Características, Tipos de Solo e Vegetação do Cerrado, Caatinga e Mares de Morros

Geografia,

Características, Tipos de Solo e Vegetação

Entre os biomas brasileiros, temos o Cerrado, que é o segundo maior do nosso país. Ele possui uma grande diversidade em sua flora, bem como em sua fauna. Além dele, também temos a Caatinga, que pertence somente ao território brasileiro. Por outro lado, os mares de morros são várias elevações juntas com aparência que remete às ondas dos mares.

Características do Cerrado brasileiro

Ele apresenta a maior predominância de vegetações gramíneas e lembra as savanas africanas, porém possui maior quantidade de riquezas naturais. Diante disso, esse bioma abrange partes do Nordeste, do Centro-Oeste, Sudeste e Norte. Dessa forma, os estados de São Paulo, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Goiás, por exemplo, fazem parte do Cerrado. Além desses, também envolvem os estados do Mato Grosso do Sul, Piauí, Bahia e o Distrito Federal.

O seu solo apresenta cor avermelhada e é composto de alguns minerais, porém possui poucos nutrientes naturais. Diante dessa situação, métodos foram desenvolvidos, como a adubação com os minérios de potássio e fosfato. Como o solo do Cerrado é bastante ácido, também é utilizado o calcário para controlar essa questão, o que chamamos de calagem.

A vegetação desse bioma contém árvores de altitudes variadas, normalmente médias ou altas. Contudo, suas raízes podem chegar até os lençóis freáticos, obtendo comprimentos superiores aos dez metros. O Cerrado apresenta clima semiúmido e tropical, com vegetações em formato de arbusto e de herbáceas.

Entre os animais presentes no ambiente do Cerrado, temos a ariranha, o tatu-peba e o porco-espinho, por exemplo. Assim também, há o cachorro-do-mato, o lobo-guará, a jiboia, o urubu caçador, o tucano e anta, entre outros.

Características da Caatinga e dos Mares de Morros

A Caatinga possui clima semiárido e está localizada, por exemplo, nos estados do Piauí, Bahia, Pernambuco. Além desses, também abrange Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.

O solo desse bioma contém pouca matéria orgânica, porém possui um maior volume de minerais Além disso, recebe pouca quantidade de chuvas e tem sua profundidade reduzida devido à falta de chuvas em suas regiões. Com isso, ela tem um solo normalmente seco e pedregoso.

As vegetações da Caatinga contêm árvores sem folhas nos períodos de estiagem, bem como possuem flores e folhas nos dias chuvosos. Diante dessas situações, as suas plantas são xerófilas, ou seja, conseguem resistir à falta de água, como os cactos.

A Caatinga também possui uma grande diversidade de animais de várias espécies. Dentre eles, podemos citar a ararinha-azul, a asa branca, o gato selvagem, o tamanduá-bandeira e a cutia, entre outros.

Já os Mares de Morros abrangem múltiplas elevações no litoral do Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil. Logo, os lugares que apresentam esses morros são os estados do Paraná, Bahia, Pernambuco e Espírito Santo, por exemplo. Além deles, Rio de Janeiro, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Sul, Sergipe, Santa Catarina também possuem esse relevo. Assim como Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Com isso, esse relevo envolve, basicamente, planaltos e depressões. Ao mesmo tempo, há uma grande variedade de espécies de animais, como mico-leão-dourado, lontra e capivara, entre outros.

Por outro lado, a vegetação dessas regiões abrange, principalmente, a Mata Atlântica. Dessa forma, várias vegetações estão presentes, como as bromélias, palmeiras, orquídeas, jambo, peroba, cedro e demais espécies.