Resumo das Regras do Handebol


Você conhece o handebol? A essência do jogo consiste no confronto entre duas equipes, cada uma formada por sete componentes (um goleiro e mais seis jogadores) que lançam e passam a bola com o objetivo de fazer gols no time adversário, usando a mão. Você vai ler a seguir um resumo das regras do handebol, para entender como tudo funciona nesse esporte.

Resumo das regras do handebol

Nada melhor do que assistir a uma partida de qualquer esporte e entender exatamente tudo o que acontece nela, não é mesmo? Por isso, se você ainda fica um pouco perdido quando o assunto é handebol, isso está prestes a mudar com o resumo que você vai ler a seguir a respeito das regras que regem essa modalidade:

Regras do Handebol

• Começando pela duração de um jogo de handebol que corresponde a 60 minutos no total. Dentro disso, há uma divisão de dois tempos de meia hora, com um intervalo entre eles. Se ao final de uma hora, o resultado estiver empatado, é necessário abrir uma prorrogação com mais dois tempos, tendo cinco minutos cada um deles.

• Se um mesmo jogador for se deslocar por mais três passos quando estiver com a posse de bola, precisa quicá-la continuamente no chão. Ou seja, semelhante ao basquete, no handebol o jogador não pode dar mais de três passos segurando a bola nas mãos, se não estiver quicando, precisa transferi-la para algum outro jogador.

• As partidas acontecem sob a supervisão de dois árbitros autorizados.

• Existe uma área que é delimitada para o goleiro e qualquer outro jogador não pode permanecer nela. No entanto, existe a possibilidade de que o atleta dê um salto e, enquanto está no ar, lance a bola para tentar marcar o gol.

• É expressamente proibido que um jogador arranque a bola das mãos do outro. O que pode acontecer, e de fato é o que mais acontece, é que um jogador tome a bola do seu adversário usando apenas uma das suas mãos e mantendo-a aberta.

• No handebol os jogadores usam o corpo para bloquear uns aos outros e isso é permitido de acordo com as regras da modalidade. No entanto, quando um atleta usa de qualquer tipo de agressão física (puxar ou empurrar, por exemplo) na tentativa de impedir que o oponente marque um gol, é marcado o tiro de 7 metros pelo juiz. É bem parecido com o que acontece no futebol de campo, quando há a cobrança de pênalti.

Além desse resumo das regras do handebol, é interessante saber que:

• A quadra é delimitada pelas linhas laterais e de fundo;
• A linha de 6 metros marca a área do goleiro;
• Nas cobranças de tiro de 7 metros, o espaço do goleiro é delimitado pela linha de 4 metros;
• A linha de 7 metros serve para marcar a posição correta para a cobrança do tiro que leva o mesmo nome;
• A linha dos 9 metros é usada na formação de barreiras de defesa, quando o time contrário vai cobrar uma falta.

A bola utilizada nos jogos de handebol deve ser revestida de couro ou de material sintético. Ela não pode ser colorida e nem ter um revestimento luminoso.

Breve histórico do handebol

Depois de ler um resumo das regras do handebol, é bom conhecer um pouco sobre a história do esporte também. Embora acredite-se que na França Medieval já era praticada uma modalidade esportiva similar ao handebol, ele foi oficialmente instituído no ano de 1919, por Karl Schelenz, um professor alemão.

Além da Alemanha, os primeiros países que começaram a ter disputas desse esporte foram a Áustria e a Suíça, logo depois que as regras foram publicadas na Federação Alemã de Ginástica.

No início, o handebol tinha algumas diferenças grandes em relação ao que é o esporte hoje. Para começar, os jogos não eram disputados nas quadras como são atualmente, mas sim em campos parecidos com os campos de futebol. Não bastasse isso, as equipes não eram formadas por sete jogadores, mas sim por onze, novamente, igual ao futebol.

A primeira partida internacional de handebol só aconteceu em 1925, entre a Alemanha e a Áustria. E os criadores do esporte levaram a pior nessa ocasião, perdendo por 6 a 3.

Em 1934 ele passou a ser considerado esporte olímpico pelo Comitê Olímpico Internacional. A sua estreia nesse evento aconteceu dois anos depois, em 1936, nas Olimpíadas de Berlim. Entre os seis países que disputaram, a Alemanha venceu e, ironicamente, sobre a Áustria, por um resultado de 10 a 6.

Nos dias de hoje, estima-se que o handebol seja praticado em mais de 180 países no mundo todo. Aqui no Brasil, a entidade responsável por coordenar o esporte é a Confederação Brasileira de Handebol, cuja sede fica em Aracaju, no Sergipe.

O Campeonato Mundial de Handebol, tanto feminino quanto masculino, é a competição mais importante do esporte.