Resumo da História do Voleibol


O voleibol foi um esporte criado por um professor norte-americano de educação física, William G. Morgan.

No finalzinho do século XIX, especificamente em 1895 e na cidade de Massachusets, o professor se tornou diretor da disciplina de educação física na famosa sede da YMCA, ou melhor, ACM no Brasil – Associação Cristã de Moços.

Logo ao receber o novo cargo, teve a vontade de inovar os conceitos da instituição no que diz respeito aos esportes, trazendo novas modalidades para os seus alunos. De início, sua primeira ideia foi ensiná-los o basquetebol, que tinha ainda poucos anos de vida desde o seu surgimento também dado por um professor de educação física, James Naismith.

História do Voleibol

Porém, Morgan notou que a prática do basquete exigia muito contato físico para aquele determinado público de alunos, que já eram adultos e grande parte deles, executivos e também associados da YMCA.

Dessa forma, o correto seria criar uma nova modalidade, que não fosse de tanto contato físico como o basquetebol, mas que proporcionasse a interação entre um grande grupo de estudantes ao mesmo tempo.

Foi assim que Morgan logo pensou no tênis e nos itens utilizados para a prática do mesmo: uma quadra, uma rede localizada ao meio bolas e raquetes. Tirando alguns itens, ele pensou em reproduzir a ideia de manter a rede e passar a bola de um lado para o outro.

Ao invés da rede mais baixa, a rede do esporte criado por Morgan era mais alta, com 1,98m de altura, ficando logo acima da cabeça de um homem de tamanho médio. Agora, a necessidade era de uma bola.

As primeiras tentativas de realizar uma partida de vôlei foram com simples bexigas, porém, elas eram muito leves e tornavam o jogo extremamente lento. Sendo assim, começaram a jogar as partidas com bolas de basquete, que por sua vez, já eram muito pesadas e dificultavam então a prática do vôlei.

Por conta disso, Morgan notou a necessidade de desenvolver uma bola específica para o jogo, o que fez com que ele recorresse para a AG Spalding and Bros, para que eles desenvolvessem a tão esperada bola. O resultado foi até mesmo surpreendente: a bola utilizada ano esporte tinha revestimento em couro, câmera de ar na parte de dentro confeccionada em borracha e um tamanho médio.

Com a bola em mãos, uma quadra já delimitada e a rede no meio, o esporte estava pronto. O jogo foi inicialmente batizado como Mintonette, e Morgan contou com a ajuda de dois amigos para definir as primeiras 10 regras que caracterizariam o jogo, com um único objetivo principal: marcar pontos na área da quadra do adversário. Para isso, a bola de tamanho médio deveria tocar o solo dentro da área da quadra do adversário.

A primeira partida de “Mintonette” foi realizada em 1896, com grande aceitação por parte do público. A forma de movimentar a bola de um lado para o outro fez com que o professor Alfred T. Halstead desse uma dica para Morgan, que logo acatou: o jogo deveria se chamar volley ball, por conta da ação de vôo da bola de um lado para o outro. No mesmo ano, o primeiro artigo sobre o esporte foi publicado na Physical Education.

Desde essa época uma partida de vôlei poderia ocorrer tanto em ginásios e quadras fechadas como também nas praias e em parques.
Nessa mesma fase, não tinha nenhum tipo de limitação sobre o número de integrantes em cada um dos times, sendo a grande preocupação do momento tornar a partida divertida, mantendo a bola sempre em movimento e de um lado para outro, o que misturava conceitos tanto do basquete como também do tênis.

O vôlei ao redor do mundo

O esporte logo se desenvolveu em todo o território norte-americano, e não tardou para chegar também ao Canadá, em 1900. Porém, em 1908 ele chegou também no Japão e na China. Em 2010, ele também já estava sendo jogado no México e na região da Índia, e logo chegou com tudo também pelo continente africano e europeu.

No ano de 1913, o vôlei estava bem desenvolvido principalmente no continente asiático, que disputava os seus primeiros campeonatos com partidas da modalidade. As regras, por sua vez, eram variadas conforme cada espaço do mundo.

Foi no ano de 1918 que a ACM definiu algumas regras gerais e mundiais para a modalidade: o vôlei deveria ser disputado por duas equipes, com no máximo seis atletas em cada uma das quadras. Além disso, só poderiam ser dados no máximo três toques na bola até que ela ultrapasse a rede e fosse de posse do adversário.

Em 1930, o esporte já era praticado em todos os territórios do mundo, por mais que suas partidas tivessem unicamente o intuito de diversão e lazer. O primeiro campeonato sério e nacional ocorreu só em 1933, realizado pela União Soviética.

Em 1947, foi criada a Federação Internacional do Voleibol.