Regras do Remo Double Scull, Quadriscull e Skiff


Pouco se sabe sobre o surgimento do remo. Aliás, na verdade seria o oposto: tanto se sabe sobre o surgimento desse esporte, antes mesmo dele se tornar um, que fica difícil saber quando foi que ele realmente nasceu.

Alguns textos antigos dizem que os primeiros envolvidos na prática foram os romanos, fenícios e gregos. Mas há também quem dê esse mérito à civilização egípcia, que atravessava o Rio Nilo nos barquinhos para prestigiar eventos de faraós. Além disso, os barcos também faziam parte do cotidiano dos gregos, ainda na era antes de Cristo.

Remo Double Scull

Com o passar dos anos, a primeira disputa envolvendo os barcos a remo foi na Itália, em 1315. E hoje, o esporte já está disseminado por todo o mundo, e com grande aceitação em território brasileiro.

A primeira vez que o remo foi para as Olimpíadas foi em 1900, nas Olimpíadas de Paris. Foram seis provas diferentes marcadas por 1.750m de distância, no famoso Rio Sena. A primeira vez que mulheres participaram foi em 1976, nas Olimpíadas de Montreal.

Regras do Remo Double Scull, Quadriscull e Skiff

O remo conta com uma série de modalidades, porém, as regras para grande parte deles são as mesmas. O que muda geralmente é o número de participantes, o peso do barco e o tipo de remo. De resto, as regras são as mesmas.

Por conta disso, confira neste artigo um pouco mais sobre as Regras do Remo Double Scull, Quadriscull e Skiff.

As provas

Cada uma das provas, seja a de Double Scull, Quadriscull e Skiff, é realizada em um sistema único: primeiro, há a fase de eliminatória, seguida da fase de repescagem. Depois, temos a semifinal e final.

A distância dessas provas são de 2.000 m, e as raias contam com uma largura padrão de 13,5 m de largura e profundidade que pode variar entre 3 a no máximo 3,5 m. A determinação desses tamanhos é da própria fisa, para garantir maior segurança para a modalidade.

Sobre os barcos

Já os barcos utilizados para as competições variam muito: alguns deles são compostos por um único remador, por dois, quatro ou até mesmo oito. Quando há oito remadores, há a obrigatoriedade de um timoneiro, sendo este um integrante que não deve remar, porém, se responsabiliza pelo incentivo e pela própria orientação da equipe durante as provas em que ela participa.

O timoneiro, por sua vez, deve ser pesado unicamente enquanto veste o uniforme da própria competição, antes do começo do jogo. Ele deve ter no mínimo 55 quilos caso seja homem, e 50 em caso de ser mulher.

Os remadores devem conduzir os seus barcos por meio de um ou dois remos cada: tudo dependerá, primeiramente, de qual é o tipo de barco.

A decisão do formato do próprio remo dependerá da modalidade que os indivíduos disputarão, sendo que é possível utilizar desde remos pequenos até aqueles com quatro metros.

Além disso, aqui vai outro detalhe importante envolvendo as Regras do Remo Double Scull, Quadriscull e Skiff: as pás dos remos são responsáveis por indicar qual é a cor de seus times, ou seja, federações.

Os remadores

Pois é: as regras de Regras do Remo Double Scull, Quadriscull e Skiff abrangem até mesmo os diferenciados perfis de remadores, que são classificados como pesados ou ligeiros.

Os remadores ligeiros são aqueles que pesam até 72,5 quilos no caso do público masculino, ou no máximo 59 kg para as mulheres. Nesse caso, o menor peso faz com que eles concluam a prova com maior facilidade.

Já os outros remadores são considerados pesados, e por isso, não podem participar das categorias ‘leve’.

Por fim, devemos ainda destacar que muitas são as regras no que diz respeito aos próprios equipamentos presentes nos barcos. Eles devem conter barras estabilizadoras, para que não haja possibilidade de um capotamento.

A parte de fora do casco do barco, por sua vez, deve conter algumas informações especiais: o nome do condutor da prova, o ano de sua fabricação, a média de peso que ele aguenta (ou o número de tripulantes) e assim por diante.

Regras do Remo Double Scull, Quadriscull e Skiff

Conheça as especificações de cada uma dessas modalidades.

Double Scull

No Double Scull, o peso do barco é de apenas 27 quilos. Mas por outro lado, esse peso deve ser aguentado por um único remador, que conta com dois remos para realizar a prova. O comprimento do barco é de 8,20 metros.

Quadriscull

No quadriscull, o peso do barco é de 52 quilos, enquanto seu comprimento deve ser de 13,40 metros. Nessa modalidade, participam quatro remadores, cada um deles com oito remos.

Skiff

Já o skiff é uma modalidade do remo mais simples, que conta com um barco de apenas 14 quilos. O comprimento também é de 8,20, assim como na modalidade double scull, e o remador conta com dois remos para concluir a competição.