Eletricidade e energias renováveis


As fontes de energia renováveis são as principais apostas em todo o mundo, pois permitem diminuir os efeitos colaterais das fontes tradicionais, como a hidrelétrica, a nuclear e a termoelétrica. Através de projetos e campanhas que demonstram o quão importante a energia renovável é para a sociedade, muitas pessoas começaram a apostar em métodos de produzir sua própria energia com a ajuda de recursos renováveis ou cobrando seus líderes para tal.

De forma clara a energia renovável é aquela que é produzida com o auxílio de alguns recursos considerados não esgotáveis. Ou seja, a pessoa pode produzi-la através de métodos distintos e ainda consegue manter o seu uso por um longo tempo sem ocorrer o esgotamento da sua fonte. São várias fontes renováveis de energia que permitem qualquer pessoa utilizar, basta ter acesso a equipamentos distintos os quais ajudam a captar a energia de maneira útil e eficiente.

energias renováveis

Entre as fontes renováveis de energia mais utilizadas, é possível citar a energia solar, a eólica, a biomassa e diversos outros modelos de fontes que nos dias atuais já fazem parte da rotina de milhares de pessoas. Inclusive, há muitas empresas que desejam diminuir o consumo de energia e os impactos que possuem em todo o meio ambiente, e apostam nessas fontes por entender o quanto elas podem ser úteis não só para a empresa, e sim para todo o planeta.

O fato de apostar no uso de energias renováveis é importante, pois pode diminuir a dependência de todos os serem humanos quanto às fontes energéticas externas. O uso das energias que são consideradas renováveis torna-se ainda mais útil por serem fontes inesgotáveis e que de certo modo não prejudicam o meio ambiente, ao contrário da energia que prevalece nos dias atuais em todo o mundo que passam a ser produzidas através de recursos considerados limitados e prejudiciais ao meio ambiente.

Tipos de fontes de energia renováveis

Essas fontes de energia renováveis passam a ser consideradas uma opção consciente e mais interessante para o planeta, pelo fato de utilizar como matéria-prima elementos que não correm o risco de prejudicar o planeta por contaminação de solo e rios ou esgotamento de recursos naturais. Produzir a sua própria energia passou ser algo indispensável para as pessoas, principalmente aquelas que fazem questão de adotar algo que é mais consciente.

Entre as fontes de energia renováveis, é possível encontrar a solar que, tecnicamente, é uma das mais utilizadas em residências. Através de placas solares é possível captar os raios do sol com o intuito de gerar energia suficiente para o imóvel ou ajudar com a energia tradicional. De fato, é uma fonte inesgotável e também é muito potente, pois depende da radiação solar emitida sobre a Terra. Essa radiação permite ter duas formas de utilização, uma delas é a fotovoltaica e a outra a térmica.

A outra opção é a energia eólica, que passa a ser produzida através da força promovida por ventos. O interessante e que a energia produzida pelos ventos não emite poluentes na atmosfera, o que permite utilizá-la sem qualquer problema. Essa energia ocorre a partir das usinas eólicas, que utilizam uma espécie de cata-vento em tamanho grande, instalados nos locais com uma grande movimentação de massas de ar durante todo o ano para que a energia seja produzida.

Outra opção também é a energia da biomassa que passa a ser feita ao longo da transformação de produtos considerados de origem vegetal, o que permite que sua queima produza a energia. Ela é considerada renovável porque pode ser plantada e replantada diversas vezes sem prejudicar o meio ambiente, já que as plantas envolvidas no processo ajudam a combater os gases que são criados a partir da queima.

Motivos para apostar nas Energias Renováveis

– Apostar no uso de energias renováveis é um fato que permite diminuir o consumo de energia, logo os recursos naturais que se esgotam passam a ser menos consumidos.

– Pode ser uma opção mais cara para conseguir se instalar, mas no final a energia renovável irá valer mais a pena pela sua facilidade e terá um grande impacto nas contas de luz.

– Essas energias renováveis são consideradas ótimas fontes para ajudar a combater o aumento do efeito estufa e também reduzir a dependência do mundo para as fontes de energia externas.

– O interessante é que as energias renováveis passam a favorecer o desenvolvimento geral dos locais que as produzem, permitindo explorar os recursos desses locais e até mesmo gerar empregos.

A maioria das fontes de energias renováveis é de origem natural, ou seja, optando por essa energia está colaborando com o meio ambiente e até mesmo permite diminuir seus gastos.

– Mesmo sendo uma grande aposta nos dias atuais, ainda é muito difícil encontrar tecnologias que permitam utilizar as fontes de energias renováveis em grande escala.