Abmapro – Certificação de Qualidade


Com o objetivo de facilitar e simplificar o fornecimento de marcas próprias ao setor de varejo, a ABMAPRO (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização) criou e desenvolveu a Certificação de Qualidade. O padrão foi desenvolvido por grandes empresas do mercado nacional, como Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Bureau Veritas e SGS e promove diversos benefícios para as marcas próprias criadas no Brasil, como a redução do valor final dos produtos, entre outras vantagens.

Com 3 tipos de certificados diferentes, a Abmapro – Certificação de Qualidade, desde que criou o sistema, é responsável por indicar quais são as marcas próprias que trabalham de forma regular, atuam com responsabilidade social, promovem a saúde e a segurança no trabalho, respeitam o meio ambiente e fabricam produtos de qualidade. Os certificados da ABMAPRO são divididos pelos níveis I, II e III e a marca precisa atender aos requisitos do sistema para obter os selos em seus produtos.

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A iniciativa da Abmapro – Certificação de Qualidade conta com o apoio de algumas das entidades regulamentadoras mais importantes do país, como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e o PROCON (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), que são responsáveis por atestar e comprovar a qualidade de diversos tipos de produtos comercializados no Brasil.

Os tipos de certificado ABMAPRO

A Abmapro – Certificação de Qualidade emite 3 níveis diferentes de certificados para os produtos de marca própria. São eles:

• ABMAPRO Certificação Nível III: as exigências desse certificado incluem as boas práticas de fabricação e controle de qualidade e serve para atestar que a marca possui legalidade em relação aos aspectos trabalhistas, ambientais, saúde e segurança do trabalho, além de ter as devidas licenças de funcionamento emitidas pelos órgãos responsáveis;

• ABMAPRO Certificação Nível II: dispõe de todas as exigências do nível III e inclui as evidências do atendimento e procedimentos adicionais de regras que são focadas na garantia de qualidade, segurança do produto, segurança, saúde, responsabilidade social e meio ambiente. Para obter este certificado, os fabricantes de alimentos devem, obrigatoriamente, ter o sistema HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) completo e já implementado;

• ABMAPRO Certificação Nível I: dispõe de todas as exigências do nível III e II e serve, ainda, para demonstrar que a marca aderiu ao sistema de gestão para todos os aspectos da certificação ABMAPRO, o que inclui segurança do produto, qualidade, segurança, saúde, responsabilidade social e meio ambiente.

Em relação aos certificados da associação, as entidades responsáveis pela auditoria que atesta a qualidade dos produtos são: a Bureau Veritas, a SGS e a DNV. A ABMAPRO, por sua vez, é uma organização sem fins lucrativos e aberta à todas as marcas próprias ou terceirizadas interessadas na cadeia de fornecimento.

Os Princípios da ABMAPRO

Representante do setor de Marcas Próprias e Terceirização, a ABMAPRO foi criada em 2006 na cidade de São Paulo. Responsável por indicar os parâmetros de qualidade dos produtos desenvolvidos no país, a organização atua de acordo com padrões internacionais e nacionais e trabalha apoiada em diversos princípios, que são, consequentemente, adotados pelos certificados que a ABMAPRO emite aos produtores.

Entre os princípios da Abmapro – Certificação de Qualidade estão:

• O Caráter Voluntário, que permite aos fornecedores requerer a certificação de forma espontânea;
• O Caráter Público, já que a ABMAPRO é uma entidade sem fins lucrativos e aberta a todos os interessados em suas certificações;
• A Confidencialidade, haja visto que a organização protege 100% das informações coletadas durante os processos;
• A Responsabilidade, já que a ABMAPRO atesta os aspectos legais de segurança, qualidade dos produtos, saúde, além de aspectos relacionados ao meio ambiente e à responsabilidade social.

Por que ter uma Certificação da ABMAPRO?

As certificações de qualidade emitidas pela ABMAPRO garantem benefícios não apenas ao consumidor final dos produtos de marca própria ou terceirizados, mas também propõem diversas vantagens aos fornecedores desses produtos. Com um certificado da associação, os fornecedores têm menos gastos em relação à auditoria de seus produtos e, dessa forma, podem oferecer preços melhores no momento de vendê-los.

Além disso, um dos principais objetivos da representante das Marcas Próprias e Terceirização são o de impulsionar o mercado desse setor e fazer com que a produção deste cresça ainda mais no Brasil. Dessa forma, ter um certificado da ABMAPRO é algo que proporciona acréscimo na lucratividade e arrecadação e também a redução de burocracias em relação à auditoria, que antes desses certificados causavam diversos gastos e aos produtores.

Com a Abmapro – Certificação de Qualidade, portanto, saem ganhando os produtores, os fornecedores, os varejistas e também os consumidores dos produtos de marcas próprias ou advindos da terceirização. Sobretudo, o maior benefício é poder comprovar ao consumidor final que ele vai consumir um tipo de produto que respeita todas as regras e exigências rigorosas propostas pelos padrões internacionais.