Espanhol: La Culinaria en Español


A Espanha é um dos mais antigos países da Europa. Sua cultura atravessou os séculos sofrendo a influência de diversas outras culturas de povos que passaram por ali. A Espanha tem muitos traços árabes, já que a Península Ibérica sofreu uma grande invasão de muçulmanos ainda na Idade Média. A culinária espanhola é uma das mais marcantes da Europa e é baseada na culinária mediterrânea, já que os povos que sempre habitaram as terras às margens do Mar Mediterrâneo sempre promoveram intensos intercâmbios uns com os outros.

De forma geral a culinária espanhola possui é bem peculiar, mas possui alguns traços comuns a outras partes da Europa, como a presença do pão e do vinho para acompanhar praticamente todas as refeições. É possível conhecer um pouco da extensa culinária da Espanha nos diversos restaurantes espanhóis espalhados pelo Brasil. Mas se você quiser realmente saber o real sabor de um prato autêntico espanhol, é importante que você conheça o país de perto.

La Culinaria en Español

A paella

O principal prato típico espanhol é a paella. Ela possui dezenas de variações, principalmente pelo fato de que a própria Espanha é um país multicultural. Sua origem é dos arredores do que hoje é a cidade de Valência, fato que explica o porquê do nome deste prato ser conhecido como arroz valenciano em algumas regiões da Europa, principalmente em Portugal.

A paella é um prato que reúne frutos do mar, arroz, carne de galinha, entre outros ingredientes típicos da culinária espanhola. A paella autêntica e original não contava com frutos do mar. Sua composição era feita com carne de coelho, pato, galinha e o arroz com diversos tipos de feijão. No entanto, quando trouxeram o prato para a costa do país, a receita teve o acréscimo dos frutos do mar e, a partir daí, todos os demais países passaram a adotar esta receita mais “marítima” da paella espanhola.

Culinária das principais regiões espanholas

Um país multicultural, com regiões bem definidas não poderia ter uma culinária pouco diversificada. Para conhecer melhor a culinária espanhola é preciso entender e conhecer os principais pratos típicos de cada uma destas regiões.
• Madri: a região de Madri (a capital da Espanha) é uma região onde predominam os cozidos. O cozido madrileno é um prato feito à base de grão-de-bico, carnes e verduras. É um dos pratos mais simples da culinária espanhola como um todo;
• Catalunha: a região onde se encontra a cidade de Barcelona, a segunda cidade mais importante do país, possui uma culinária bem rica e baseada em frutos do mar. Nos principais restaurantes são servidos pães especiais com tomate como acompanhamento. O suquet é um molho feito com a calda do cozimento de alguns frutos do mar e é servido junto com estes pães, o que dá um gosto ainda mais peculiar e saboroso ao aperitivo;
• Castela e Leão: esta é uma região localizada mais no interior do país. Por conta disso, a presença de frutos do mar na sua culinária (tão encontrados na culinária e nos pratos de outras regiões) é pouco significativa. Logo, os principais pratos são os cozidos com carnes e legumes, principalmente com carne de carneiro, como o guiso de cordeiro;
• Ilhas Canárias: as ilhas Canárias são um arquipélago localizado já no Oceano Atlântico, mas que faz parte da Espanha. Sua culinária, embora a região seja um arquipélago, não é dotada de pratos importantes feitos com frutos do mar. O prato mais interessante das ilhas é a papa arrugada, um prato feito à base de batatas cozidas com bastante sal. A casca não é tirada e dá um gosto bem saboroso ao prato;
• Navarra, Andaluzia: duas regiões onde predominam os pratos feitos com frutos do mar. Outro ponto em comum é a presença de produtores dos mais importantes vinhos espanhóis nestas duas regiões, o que faz com que sejam famosas em todo o mundo.
• País Basco: conhecida por ter seus pratos preparados em brasas, a região do País Basco é um importante polo gastronômico do país. O prato chamado marmitako é preparado com atum, batatas e muita pimenta. Este é um prato feito por pescadores e costuma ser a principal refeição feita por eles entre os períodos de trabalho.

A culinária brasileira, principalmente a parte que trata dos pratos feitos à base de frutos do mar, foi muito influenciada pela culinária espanhola. Um ponto em comum é a grande utilização de alho e cebola como principais condimentos e temperos. A própria paella brasileira é pouco alterada em relação à paella espanhola.

Por mais que as pessoas acreditem que o consumo de vinho junto com as refeições seja uma tradição tradicional italiana, é igualmente tradicional o consumo deste tipo de bebida pelos espanhóis em suas refeições; Logo, há muito mais semelhanças entre um país e outro, já que eles são próximos um do outro e sempre tiveram influências um do outro.