Regras do Pentatlo moderno e História


O pentatlo moderno é uma atividade esportiva que surgiu na Grécia Antiga. Tudo começou antes de Cristo, por volta do ano de 708, graças à influência praticada pelos próprios soldados de Esparta. Neste primeiro momento, a atividade era essencialmente uma forma de treinar esses indivíduos para o combate.

História do pentatlo moderno

Foi durante os jogos olímpicos antigos que a modalidade se tornou realmente esportiva, premiando sempre os atletas com melhor repercussão em todas as provas. Diferentemente de hoje em dia, as provas eram compostas por salto em distância, corrida, salto em altura e arremesso de disco.

Pentatlo moderno

A parte mais interessante disso tudo é que o vencedor era considerado não somente o melhor em todas as modalidades, garantindo um título para casa. Mas, além disso, ele também passava a ser mais prestigiado na sociedade, sendo ele venerado quase que como um semideus.

O barão Pierre de Coubertain foi o primeiro a perceber que esse esporte poderia proporcionar competições que provassem quem era o melhor e mais completo atleta entre os participantes, assim como já acontecia nos Jogos Antigos. Foi dessa forma que ele, um dos principais incentivadores para o surgimento das Olimpíadas modernas, decidiu manter algumas características desse esporte e trazê-lo adaptado para os Jogos da Era Moderna.

Mas a essência continuou sendo a mesma: premiar o indivíduo mais completo, ou seja, o atleta de melhor desempenho. Porém, a principal diferença entre os jogos antigos e as regras do pentatlo moderno é o fato de que atualmente as provas são diferentes. Os esportes praticados são: esgrima, natação, provas de tiro, corrida e hipismo.

A estreia oficial desse esporte aconteceu em1912, na Suécia, graças à aprovação do COI – Conselho do Comitê Olímpico Internacional, na Hungria. Nos dias de hoje, o esporte é comandado pela União Internacional do Pentatlo Moderno.

Além disso, vale também destacar que o esporte foi utilizado por muitos anos como uma parte de exames finais para ser aprovado ou não nas academias militares de todo o continente europeu, durante décadas e décadas.

Antes, só os homens participavam dessa modalidade esportiva. A primeira vez que as mulheres entraram em disputa foi no ano de 1928, em Amsterdã. E depois de vários anos fora de combate, elas voltaram a participar da competição que ocorreu em 2000, em Sydney – Austrália, e seguem até hoje conquistando prêmios e títulos no pentatlo moderno.

Regras do pentatlo moderno

Muitos são os indivíduos que concentram dúvidas no que diz respeito ao entendimento sobre as regras do pentatlo moderno. Por conta disso, confira neste artigo como é que essa modalidade se desenvolve.

Em primeiro plano, devemos destacar que toda a disputa ocorre em um dia único. Os participantes, por sua vez, vão recebendo pontos conforme o desempenho notado em cada um dos esportes. No final da última prova, o que reunir a maior quantia de pontos (oriundos de todas as provas: tiro, natação, esgrima, corrida e hipismo) é considerado o grande vencedor.

A prova que decide realmente o vencedor é sempre a de corrida. Isso acontece pelo fato de que todos os pontos acumulados nas outras disputas se transformam em tempo, e no caso, o que ganha a corrida se torna o campeão do dia.

Regras do pentatlo moderno – tiro

Segundo as regras do pentatlo moderno, a primeira prova do dia é sempre a de tiro. Cada um dos participantes deve atirar 20 vezes, em diferentes alvos estáticos localizados a 10 metros. Se o indivíduo acertar todos perfeitamente, consegue reunir no máximo 200 pontos. Porém, para conseguir os 1000 pontos totais do pentatlo, ele precisa garantir somente 172 pontos.

Esgrima

É na segunda fase de prova que as coisas começam realmente a ficar sérias: agora, todos os atletas podem se enfrentar. As disputas de esgrima são realizadas por meio de um instrumento: a espada. E cada uma das lutas tem a duração de apenas um toque: o que o fizer primeiro é o verdadeiro vencedor do confronto. Caso haja o empate, ou seja, nenhum jogador venha a tocar o outro em até um minuto, os dois são considerados perdedores.

Para conseguir os 1000 pontos, ele precisa ganhar cerca de 70% de todas as lutas. Em uma competição com 32 atletas, por exemplo, o indivíduo deveria vencer 22 partidas para conseguir todos os pontos da prova.

Natação

Contra o tempo, os atletas devem percorrer 200 metros. E quem ganha não é necessariamente o indivíduo que chega primeiro, mas sim, o que realiza a prova total em menos tempo. Geralmente, os homens conseguem os 1000 pontos quando realizam a prova em 2 minutos e 30 segundos, e as mulheres, em 2min40.

Hipismo

Partimos já para a quarta modalidade no que diz respeito às regras do pentatlo moderno. No hipismo, o participante deve cavalgar em um cavalo totalmente desconhecido em um trajeto que varia entre 350 e 450 metros. São 12 diferentes obstáculos e no total 15 esforços, lembrando que a altura máxima é de 1,20 m para cada um deles, além de ser um duplo e um triplo.

Corrida

É agora que tudo realmente entre em jogo: a corrida é a parte final da prova, em que os atletas devem percorrer 3 quilômetros em qualquer tipo de ambiente. Agora, a pontuação final do pentatlo é transformada em tempo, e os indivíduos com mais pontos são aqueles que dão início à prova primeiro.

Ganha a competição total quem cruzar a linha de chegada primeiro.