Regras do Hipismo – Concurso completo de equitação


Vamos conhecer mais sobre as Regras do Hipismo Concurso completo de equitação? Antes de saber mais sobre o concurso completo, quais são as regras do hipismo concurso completo de equitação e quais são as suas características, vamos começar dando uma atenção especial a alguns dos principais termos que são utilizados do esporte e que serão repetidos neste artigo. Então vamos lá:

* O que é hipismo? É um esporte que une diversas modalidades nas quais o competidor e seu cavalo desempenham atividades em competições. Trata-se de algo bastante antigo, que surgiu com a nobreza europeia enquanto praticavam caça à animais, como a raposa por exemplo;

Hipismo Concurso

* O que é Equitação? É o sinônimo de equitação, ou seja, esportes que são praticados com o cavalo;

* Como é chamado o atleta que pratica o esporte? O atleta que pratica o hipismo é chamado de cavaleiro ou de cavaleira;

* O que é Picadeiro? Picadeiro é o nome que se dá ao local onde os cavalos e cavaleiros treinam;

E o que é o Concurso Completo de Equitação? Pois bem, o CCE também é chamado de triatlon da equitação, ou seja, trata-se de uma modalidade de esporte que reúne três provas:

* A prova de Adestramento
* A prova de Cross-Country
* A prova de Saltos

Trata-se de um esporte olímpico, praticado no mundo todo. Alguns especialistas na área costumam considerar o Concurso Completo de Equitação como a modalidade mais difícil e radical do hipismo, pois o cavaleiro ou a cavaleira precisa ser um atleta bastante experiente em todas as provas envolvidas para poder se destacar.

O concurso acontece em 3 dias, sendo que a cada dia acontece uma prova. A primeira é a prova de Adestramento, na qual o cavaleiro deve demonstrar a total obediência do seu cavalo, bem como que o mesmo consegue efetuar todos os movimentos perfeitamente. É importante salientar que, na equitação, o cavalo é considerado tão importante quanto o cavaleiro, e também como sendo um atleta a ser avaliado.

A prova de adestramento também é dividida em três etapas e todas são obrigatórias a todos os participantes. Nas duas primeiras, compete ao cavaleiro executar com perfeição, alguns movimentos obrigatórios decididos previamente. E na última fase é permito que se faça uma coreografia pelo picadeiro, escolhida pelo atleta. Nela serão avaliadas a evolução dos movimentos e a facilidade com que o cavalo obedece aos comandos. Tudo isso com a observação criteriosa dos árbitros que vão dando pontos conforme o número de acertos e erros.

A prova de Cross – Country, realizada no segundo dia do concurso completo de equitação, é a parte que mais exige dos competidores. Além de ser uma prova bastante cansativa, é a mais esperada do concurso. O atleta precisa ser bastante corajoso e confiante para garantir um bom resultado nesta prova. A prova é realizada a céu aberto, e simula a natureza, com obstáculos que vão de troncos de árvores e tanques de água. Também dividida em fases, o Cross Contry costuma ter 4 fases.

Na primeira, o cavalo deve trotar alguns minutos a fim de aquecer o animal e prepará-lo para a próximas fases sem se machucar. Na segunda, o animal deve saltar obstáculos em alta velocidade. Na terceira, o animal faz um percurso longo, em terreno plano para que possa se recuperar fisicamente para a última fase. E na última fase, e mais complicada do dia, é quando o animal passa pelos obstáculos que simulam um ambiente natural e é exigido força do animal e destreza para superar todas as barreiras.

E finalmente, no último e terceiro dia, acontece a competição de saltos. Na qual os cavalos e cavaleiros são avaliados conforme seu desempenho ao saltar de barreiras e obstáculos durante o percurso e tem como objetivo principal verificar a capacidade do cavalo em se recuperar fisicamente e ao poder de resiliência do cavaleiro, ou seja, sua adaptação aos diferentes tipos de exercícios.
Uma das regras do hipismo concurso completo de equitação é bastante interessante. Durante todo o CCE, os juízes vão observando o desempenho dos competidores. E diferente de outros esportes, aqui, o que eles somam é o número de erros. Ao final, o cavaleiro que tiver o menor número de pontos negativos será o vencedor da competição.

E sobre o equipamento? Quais são as regras do hipismo concurso completo de equitação sobre isso? Bem, sendo um dos esportes mais elegantes e tradicionais das olimpíadas, os cavaleiros e as cavaleiras costumam se trajar de forma clássica e impecável com culotes (calças), camisas, casacas, botas e capacetes. Esporas e chicotes são opcionais. O cavaleiro deve tomar muito cuidado na escolha da sela, pois ela é fundamental para garantir o bom equilíbrio durante os saltos. O uso de manta e barrigueira também são obrigatórios. E para finalizar, o cavalo também precisa utilizar caneleiras e boleteiras para proteção do seu corpo.