado.

Na modalidade de jogo por buracos, a ordem de início é definida por quem vencer o buraco anterior. Na primeira jogada, a ordem é definida pelo draw. Caso não haja um draw no jogo, a ordem é definida por sorteio. No caso do jogo por tacadas o procedimento é o mesmo.

Antes de iniciar o jogo, cada jogador deve se certificar que possui materiais de jogo apropriados. A bola deve ter o diâmetro correto de 42,67 mm e peso de, no máximo 45,93 gramas. Tacos devem estar de acordo com as especificações de fabricação determinadas pela R&A. No caso da marca na bola, é obrigatório marcar sua bola para que ela possa ser identificada, mas não é permitido utilizar materiais que mudem suas características físicas.

Os hazards

A regra do golfe diz que não é permitido ao jogador mudar a sua bola de posição para que ela fique numa situação melhor de jogo. Também não é permitido livrar o caminho da bola para que ela obtenha uma direção melhor. Caso isso seja necessário, o jogador poderá fazê-lo, mas será penalizado com uma tacada. No caso dos bunkers e nos hazards de águas, sejam frontais ou laterais, a bola poderá ser movida, mas o jogador também será penalizado.

O Green

O green é a área próxima ao buraco, onde as regras mudam um pouco. É possível livrar o caminho da bola com o taco ou com as mãos, mas não é permitido fazer pressão para baixo. Antes de realizar a tacada em direção ao buraco não é permitido testar o caminho até o mesmo. Também não é permitido fazer a tacada com outra bola em movimento.

O golfe possui regras complexas, mas este resumo é suficiente para que um jogo possa ser realizado. Aproveite e pratique este esporte glamoroso.