Golfo do México


Aqui neste artigo você vai aprender tudo sobre o Golfo do México. Onde está localizado, quais as principais características geográficas, demográficas e também econômicas. Além disso, também vai descobrir um pouco de sua história.

Geografia do Golfo do México

O Golfo do México é o nome dado para uma Baía. Ele é considerado o maior golfo do mundo em extensão geográfica.
Golfo ou baía é o nome dado para uma porção de oceano ou de mar rodeado por terra. Ele também precisa estar em oposição a um cabo, que nada mais é do que um pedaço de terra que se estende pelo oceano.

O Golfo do México está localizado em uma região que une a América do Norte e a América Central e tem uma superfície de terra de aproximadamente 1.555.000 quilômetros quadrados. Trata-se de uma região muito famosa devido à riqueza de petróleo que pode ser encontrado vastamente em seu subsolo e também por suas belezas naturais. Além disso, cidades importantes ficam localizadas dentro do Golfo do México.

Golfo do México

O Golfo do México apesar de ter este nome, não é totalmente localizado no México e banha diversos países ao seu redor. Na costa sul dele pode-se citar o México. Já na costa Oriental do Golfo do México banha-se os Estados Unidos e, por último, ficam as águas localizadas na Costa sudeste que, por sua vez, banham Cuba.

O Golfo México está diretamente conectado ao oceano atlântico pelo Estreito da Flórida, que está localizado geograficamente entre Cuba e os Estados Unidos. Ele também é conectado ao mar do Caribe, através do Canal de Yucatán, que por sua vez está localizado entre Cuba, novamente e o México.

O Golfo do México é chamado por alguns cientistas de um poço gigante. Isso acontece devido suas águas serem bastante rasas em maior parte dele. A região mais funda do Golfo México é chamada de Deep Sigsbee.

Ele ainda possui diversas baías e desenbocadouros, sendo que a maior baía é a Baía de Campeche, localizada no México. Muitos rios importantes e grandes deságuam nesta região e um dos mais famosos deles é o rio Mississipi. A região de terra do Golfo do México é quase que totalmente baixa e caracterizada por seus muitos pântanos e longas extensões arenosas e/ou bastante úmidas.
De lá, se origina a conhecida corrente do Golfo, uma das correntes mais famosas do mundo. Ela atravessa o oceano Atlântico levando águas quentes para longe. O Golfo do México é um local muito atingido por furacões bastante fortes, que acabam por ocasionar muitas mortes.

População e Economia do Golfo do México

Cientistas acreditam que a região do Golfo do México foi formada há muitos anos, cerca de 300 milhões de anos atrás. Existem muitas teorias a respeito de como a criação se deu, mas a mais aceita é a de que ele se formou a partir da subsidência do fundo do mar. Subsidência é o fenômeno que se dá a partir da movimentação das placas tectônicas, que podem formar espaços de mar e espaços de terra conforme o passar dos anos.

Entre suas cidades costeiras podemos citar:

* Tampa, nos Estados Unidos;
* Pensacola, nos Estados Unidos;
* Nova Orleans, nos Estados Unidos;
* Houston, nos Estados Unidos;
* Veracruz, no México;
* Mérida, no México;
* Havana, em Cuba.

Estas cidades costeiras a princípio, foram colonizadas por diferentes grupos indígenas, inclusive aqueles considerados bastante avançados tecnologicamente que viviam por todo o México. Muito tempo depois, durante a colonização europeia das Américas, a costa do Golfo do México foi disputada por diferentes civilizações como a Espanhola, Francesa e Inglesa. Nos dias atuais a cultura predominante da região é anglo-americana e hispano-americana.

As regiões litorâneas de todo o Golfo do México são muito frequentadas por quem deseja fazer a prática de esportes aquáticos e isso alimenta uma indústria turística que arrecada bilhões de dólares por ano. Os portos de Nova Orleans e Houston estão entre os dez portos mais movimentados do mundo, isso quando se considera o volume de carga que chega e sai. A região do Golfo do México abriga mais sete portos marítimos que mesmo com volume menor de carga também desempenham papéis muito importantes na distribuição de mercadorias para o mundo todo.

A plataforma continental do Golfo do México é bastante larga e, principalmente na região oeste, contém uma quantidade bastante significativa de petróleo, que é extraído através de diversas plataformas marítimas. O petróleo, inclusive, foi o protagonista de diversos conflitos após a revolução de 1932. Na época da guerra fria, o Golfo do México era utilizado como uma espécie de escudo dos Estados Unidos contra a então URSS.

Além da exploração de petróleo e do turismo, outra atividade econômica importante para as cidades da região é a pesca de diferentes espécies de peixes e crustáceos. Além disso, a área ainda conta com uma vasta produção de embarcações aquáticas como navios, armazenamento de óleo, indústrias petroquímicas e também fábricas de papel.