França: Dados Gerais


Certamente você já deve ter visto várias fotos de casais apaixonados na França, mas além de ser um dos destinos mais procurados pelos românticos de plantão a França também é um das maiores potências da União Europeia.

Este artigo tem a função de tentar mostrar, de maneira resumida, um pouco mais desta nação.

França

Dados Gerais

Em termos de território a França é o maior país da União Europeia, estendendo-se do Mar do Norte ao Mediterrâneo e formada, em sua maioria, por paisagens montanhosas, não é a toa que é dona do ponto mais alto da Europa Ocidental, o Pico do Monte Branco.

Com uma área de 543.965 Km2 tem uma população de 65,6 milhões de habitantes, sua capital é Paris e a moeda oficial o Euro. Seu nome oficial é República Francesa e tem um governo do tipo “República Constitucional Unitária Semipresidencialista”. Além disso, é dividida em 22 regiões administrativas, as quais são subdivididas em departamentos.

Localizada a oeste da Europa tem um fuso horário com quatro horas a mais se comparada ao horário oficial de Brasília. Seu clima é temperado oceânico e mediterrâneo.

A língua oficial é o francês e as regionais o bretão e o basco. Na religião apresenta muita diversificação sendo que a grande maioria é de cristãos (68%), o restante divide-se em: 16% agnosticismo, 9,2% islamismo, 4% ateísmo e 2,8% da população pertencem a outras.

Região de extremo crescimento onde o PIB é de US$ 2,73 trilhões ao ano.

Economia

Considerada a quinta maior potência do mundo é integrante do G8. Pode-se dizer que o país possui uma economia mista, combinando iniciativa privada extensa, empresas estatais e intervenção do governo.

Falando em governo, pode-se dizer que este tem grande influencia sobre alguns importantes segmentos da economia, como é o caso da infra-estrutura. Além disso, é bom citar que a França é o lar de uma das mais importantes indústrias espaciais do mundo, liderada pelo consórcio “Airbus”.

No último ano – 2014 – os principais setores da economia francesa podem ser classificados da seguinte forma: administração pública, defesa, educação, saúde e serviços sociais. É importante salientar que nos setores de importação e exportação Alemanha, Itália e Bélgica são importantes parceiros dos franceses.

Outra importante força no setor econômico do país é o turismo, afinal, a França é considerada o maior destino turístico do mundo, com pouco mais de 80 milhões de turistas ao ano. E este dado não é a toa, afinal a França é a casa de grandes museus, como por exemplo, o Louvre (museu de arte mais visitado do mundo).

Infraestrutura: energia e transportes

A maior matriz energética do país é a nuclear que conta com a capacidade de 56 usinas. Além disso, se comparada aos sete países mais industrializados do mundo a França é o que menos emite dióxido de carbono.

Sobre o transporte podemos citar outro dado grandioso: A rede ferroviária da França, com cerca de 31.840 quilômetros, é a maior da Europa Ocidental. Além disso, o país tem a disposição um dos serviços de transporte mais rápido e eficiente do mundo o “Eurotúnel”.

Os serviços de bonde, ônibus e metrô complementam o da rede ferroviária. Para, além disso, as estradas e ferrovias do país comportam um intenso tráfego internacional e conecta os franceses a países como Bélgica, Espanha, Suíça, Alemanha e Itália.

O sistema de transporte aéreo também é muito eficiente, tanto é que a França é dona de 478 aeroportos. Mas, é claro que não podemos deixar de lado os portos que tem importante papel nas exportações.

Saúde e educação

O sistema de saúde francês já foi eleito, por duas vezes pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como um dos mais efetivos do mundo. Lá o sistema de saúde é livre para pacientes com doenças crônicas. Também é em decorrência de um sistema de saúde de qualidade que a expectativa de vida dos franceses é de 77 anos.

Com relação a educação o sistema é centralizado e dividido em três momentos: primário, secundário e ensino superior. De acordo com dados internacionais o programa de educação francês é 25º em uma escala de melhores do mundo.

Pensando em visitar a França?

Certamente a França é um dos países europeus que mais encanta, não apenas por seus pontos turísticos, mas também por sua história que influenciou e muito a civilização ocidental.

A França foi berço de grandes pensadores e cientistas, além de palco de importantes revoluções históricas. Certamente é um destino que será apreciado por amantes da arte, cultura e claro, do amor.

Mas é bom ficar atento, se você pretende viajar para França lembre-se: a moeda oficial é o euro, portanto você certamente perderá dinheiro ao converter seus reais para a moeda oficial do país.

Além disso, se você pretende ficar apenas 90 dias (cerca de três meses) não será necessário visto, contudo, se pretende ficar mais tempo apreciando as belezas deste país é bom procurar o consulado francês e pedir a emissão de um visto.