Eras Geológicas


Dentro da escala de tempo geológico temos a era, que se subdivide de um éon, que é a maior subdivisão dentro dessa escala, ficando atrás apenas de um supereon. O único supereon existente é o Pré-Cambriano. Em 1957, foi proposta a utilização a escala aeon, que seria uma unidade de tempo de 1 Ga, mil milhões de anos. Essa escala foi rejeitada pela comunidade científica.

Dentro das eras existem subdivisões, que são chamadas de períodos. O órgão responsável pela definição e classificação das eras geológicas chama-se Comissão Internacional de Estratigrafia (no original, em inglês, The International Commission on Stratigraphy – ICS), que é um corpo científico submetido à União Internacional das Ciências Geológicas (Internacional Union of Geological Sciences).

Geológicas

Eras Geológicas

O planeta Terra possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos, e, sendo assim, foi necessário dividir toda sua história em períodos de tempo chamados eras geológicas. Desde seu surgimento, o planeta passou por diversas transformações em sua estrutura, composição e forma. A divisão em eras ajuda na compreensão e no estudo da vida da Terra.

A periodização do histórico geológico da Terra é feito através de achados fósseis e da análise de rochas antigas. O material para estudo é datado com ajuda de aparelhos especiais. A história do planeta é dividida, então, em cinco grandes eras:

* Arqueozoica
* Proterozoica
* Paleozoica
* Mesozoica
* Cenozoica

A ciência trabalha com dois diferentes tipos de tempo. Primeiramente, o tempo geológico, que trabalha com grandes escalas, e é medido na casa dos milhões ou, até mesmo, bilhões de anos. Já o tempo histórico possui escalas bem menores, tratando especialmente da vida humana, desde o surgimento dos primeiros agrupamentos de seres humanos (chamado de pré-história) até o surgimento da escrita, e aí em diante, até os dias de hoje (história).

O tempo da vida humana sobre o planeta é extremamente pequeno se comparado ao surgimento do planeta. A título de comparação, se todo o tempo terrestre fosse resumido em um dia, a história (ou seja, o surgimento e desenvolvimento da vida humana) ocuparia apenas os últimos três segundos desse dia. Os dinossauros viveram sobre o planeta aproximadamente 100 milhões de anos, enquanto o homem, apenas 1,6 milhões.

Divisões das eras

Leia sobre cada uma das eras geológicas e suas respectivas características:

* Era Arqueozoica: Esse período se passou entre 3,8 bilhões e 2,5 bilhões de anos atrás. No início dessa era, a Terra era cerca de três vezes mais quente do que hoje. Era frequentemente atingida por meteoros, e milhares de vulcões estavam em atividade. Nesse período, surgiram as primeiras células (organismos unicelulares). Por ações de dobramento, surgiram as primeiras cadeias montanhosas. O vapor da água originário do interior da crosta formam os oceanos.

* Era Proterozoica: Período terrestre que se passou entre 2,5 bilhões e 540 milhões de anos atrás. Os organismos multicelulares, que são formas de vida mais complexas, começaram a aparecer na terra devido ao surgimento da camada de ozônio, há cerca de 2 bilhões de anos. A camada de ozônio criou uma proteção contra os raios solares, favorecendo novas formas de vida. Os continentes começaram a se formar, e um acúmulo de oxigênio apareceu na litosfera.

* Era Paleozoica: Aconteceu de 540 milhões de anos a 250 milhões de anos atrás. Nesse período, foram surgindo os primeiros animais vertebrados. Eles viviam nos mares, possuíam forma de um peixe bastante primitivo. Os animais marinhos começaram a sair da água 350 milhões de anos atrás, processo que durou muito tempo e deu origem aos primeiros anfíbios. Surgiu também a Pangeia, nome do supercontinente que mais tarde se dividiu. Os insetos também começaram a aparecer nessa era. As trilobitas, um animal artrópode, era o ser vivo típico desse período. Muitas espécies de répteis foram surgindo no final da Era Paleozoica. Esses animais deram origem, mais tarde, aos dinossauros.

* Era Mesozoica: Período da Terra entre 250 milhões de anos e 65,5 milhões de anos atrás. As plantas começaram a desenvolver flores, e os primeiros mamíferos surgiram, por volta de 200 milhões de anos. Ainda que fossem bastante desenvolvidos, não passavam do tamanho de um rato. Na Era Mesozoica, os dinossauros dominavam todo o planeta.

* Era Cenozoica: É o período que vai de 65,5 milhões de anos atrás até o presente. Os dinossauros, que dominavam a Terra, acabaram desaparecendo de forma misteriosa no início dessa era, muito provavelmente devido a uma colisão de um meteorito com o planeta. Aconteceu a formação das cadeias montanhosas e o grande desenvolvimento das várias espécies de animais mamíferos. Eles foram se tornando maiores, mais complexos e diversificados. O planeta foi tomando a forma atual com o término da deriva continental (migração dos continentes). O Australopitecos surge por volta de 3,9 milhões de anos atrás na África. Esse hominídeo, já extinto, tinha características extremamente complexas. O homo sapiens surgiu entre 130 mil e 200 mil anos atrás.