Regras do Tênis Individual e por Equipes e História


História do tênis

Muitas são as dúvidas acerta do surgimento do tênis, porém, desde o início há quem diga que foi no território francês que as rédeas do esporte foram estabelecidas assim como ele é hoje, entre o final do século XII e começo do XIII.

Nessa modalidade considerada ‘primitiva’, as raquetes não eram utilizadas. Para fazer com que o jogo acontecesse, os participantes usavam as próprias mãos. Porém, não tardou para que o esporte ficasse muito difícil dessa forma, e então, começaram a optar pelas luvas.

Regras do Tênis

Depois de algumas décadas, já no século XIV os jogadores decidiram optar por um utensílio de madeira para jogar a bola para o muro, muito similar com o formato de uma pá. O nome dele, por sua vez, era ‘battoir’. Antes de chegar às raquetes, inventadas pelos italianos, o tênis ainda foi praticado com cabos e com cordas trançadas.

Com o passar do tempo, jogar a bola só no muro acabou ficando um tanto sem graça, e o esporte começou a ser praticado em um local retangular, dividido ao meio com o auxílio de uma corda. Dessa forma, era possível jogar com até seis participantes de cada um dos lados, com técnica mais completa mesmo que em um espaço menor para a prática.

Porém, do outro lado do mundo, na Inglaterra, o esporte era bem disseminado em todo o mundo graças aos feitos do rei Henrique VIII. Dessa forma, podemos dizer que a origem do tênis é inglesa, já que foi este o território responsável por sua disseminação. Mas por outro lado, não há como negar o berço totalmente francês.

Foi a partir de 1900 que a Taça Davis foi criada, sendo este um campeonato de âmbito nacional e com divisões territoriais: América de um lado, Europa de outro, e por fim, o Oriente.

Nos dias de hoje, o tênis se desenvolveu ainda mais e é praticado em diferentes estilos, como em saibro, concreto ou grama, e participa de grandíssimos campeonatos como é o caso do Us Open, Australian Open, Wimbledon e Roland Garros.

Tênis individual e equipes

Nos dias de hoje, o tênis pode ser praticado tanto individualmente (um indivíduo contra o outro), como também em duplas. De uma forma geral, as regras do esporte são as mesmas, e o que muda nas regras do tênis individual e equipes é em relação ao tamanho da quadra.

Sendo assim, tanto em duplas quanto em apenas dois oponentes, a prática tem como principal intuito rebater a bola para o outro lado da quadra e marcar pontos. Para que isso ocorra, a bola precisa tocar o chão, do lado da equipe adversária.

E a pontuação?

A pontuação, por sua vez, é dividida entre games e em sets. O jogo pode ser composto por 15, 30 ou 40 pontos, e um set nada mais é do que o conjunto desses games.

Dessa forma, o vencedor é aquele que consegue vencer seis games, com uma diferença de pelo menos dois games no que diz respeito ao adversário, vencendo o set. Caso o placar final fique em 5 a 5, os jogadores devem realizar dois novos games. Caso o embate volte a acontecer, o ‘tie break’ é iniciado.

O tie break, por sua vez, nada mais é do que o desempate do set. Cada uma das jogadas nesse set valem um ponto. Logo, assim que o tenista saca a sua primeira bola, os jogadores começam a alternar dois saques. Aquele que fizer 7 ou mais pontos, com dois de diferença, se torna o vencedor.

A quadra oficial de uma partida de tênis deve ter 23,77m de comprimento contra 10,97 e largura para as partidas que são realizadas em duplas. Por outro lado, o jogo simples conta com os mesmos 23,77 de comprimento contra outros 8,23 de largura.

Agora, vamos para as regras do tênis individual e em equipes que são as mesmas para ambas as modalidades.

Regras do Tênis Individual e Equipes

Agora que já sabemos que há uma diferença no tamanho da quadra, devemos destacar que os outros números são iguais em ambas as modalidades.

Assim, tanto nas regras do tênis individual e equipes, a rede deve medir 1,06m de altura, e a área de saque em que o jogador deve deixar a bola pingar durante sua execução, é de 6,40m de comprimento contra 4,11 de largura.

A bola

Já a famosa bola de tênis também conta com algumas regrinhas. Toda a sua parte externa deve ser uniforme, dividida entre as cores amarela e branca. Caso ela tenha alguma junta, ela não pode apresentar qualquer tipo de costuma.

O diâmetro da bolinha, por sua vez, deve estar entre 6,35 a no máximo 6,67cm, pesando sempre mais do que 56,7 e menos do que 58,5 gramas. Bem específico não é mesmo?

A raquete

A raquete é o principal instrumento do esporte, e deve ter no máximo 73,66cm de comprimento, já com o cabo.