A região Nordeste


Aprenda mais sobre essa região tão importante para o Brasil, tanto em questões econômicas quanto populacionais. Descubra as curiosidades da região, os pontos mais importantes e o que a região nordeste tem de melhor para oferecer.

A região Nordeste

O Brasil é dividido em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A região nordeste possui a segunda maior população do país e um território que pode ser comparado ao da Mongólia devido à sua extensão. Além disso, é também a região Nordeste do Brasil é a que possui o maior número de estados, se comparada com outras. A região nordeste é formada pelos seguintes estados:

Nordeste

* Bahia
* Alagoas
* Ceará
* Piauí
* Paraíba
* Maranhão
* Pernambuco
* Sergipe
* Rio Grande do Norte

Por ser bastante extensa, a região nordeste possui características físicas diferentes e geográficas e também é dividida de acordo com estas diferenças:

* Meio nordeste
* Sertão
* Agreste
* Zona da Mata

A região nordeste do Brasil sempre teve um papel muito importante para todo o país. Lá ocorreu o início da colonização brasileira, por Portugal, pois foi onde aconteceu o descobrimento na cidade de Porto Seguro. Durante um primeiro momento da nossa história, o nordeste foi uma região de colonização exploratória, que se configura basicamente como a retirada de Pau-Brasil da região a fim de extrair uma tinta, muito utilizada nas roupas europeias. Esta colonização exploratória trouxe muitas riquezas para a coroa portuguesa e foi também a responsável pela quase total extinção da árvore símbolo do nosso país.

Depois, durante o período das capitanias hereditárias, foi fundado na região nordeste, a então Vila de Olinda (onde hoje é a cidade de Olinda) e mais tarde no ano de 1549, a primeira capital do Brasil, Salvador. Portanto a região nordeste foi durante muitos anos, o centro do país, inclusive economicamente, tendo o Pau-Brasil e a cana-de-açúcar como principal fonte de renda.
Por ser muito importante economicamente e possuir produtos muito desejados pelos europeus, a região nordeste foi invadida pela França onde atualmente é a cidade de São Luiz do Maranhão, e também pela Espanha, em Pernambuco. O Recife, já foi chamado de Brasil Holandês e foi governado por Maurício de Nassau, um conde Alemão.

Por esta razão, a região nordeste possui uma população bastante diversificada, composta por brancos, negros, pardos e índios, o que enriquece ainda mais a cultura da região.

Dados geográficos e sociais da região nordeste

Economicamente falando, a região é a terceira mais importante do país, porém também possui grande diferença de renda entre os mais ricos e mais pobres. Esta diferença diminuiu de forma bastante acentuada a partir do ano 2000 e tem mantido um crescimento positivo mesmo em períodos de crise econômica mundial.

A região nordeste também vem se destacando como polos de tecnologia e ciência. Um bom exemplo disso é o Porto Digital que fica em Recife, que se tornou referência mundial no desenvolvimento de softwares. Outro exemplo de expansão científica da região e que foi criado a fim de acabar com a centralização da pesquisa no Brasil, é o Instituto Nacional de Neurociências de Natal.
A educação também é um ponto forte da região nordeste do Brasil. Tudo começou com a tradição dos jesuítas de trazer boas escolas durante a colonização. Três universidades da região estão entre as mil melhores do mundo e a região também se destaca na formação tecnológica e tem crescido consideravelmente na área têxtil, se tornando um grande polo de moda nacional.

A região nordeste corresponde à 18% de todo o território nacional e é região que possui a maior costa litorânea do país. Trata-se de uma região conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, o que faz do turismo a principal fonte de riqueza de todos os estados, e encanta turistas do mundo todo, que vem procurar em seu clima sempre ameno, um local paradisíaco. Entre os locais mais procurados por turistas podemos citar:

* Arraial D’Ajuda
* Morro de São Paulo
* Atalaia
* Pirambu
* Porto de Galinhas
* Itamaracá
* Jericoacoara
* Canoa Quebrada
* Fernando de Noronha
* Chapada Diamantina
* Parque dos Lençóis Maranhenses

Outro fator que atrai tantas pessoas é a cultura do local, com um artesanato único, expressões musicais, literatura e de artes bastante diversificado. Como os eventos e festividades mais famosos podemos considerar o carnaval, que é considerado a maior festa popular do planeta.

Apesar de tantas coisas positivas a região nordeste sofre com muitos problemas sociais, que vão desde a divisão de latifúndios, concentração de renda, secas que dificultam o plantio, baixa produtividade na indústria e pouca diversificação industrial. Grande parte das cidades localizadas no interior do nordeste sofre com baixos índices de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) difícil acesso à educação de qualidade, saúde e infraestrutura, o que acaba por ser a principal causa de uma grande migração nordestina para a região sudeste, em busca de melhores condições de vida.