Física,

Código de cores de resistores

Os resistores são amplamente usados em circuitos eletrônicos. A sua função é de converter energia elétrica em energia térmica. Por exemplo, eles estão presentes em chuveiros e lâmpadas de filamento. No caso dos condutores usados nos circuitos, que apresentam resistência térmica e dissipam tal energia por efeito joule, são chamados de resistores.

Código de cores de resistores

Os resistores, portanto, oferecem uma oposição de passagem de corrente elétrica por meio do seu material. A essa oposição é dado o nome de impedância, com unidade de medida em ohm. Elas causam a queda de tensão em alguma área do circuito elétrico, mas nunca ocasionam a queda do circuito elétrico, mesmo que limitem a corrente. A corrente elétrica que adentra o terminal do resistor será igual a que sai por outro terminal, apenas com queda de tensão. Por isso o resistor é usado para controle da corrente nos componentes.

Esses resistores podem ser variáveis e fixos. A partir disso são chamados de potenciômetros ou reostatos. Esse valor é mudado ao girar um eixo ou deslizando uma alavanca. O resistor que é considerado ideal possui resistência elétrica constante não importando a tensão ou corrente que está circulando.

Existem resistores com encapsulamento axial. Eles são finos e longos e possui material resistivo inserido da parte central e possuem, ainda, um metal posto em cada uma das extremidades.

Muitos resistores são bem pequenos e usados em computadores, feitos a partir da tecnologia de montagem superficial, a chamada SMT. Eles têm mais potência e são mais robustos com a intenção de dissipar o calor de forma eficiente.

O dispositivo é um dos mais usados em equipamento e tem função essencial para o bom funcionamento destes.

Código de cores dos resistores

Os que são feitos de carvão tem resistências diferenciadas e possuem um código de cores para determinar os valores. O valor da resistência fica impresso no resistor a partir de faixas coloridas. Tais faixas são provenientes de um código de cores preestabelecido.

Vale destacar que para determinar o valor da resistência de um resistor é possível fazê-lo a partir de um equipamento de medição chamado multímetro, ou por meio da tabela de cores. A segunda opção, tema desse artigo, visa justamente facilitar a identificação.

Como funciona a identificação das faixas

As faixas precisam ser lidas da extremidade para o centro e tem a seguinte regra:

• Primeira faixa: é a mais próxima da extremidade e faz indicação ao primeiro algarismo do valor da resistência.
• Segunda faixa: faz a indicação do segundo valor da resistência.
• Terceira faixa: faz a indicação de número de zeros que precisam ser colocados depois dos algarismos anteriores.

Em certos casos ainda há uma quarta faixa que demonstram o valor de imprecisão ou tolerância do valor da resistência. Nesse caso o prata significa 10% de imprecisão o dourado significa 5% de imprecisão e a ausência da quarta faixa significa imprecisão de 20%.

Os valores de cada cor são os seguintes:

• Preto – 0
  • Marrom – 1
  • Vermelho – 2
  • Laranja – 3
  • Amarelo – 4
  • Verde – 5
  • Azul – 6
  • Violeta – 7
  • Cinza – 8
  • Branco – 9

Em resistores o valor da primeira e da segunda faixa é correspondente a um número de dois algarismos e a terceira faixa é correspondente ao expoente da potência de 10 pelo qual o valor deve ser multiplicado, portanto:

• Dígito 0 corresponde ao multiplicador 1.
  • Dígito 1 corresponde ao multiplicador 10 elevado a 1.
  • Dígito 2 corresponde ao multiplicador 10 elevado a 2.
  • Dígito 3 corresponde ao multiplicador 10 elevado a 3.
  • Dígito 4 corresponde ao multiplicador 10 elevado a 4.
  • Dígito 5 corresponde ao multiplicador 10 elevado a 5.
  • Dígito 6 corresponde ao multiplicador 10 elevado a 6.
  • Dígito 7 corresponde ao multiplicador 10 elevado a 7.
  • Dígito 8 corresponde ao multiplicador 10 elevado a 8.
  • Dígito 9 corresponde ao multiplicador 10 elevado a 9.

O sistema é feito para simplificar a identificação dos resistores em qualquer equipamento, mas é preciso ficar atento à conversão dos valores.

Portanto quando um resistor possui a cor branca, vermelha e verde ele tem resistência de 92 x 10 elevado a quinta potência. Já quando o resistor é de 47 Ohm e tem a imprecisão no valor de 5% ele tem as cores amarela, violeta, preta e dourada.

Vale destacar que não há resistores com todos os valores de resistências. Apenas um pequeno conjunto de valores. Para conseguir valores intermediários, usa-se associação dos resistores quando o valor é preciso ou uso de resistores variáveis como é o caso do potenciômetro.

Este aparelho não mede a potência como pode-se pensar, ele apenas é um resistor que pode ser ajustado. Por exemplo, eles são encontrados e usados em controle de volume de som em amplificadores.

Para verificar o valor exato é preciso estar muito atendo a tabela de cores do resistor. Existem diversos conversores online para facilitar a resolução desse valor de uma maneira mais prática e rápida.