Geografia do Brasil,

O turismo na Região Sul

O Brasil é conhecido por sua diversidade cultura, belas paisagens, praias paradisíacas e muita história. Com a região Sul não é diferente. O turismo na região se dá por conta das paisagens exuberantes, o legado deixado pelos imigrantes portugueses, alemães, italianos, poloneses, holandeses, ucranianos, entre outros.

O turismo na Região Sul

A maior parte das atrações turísticas dos estados sulistas está nas composições de prédios, vilas e igrejas. Isso porque o modo como as casas e cidades foram construídas difere muito das outras regiões brasileiras. A cultura forte dos imigrantes ainda presentes nas vidas, culinária e festividades dos moradores da região Sul também é um ponto tradicional da região, como a festa da uva e a Oktoberfest, por exemplo.

Conheça como é o turismo na Região Sul

Para desvendar ainda mais os motivos que fazem dos três estados um dos pontos mais escolhidos pelos turistas de todo o mundo, vamos listar as belezas de cada um e apontar os principais pontos turísticos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Paraná

Com área de mais de 199.300 km2 e população superior a 11 milhões de moradores, o Paraná é o único estado do Sul a fazer fronteira com outros estados brasileiros. Sua capital, Curitiba é conhecida pela qualidade de seu transporte público, educação dos moradores e também pelas belezas naturais.

Com clima subtropical úmido e uma imensa quantidade de pinheirais, a região teve uma boa participação espanhola em sua colonização. O terreno paranaense é o mais alto da região Sul, com mais de 50% do relevo em altitude acima de 600 metros e apenas 3% abaixo dos 300 metros.

Entre os pontos turísticos estão o Parque Nacional do Superagui, com quase 34 mil hectares a área abrange a Ilha das Peças e também as ilhas Pinheirinho e Pinheiro. O local é essencial para a fauna marinha e possui praias desertas, manguezais e restingas. A Praia Deserta tem mais de 38 quilômetros de praias virgens que podem ser apreciadas por caminhadas e bicicleta.

O ecossistema é reconhecido pela UNESCO com Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade por conta de sua extensa Mata Atlântica e pela Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba.

Outros pontos de turismo do Paraná:

• Ilha dos Currais
  • Rio Nhundiaquara
  • Salto Parati
  • Ilha do Itacolomi
  • Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso
  • Cataratas do Iguaçu
  • A cidade planejada de Curitiba

Santa Catarina

O estado de Santa Catarina é o 11º no ranking de mais populosos do Brasil, com área de mais de 95.700 km2 e mais de 6 milhões e 800 mil habitantes. Sua capital é também a cidade mais procurada pelos turistas. Santa Catarina é uma boa opção para famílias, aventureiros e surfistas e tem um litoral de beleza única e águas geladas e de cores vívidas e transparentes.

O clima da região também é convidativo, subtropical úmido, com um friozinho que atraia muitos turistas no inverno. Por conta das variações de Cfa e Cfb a região apresenta as menores temperaturas nas regiões serranas e as maiores no litoral. As florestas ocupam mais de 60% de todo o território de Santa Catarina e apresenta regiões mistas de araucárias e latifoliadas e regiões com apenas florestas latifoliadas.

As festas são também parte importante do turismo da região Sul. Entre elas: a Oktoberfest, que reúne milhares de pessoas em um único lugar, a Fenaostra e Tirolerfest, que comemora a imigração austríaca da região.

Entre as praias mais procuradas pelos visitantes estão:

• Balneário Camboriú
  • Florianópolis
  • Praia do Canto – Grande
  • Praia do Perequê
  • Praia do Buraco
  • Praia do Estaleiro
  • Praia de Zimbros
  • Praia do Cardoso
  • Praia do Araçá
  • Praia do Mariscal

Outros locais procurados pelos turistas são as cachoeiras do Avencal Pedra Furada. A Serra do Corvo Branco, o Rio Sete Quedas, a Cascatas Véu da Noiva e o Morro da Igreja.

Rio Grande do Sul

O estado mais extremo sul brasileiro é o 9º em extensão territorial (281.739 km2) e o 5º mais populoso com mais de 11 milhões de habitantes. Sua capital, Porto Alegre é considerada uma região rica e com grande expectativa de vida.

De clima subtropical, a região foi alvo de diversas lutas de povos europeus na época da colonização e já tentou ser um País. Mas o que mais chama a atenção na região, são seus pampas, cânions e montanhas de uma beleza ímpar. Por ano são mais de 2 milhões de visitantes de fora do Brasil, a maioria em busca de praias do seu litoral norte.

As serras também são escolhidas, principalmente no inverno como as cidades de Canela e Gramado. As temperaturas baixas também levam visitantes para cidades como Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Caxias do Sul.

Os Vinhedos da região são também uma boa escolha para quem aprecia um bom vinho. Garibaldi e Bento Gonçalves fazem parte do Vale dos Vinhedos e são ótimas opções para enólogos e turistas com conhecimento na arte de apreciar boas plantações e uvas.

Entre os pontos mais visitados estão:

• Parque Nacional da Serra Geral
  • Cânion do Itaimbenzinho