Resumo Voleibol

O voleibol é um esporte razoavelmente novo, uma vez que surgiu em 1895. Ele nasceu nos EUA e seu ‘pai’ é o norte-americano e professor de educação física, William Morgan.

Resumo Voleibol

O objetivo de Morgan era criar um novo esporte para os seus alunos da Associação Cristã de Moços, um clube estadunidense voltado apenas para garotos. Para criá-lo ele decidiu juntar regras e elementos do basquete e do tênis (em maior predominância).

Dois anos depois, em 1897, as primeiras regras para as partidas de voleibol foram esboçadas e passaram por poucas mudanças até chegarem ao que conhecemos atualmente.

O vôlei, como é carinhosamente apelidado, só chegou ao Brasil no século XX – mais especificadamente, em 1915. Desde então ele é um dos mais populares nas escolas e centros esportivos de todo o país.

Neste artigo confira mais sobre a história, regras, movimentos e demais curiosidades sobre o voleibol.

Regras básicas do voleibol

Atualmente o voleibol pode ser praticado tanto em quadras fechadas como abertas. No vôlei de quadra, o jogo deve ser disputado por duas equipes – sendo cada uma delas formada por seis jogadores.

Cada um dos grupos também deve ter 6 jogadores reservas e um técnico para orientá-los.

Além disso, os jogos também contam com um anotador, dois árbitros (um de cada lado) e quatro ‘fiscais’ de linha, sendo estes os responsáveis por prestar atenção se a bola ficou – ou não – dentro da quadra em momentos de indecisão.

Cada partida de voleibol conta com cinco “sets”. Mas, se o mesmo time vencer os três primeiros sets, ela é finalizada com antecedência.

Cada set deve ter no mínimo 25 pontos – porém, há a obrigatoriedade de que haja diferença de 2 pontos entre a equipe vitoriosa e a perdedora.

Vamos imaginar que o set está 24 x 24. Neste caso, a partida vai até 26 (caso apenas uma das equipes marque os dois pontos). Se a partida novamente empatar aos 26 pontos, ela vai até 28 e assim por diante. Até que essa vantagem mínima de dois pontos não seja alcançada, o set continua.

Os pontos, por sua vez, são obtidos toda vez que a bola cai no chão da quadra do time adversário.

Depois do saque, cada equipe só pode tocar na bola três vezes até passá-la para o outro lado. Além disso, o mesmo jogador não pode tocar na bola duas vezes seguidas (mas pode ser o responsável pelo 1º e 3º movimento).

Vence a partida de voleibol o time que conquistar o maior número de sets. Vale ainda destacar que os jogos de vôlei não contam com tempo definido.

No que diz respeito à estrutura oficial do jogo, a quadra de voleibol é retangular e conta com as seguintes dimensões: 18m de comprimento x 9m de largura. A bola deve pesar no máximo 270g e deve ser, obrigatoriamente, confeccionada em couro.

Principais movimentos e curiosidades sobre o voleibol

Os principais fundamentos/movimentos do voleibol são os seguintes:

• Saque: o primeiro e mais importante movimento da partida é o saque, uma vez que ele é repetido a cada ponto. O saque deve ser feito em um movimento só e atrás da linha de fundo da quadra. Caso a equipe adversária não consiga tocar na bola e ela caia no chão, é computado ponto para a equipe que sacou.

• Passe: já o passe costuma ser o movimento de recepção após o saque ou ataque. Esse movimento costuma ser feito de duas maneiras: toque ou manchete. O passe, além de receber a bola, também tem o objetivo de “passá-la” da melhor maneira para o levantador.

• Levantamento: o levantamento, por sua vez, costuma ser o segundo ‘toque’ da equipe na bola. O levantador geralmente recebe a bola de um passe e entrega-a novamente (dessa vez, para o ataque).

• Ataque: o ataque, no caso, costuma ser o 3º e último movimento da equipe antes de mandá-la para o outro lado da quadra. O principal objetivo deste movimento é fazer com que a bola toque o chão na quadra adversária – ou seja, impedindo o recebimento da mesma pelo oponente. Não à toa, o ataque costuma ser realizado o mais próximo possível da rede.

• Bloqueio: por fim, o bloqueio é um movimento de defesa. Ele é realizado por um ou mais jogadores que estão na frente da quadra quando o ataque da equipe adversária é realizado. Basicamente, ele é a tentativa de rebater a bola com as palmas das mãos, fazendo com que ela retorne para a quadra do adversário.

A seguir confira ainda algumas curiosidades sobre o esporte:

• Estima-se que, em uma partida de vôlei, algo como 70 saltos são dados por cada jogador;
• A mais longa partida de vôlei da história ocorreu em Montreal, nos Jogos Olímpicos de 1976. Ela durou, ao todo, 4h e 36 minutos;
• Tanto a seleção masculina como feminina de vôlei brasileiro estão entre as melhores do mundo.