Resumo sobre a Áustria


A Áustria é um país da Europa Central com uma das economias mais desenvolvidas do mundo, vizinho de países como Alemanha e Itália. Conhecido principalmente pela capital Viena, o país tem muito mais história e beleza a oferecer. Para facilitar a pesquisa sobre o local, preparamos um resumo sobre a Áustria.

Resumo sobre a ÁustriaHistória da Áustria

Na Antiguidade, por volta de 400 a.C., a região da Áustria foi ocupada por celtas. Em 15 a.C., o local foi tomado por romanos e permaneceu integrante do Império até sua dissolução, em 476 d.C. Enquanto Roma caia, grupos diversos de asiáticos, eslavos e germânicos se estabeleceram na região da Áustria, ainda reconhecidamente romana.

No primeiro milênio pós-Cristo, a região da Áustria foi comandada por Carlos Magno (até meados de 814) e pelo então imperador Oto I (coroado como tal em 962). Oto I, germânico, ajudou a constituir o que seria por séculos o Sacro Império Romano-Germânico, com a Áustria tendo o título mais importante dentro do conjunto.

Em seguida, a partir do século XIII, a Áustria entrou sob domínio dos Habsburgo, uma das famílias mais influentes na história da Europa. Apesar do Sacro Império ter possuído outros soberanos, como os carolíngios e os saxões, foram os Habsburgo que permaneceram por mais tempo no poder, indo até a dissolução do Império em 1806, sem, contudo, evitar algumas disputas durante a sua trajetória. Esta dissolução ocorreu por conta das Guerras Napoleônicas. As Guerras Napoleônicas envolveram quase toda a Europa em conflitos com Napoleão Bonaparte e, em decorrência deles, o Sacro Império Romano-Germânico foi abolido e o Império Austríaco teve início.

De 1804 até 1867, o Império Austríaco reinou sob o domínio de Francisco I, ainda da família Habsburgo. Durante esse período, houve o Congresso de Viena, que visava trazer paz e restauração aos países vencedores das guerras contra Napoleão. Entretanto, devido a disputas territoriais, o Império Austríaco e a Prússia passaram a guerrear e, em 1867, o conflito forçou o Império a se dividir. Chegamos então a um novo estágio na concepção desses países, aproximando-nos da contemporaneidade: a Áustria-Hungria, ou, como também é conhecida, o Império Austro-Húngaro.

A Áustria-Hungria foi um Estado europeu importantíssimo, resultante de acordos entre as nobrezas dos dois países, onde os húngaros exigiram um status de monarquia equivalente. Por um lado, essa resolução criou um Império forte que perdurou por algumas décadas; por outro lado, grupos minoritários, como os eslavos e os povos da Sérvia, passaram a comandar movimentos nacionalistas que exigiam, também, o direito do autogoverno. Essas revoltas culminaram no assassinato do arquiduque e herdeiro do trono, Francisco Ferdinando, o que, por sua vez, foi o ponto de partida para a Primeira Guerra Mundial.

Ao final da Primeira Grande Guerra, o Império Austro-Húngaro foi derrotado e forçado a ser dissolvido. Apenas aí é que a Áustria passou a existir como República e deixou para trás o quase interminável domínio dos Habsburgo. Apesar da união com a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, a Áustria voltou a ter um governo nacional depois dos conflitos, em 1945. Os Aliados ainda se demoraram a sair do território austríaco e só o fizeram quando a Áustria se tornou obrigatoriamente neutra em tratados militares.

A despeito de uma história tão extensa e um tanto instável, como pudemos ver neste resumo sobre a Áustria, o país se tornou uma economia forte e consistente e, até o momento, persistente em ideias de estabilidade. Sua cultura também se tornou um grande ponto a ser apreciado, com grandes compositores e músicos austríacos sendo reconhecidos mundialmente, além de pintores e escritores premiados.

Recentemente, a Áustria foi incorporada à União Europeia e passou a aceitar o euro como moeda corrente.

Resumo de dados importantes sobre a Áustria

• A Áustria possui uma área de 83.859 km²
• A estimativa da população da Áustria é de 8,6 milhões de habitantes
• O governo atual da Áustria é a república parlamentarista
• Além de Viena, outras cidades principais incluem Graz, Salzburgo, Linz, Innsbruck e Bregenz
• O idioma oficial da Áustria é o alemão
• A religião majoritária no país é o cristianismo
• Os principais produtos agrícolas são o trigo, a beterraba, o milho e a cevada
• Os principais produtos pecuários são os bovinos, suínos e aves
• Os principais produtos de mineração são o minério e o ferro
• Os principais produtos industriais vêm das máquinas, das madeireiras, da química, do papel e dos setores de metalúrgica e alimentício
• O PIB referente ao ano de 2015 é de US$374,2 bilhões
• O PIB per capita referente ao mesmo ano é de US$43,725
• A Áustria faz fronteira com a República Tcheca, a Itália, a Alemanha, a Suíça, a Eslováquia, a Hungria e a Eslovênia
• A área do país é bastante montanhosa, considerando sua posição sobre a Cordilheira dos Alpes
O clima da Áustria é temperado, com invernos rigorosos