Regras do Tiro Esportivo Carabina Deitada de Três Posições e de ar de 10 metros


Ao escolher praticar uma dessas atividades, é preciso, antes de qualquer coisa, perceber se você pode se dar bem, possui talento ou é capaz de se dedicar com paixão ao que se propôs. Isso porque, como qualquer outra atividade, os esportes exigem que a pessoa esteja compenetrada, tenha o máximo de dedicação e esforço para a conquista de suas metas, e também para ultrapassar todos os obstáculos que possam aparecer no caminho.

Diversos esportes são superação dia após dia, pois requerem do atleta mais do que treinos, mas entrega. Após se deparar com este problema já resolvido, é preciso lembrar que cada esporte possui suas dificuldades e regras próprias.

Tiro Esportivo Carabina Deitada

Os esportes e suas regras e detalhes

Existem esportes em que a bola é o principal elemento, em outros que são os movimentos do atleta, existem aqueles que são coletivos, e outros que são individuais, aqueles em que há contato entre os esportistas da outra equipe, e outros em que os lados são bem separados. São diversas as diferenças entre um esporte e outro, e aqueles que são, até mesmo, semelhantes em seus elementos e jogadas. Mas você também pode encontrar aquele esporte bastante interessante, mas que não tem nenhum conhecimento sobre, nem mesmo sabe que ele possui diversas regras. Este pode ser o caso do tiro esportivo de carabina deitada, de três tiros e de ar de 10 metros.

Pode ser que você nem mesmo nunca tenha ouvido falar desta modalidade, mas ela é bastante praticada no país e conta com diversas regras e detalhes. O tiro esportivo possui três categorias distintas, e uma das provas é a de carabina. Esta também se subdivide em deitada, três posições e de ar de 10 metros.

Conheça as regras de tiro esportivo de carabina deitada, de três tiros e de ar de 10 metros

O primeiro tipo de tiro esportivo é o de três posições. Neste caso, tanto homens como também as mulheres utilizam diversos modelos de armas para atirar. Os homens usam a carabina com peso de até 8 quilos, considerada livre, e no esporte feminino as armas contam com até 5,5 quilos, chamada carabina standard. Neste estilo, os homens devem realizar 40 disparos em cada uma das posições – em pé (por uma hora e 30 minutos), deitado (por uma hora) e ajoelhado (por uma hora e 15 minutos). As mulheres, por outro lado, devem disparar 20 vezes em cada uma das posições, sendo que a prova deve terminar em duas horas e 30 minutos (tempo estabelecido).

O tiro esportivo de carabina, porém, é uma disputa realizada apenas por atletas masculinos. Neste caso, os esportistas contam com uma hora e 30 minutos para conseguirem acertar um alvo móvel, que está localizado a 50 metros de distância de onde se efetuam os disparos. Cada atirador possui 60 tiros, no tempo limite, para conseguirem obter êxito na prova.

Por fim, a modalidade de tiro esportivo de ar de 10 metros, que também possui suas particularidades, regras e detalhes para que cada atleta possa cumprir a prova e realizar tudo como manda o esporte. No estilo de carabina de ar de 10 metros, tanto homens como também as mulheres participam das provas. Neste tipo esportivo, os atletas usam uma arma de dióxido de carbono ou com ar comprimido. A especificidade, neste tipo de tipo esportivo com carabina, os homens podem atirar 60 vezes em um determinado alvo, enquanto as mulheres podem efetuar 40 disparos para conseguirem acertar o alvo.

Estas são as três modalidades: tiro esportivo de carabina deitada, de três posições e de ar de 10 metros. Mas além da categoria de carabina, o esportista pode optar por outras duas: pistola e tiro no prato. Independente da categoria, o atleta tem como objetivo acertar os alvos o maior número de vezes para, desta maneira, conseguir pontuar mais e ficar a frente de seus adversários na classificação.

Outros tipos de tiro esportivo

As provas de pistola são quatro. A primeira é a sport, realizada apenas por mulheres. Nesta prova, que acontece em duas fases, a atleta deve acertar um alvo móvel, em cinco tiros durante seis séries; e, na sequência, mais seis séries, de seis minutos, com cinco tiros. A pistola livre são seis séries (60 disparos cada, segurando a arma com somente uma mão). A pistola de ar segue a mesma regra da livre, com a diferença de ser uma arma de dióxido de carbono ou ar comprimido e o alvo estiver a 10 metros. Por fim, a pistola com tiro rápido é praticada apenas por homens, que devem acertar o alvo o maior número de vezes em séries.

O tiro ao prato consiste na prova de skeet e fossa olímpica. As duas podem ser praticadas por ambos os sexos, cada uma com suas particularidades para acertar o alvo que está em movimento.