África Atlântica


A África Atlântica é a parte do continente africano banhada pelo oceano atlântico. Tal parte corresponde, mais precisamente, a área costeira ocidental do continente, por isso muitas vezes é também chamada de África Ocidental. Foi dessa região que houve um intenso comércio de escravos no passado, que eram retirados dos seus locais de origem e enviados para o continente americano.

africa atlantica

A África Atlântica é constituída por alguns países. São eles:
– Senegal
– Mauritânia
– Angola
– Níger
– República do Congo
– República Democrática do Congo
– São Tomé e Príncipe
– Camarões
– Nigéria
– Benin
– Togo
– Gana
– Costa do Marfim
– Libéria
– Serra Leoa
– Guiné Bissau
– Guiné
– Gâmbia
– Burkina Faso
A África comporta nações de diferentes culturas e costumes. Esses da região ocidental, por exemplo, contam com uma ampla variedade cultura, composta por povos que, ao longo dos séculos, construíram uma riquíssima história.

As características da África Atlântica

As características de alguns dos países que constituem essa região do continente são:
– Senegal: País que faz fronteira com o oceano Atlântico, Mauritânia, Mali, Guiné Bissau e Guiné. Esse país é uma das nações que constitui a chamada Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental. O atual idioma oficial do Senegal é o francês, porém é falado por uma parcela da população que teve ensino baseado nas escolas fundadas ainda na era colonial.
A religião dominante no país é o islã e chegou à região em meados do século XI.
O Senegal é dividido em algumas regiões. Algumas delas são Dakar, Diourbel, Louga, Matam, Kaffrine, Sant-Louis, entre outras.

– Mauritânia: Além de fazer fronteira com o Oceano Atlântico, também faz divisa com o Senegal, bem como está localizado na região do deserto do Saara. A capital da Mauritânia é Nouakchott e está localizada na região costeira do Oceano Atlântico.
A Mauritânia é um país que no passado foi colonizado por franceses e atualmente é o vigésimo nono país do mundo em extensão, possuindo a maior parte do seu território constituído por planícies. Além disso, boa parte do seu espaço territorial possui características desérticas.

– Angola: País que possui em seu passado forte ligação com a cultura lusitana por causa da colonização portuguesa. A Angola é marcada pela presença de famosos grupos guerrilheiros que no passado lutaram em prol da independência do país. Entre esses grupos estão o Movimento Popular de Libertação da Angola (MPLA) e o Frente Nacional de Libertação da Angola (FNLA).
Angola está dividida entre uma faixa costeira de caráter árido. Essa faixa se estende desde o território da Namíbia até Luanda.
O português é a língua oficial do país. Além disso, a religião cristã é muito forte em Angola.

– Níger: É um país que apresenta um baixo índice de desenvolvimento humano, sofrendo com graves problemas de miséria e desnutrição. Boa parte do território do Níger faz parte do deserto do Saara, com o terreno formado basicamente por planícies, tendo como clima predominante o subtropical, geralmente quente e seco.

– República do Congo: Algumas vezes é confundido com o país vizinho que é a República Federativa do Congo. Esse é um país de destaque internacional e faz parte da ONU e também da União Africana.

– República Democrática do Congo: No passado era conhecida como Zaire e é atualmente um dos maiores países em extensão do continente africano.
O país é marcado pela presença do rio Congo e também por florestas densas, dotadas de montanhas e vales. O clima da região é predominantemente equatorial.
São Tomé e Príncipe: Localizado no Golfo da Guiné e composto por duas ilhas dominantes, que são a Ilha de São Tomé e a Ilha do Príncipe. Essa região fica situada próxima da linha do equador, recebendo assim um clima quente e úmido.

– Camarões: Faz fronteira com a Nigéria e tem o seu litoral localizado no Golfo de Biafra. A República dos Camarões é dotada de uma imensa diversidade cultural, marcada por um território que inclui montanhas, planícies, savanas e também florestas.
As línguas oficiais são o inglês e o francês. Já a religião se divide entre cristianismo, islamismo e algumas crenças tribais.

– Nigéria: País de forte influência inglesa por causa da colonização britânica, a Nigéria é atualmente uma das potências da África e é a vigésima sexta maior economia mundial. Além disso, ela se destaca pela sua crescente indústria cinematográfica.

– Benin: No passado, o território onde atualmente é situado Benin, era conhecido como “A Costa dos Escravos”, por causa do forte comércio de escravos para o Novo Mundo.
Benin é um país atravessado pela linha do equador, marcado por pouca quantidade de chuvas e clima seco.

O oeste da África

O que marca os países da África Atlântica é a diversidade cultural. Essa região da África é o lar de inúmeras culturas milenares, com religiões ancestrais bem particulares e um vasto número de idiomas e dialetos.
A África Atlântica é uma das regiões mais ricas em termos culturais do planeta.