Regras do Hóquei sobre a grama


No Brasil, o hóquei não é um esporte tão popular, nem mesmo o que é praticado em campo. É por isso que poucos conhecem realmente a história e as regras do hóquei sobre a grama. Mas já que estamos todos praticamente em contagem regressiva para as Olimpíadas Rio 2016, vale à pena entrar nesse clima e conhecer mais sobre esses esportes que não são tão comuns no nosso cotidiano.

História do hóquei sobre a grama

Essa história não é nada recente, muito pelo contrário! Há indícios de que a prática de utilizar tacos e correr atrás de uma bola já fosse comum entre os egípcios da antiga civilização. Etíopes, gregos, romanos e astecas também já faziam isso há milhares de anos. No entanto, embora haja esse histórico tão antigo, o hóquei sobre a grama como conhecemos e como é praticado hoje, só começou a ser formulado no século XVIII, na Inglaterra.

Hóquei sobre a grama

Por ter essas raízes tão antigas, não há um criador do hóquei de campo. O que se sabe é que no ano de 1875, as primeiras equipes já tinham sido formadas na Inglaterra e, nesse mesmo ano, surgiram as primeiras regras.

A primeira partida considerada oficialmente internacional de hóquei sobre a grama foi praticada no ano de 1890, entre duas equipes universitárias: uma de Oxford e outra de Cambridge.

O ano de 1886 foi bastante importante para o desenvolvimento do esporte a partir do ponto de vista técnico, pois foi quando criaram a chamada “área de arremesso”, que delimitava o local de onde o jogador poderia arremessar para tentar marcar o gol. A finalização não poderia mais acontecer de qualquer local do campo.

Esse esporte foi levado pelos ingleses para a região da Índia e do Paquistão, tornando-se muito importante nesses dois países. Inclusive, ressalte-se que o Paquistão ganhou doze medalhas em sua trajetória nas Olimpíadas. Dessas, dez vieram do hóquei de campo!

Em 1908, o hóquei sobre a grama se tornou oficialmente um esporte olímpico. Desde então, ficou fora da grande competição apenas duas vezes, em 1912 (Estolcomo) e 1924 (Paris). Nas Olimpíadas de Moscou, em 1980, a modalidade ganhou uma versão feminina.

Regras do hóquei sobre a grama

As regras do hóquei sobre a grama começam com a configuração dos times e do jogo. Cada equipe conta com onze
jogadores e a partida tem 70 minutos no total, divididos em dois tempos de 35 minutos, com um intervalo de dez minutos entre eles.

Os atletas conduzem a bola com tacos, assim como no tradicional hóquei no gelo. O objetivo do jogo é marcar o maior número de gols possível contra os adversários. A bola usada nesse jogo é confeccionada em plástico PVC e cortiça, tem 7 centímetros de diâmetro e pesa cerca de 170 gramas. O taco utilizado é chamado de stick.

Vamos conferir as suas principais regras:

• O gol só é considerado quando a bola passa completamente pela linha que delimita o gol adversário. Também é
preciso que o atacante esteja dentro da área de arremesso quando realizar o movimento. Essa área consistem em um
semicírculo que fica a pouco mais de 14 metros de distância do gol;

• O campo de hóquei sobre a grama possui 91 metros de comprimento e 55 metros de largura, sendo que a uma linha central que o divide e outra localizada a 23 metros de cada linha de fundo. As medidas do gol correspondem a 2,1 metros de altura e 3,66 metros de largura;

• Diferente de outros esportes, no hóquei de campo, o jogador não pode usar o corpo para proteger a bola, a menos que ela esteja em movimento. A intenção é que todos os participantes da competição tenham a mesma chance de assumir a posse de bola;

• A bola pode ser tocada única e exclusivamente com o lado plano do taco;

• É considerada uma infração tocar a bola com alguma parte do corpo (a exceção são os goleiros), utilizar o
taco de maneira violenta ou ameaçadora, além de lançar a bolsa de forma perigosa em direção a outro jogador;

• O time que é vítima de uma infração ganha o direito de cobrar um tiro livre, a partir do local em que a falta foi marcada. A exceção é quando a falta se dá dentro da área de arremesso ou então quando é intencional da defesa. Nesses casos, é marcado o chamado short corner;

• O short corner funciona como um pênalti no futebol;

• Os árbitros que acompanham a partida têm o direito de punir os jogadores com três tipos de cartões em casos de faltas, de acordo com a gravidade da infração cometida. O cartão verde, por exemplo, serve apenas para advertir o jogador a respeito da adoção de uma conduta antiesportiva.

Essas são as principais regras do hóquei sobre a grama. Com base nelas, já é possível compreender muito melhor uma partida!