Geografia Europeia: Relevo, Clima, Hidrografia e Território

Geografia,

Geografia Europeia: Relevo, Clima, Hidrografia e Território

Geografia Europeia

A Europa é um continente que ocupa uma área de 10,5 milhões de km², dividida por 49 países. O continente europeu faz fronteira, ao norte, com o Oceano Glacial Ártico, e ao sul com o mar Mediterrâneo e o mar Negro. Também ao sul e ao leste, faz fronteira com o continente asiático, enquanto é banhado a oeste pelo Oceano Atlântico.

Um traço marcante da geografia europeia são as penínsulas, onde estão países importantes do continente. Estão presentes a península Itálica, a Balcânica, a Ibérica e Jutlândia e a Escandinava. As principais ilhas são as Britânicas, a Islândia, Córsega, Sicília e ilha de Creta.
Os principais rios a banhar o continente são Pó, Douro, Reno, Sena, Tâmisa, Danúbio, Ural, Tejo, Volta e Loire.

Relevo

O relevo predominante no continente são as planícies, principalmente no leste e centro do continente. Destacam-se em meio às planícies algumas cadeias montanhosas, com destaque para o Planalto Central Russo e o Maciço Central Francês.

Há também montanhas famosas, como a Cadeia do Cáucaso, a Cordilheira Penibética, os Montes Escandinavos, os Montes Urais, Pirineus, Cárpatos, Bálcãs e o traço geográfico mais famoso do continente: os Alpes.

Clima

O clima temperado continental é predominante na maior parte do continente. O clima temperado continental, mais úmido, se faz presente no extremo oeste europeu. A temperatura média gira em torno dos 15 graus C.

No sul do continente, o clima predominante é o mediterrâneo, marcado por um verão quente e seco, enquanto o inverno tem clima ameno e chuvoso. A temperatura média fica na casa dos 20 graus C.

O clima frio está presente nas regiões montanhosas e, principalmente, no norte do continente. Na região central e no leste europeu os invernos são bastante rigorosos, mas a temperatura média anual é de 12 graus, enquanto no norte do continente o clima é polar.