Resumo sobre a Estônia


A República da Estônia é uma nação localizada na Europa, sendo ela integrante dos três países Bálticos (junto com a Lituânia e Letônia). Suas fronteiras são demarcadas pelos seguintes países ou regiões: Golfo da Finlândia (pelo norte), Letônia (pelo sul), Rússia (pelo leste) sendo ainda banhado pelo oceano Báltico a oeste.

Resumo sobre a Estônia

Uma das características que mais chamam a atenção na Estônia é o fato de que o país conta com mais de 800 ilhas em seu território – sendo as ilhas de Hiiumaa e Saaremaa as mais famosas.

Resumo sobre a Estônia

A população que vive no país tem hábitos culturais muito similares aos dos finlandeses. Até o ano de 1991 a Estônia fazia parte da antiga e extinta URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Neste ano, houve um plebiscito que determinou, após a maioria de 78% dos votos, a independência estônica. Em agosto deste mesmo ano o país foi reconhecido como autônomo.

Diferentemente do que ocorre com grande parte das nações que foram desvinculadas à antiga URSS, a Estônia decidiu não se filiar à CEI – Comunidade dos Estados Independentes. Após a independência, a Estônia criou laços comerciais com a Suécia e Finlândia, aproximando-se de ambas as nações.

No que se refere à geografia, a Estônia concentra traços bem marcantes de atividades glaciais presentes na época do pleistoceno. Não à toa, o país é coberto por cimos achatados, morainas e montanhas do tipo glaciais.

Nas florestas estônicas há uma presença expressiva de animais mamíferos, como alces, porcos selvagens, veados, ursos de variadas espécies, cervos, linces e outros.

Diferentemente do que vemos em outras regiões europeias, a Estônia é marcada por um clima temperado e continental, muito favorável para as atividades de campo. A temperatura média varia de 10 a 15 graus, com pico de 17 nas épocas mais quentes. A temperatura mais baixa já registrada no país foi de -6 graus, no mês de fevereiro.

Hoje a economia da Estônia é estável e sólida. O setor que mais se destaca na economia nacional, por sua vez, é o de serviços. Outros setores de grande importância são os de comunicação, comércio, construção civil e indústria, sendo os esforços desta última baseados nos segmentos de indústria têxtil, de processamento, automobilística e de telecomunicações. A indústria química também marca forte presença no país, sendo ela baseada na produção de adesivos, benzina, detergentes, formaldeídos, resinas e, principalmente, xisto (maior recurso natural da Estônia).

Já a produção agrícola do país é baseada especialmente no cultivo de batata e de outros vegetais. Apesar do clima propício para a atividade agrícola, o país conta com uma enorme concentração de pedras glaciais, que precisam ser extraídas antes mesmo do preparo do solo (o que dificulta e encarece procedimentos relacionados à agricultura).

Principais características da Estônia

A seguir, vamos conferir quais são os principais dados e características da Estônia.

  • A população atual da Estônia (segundo os últimos dados divulgados) é de 1,3 milhão de habitantes, sendo cerca de 615 mil homens e 720 mil mulheres;
  • A capital da Estônia é a cidade de Tallinn, com pouco mais de 410 mil habitantes;
  • A extensão total do território estônico é de 45.100 quilômetros quadrados;
  • O regime de governo estônico (após desfiliação à antiga URSS) é republicano, com formato de governo misto;
  • A divisão administrativa do país é baseada em 15 diferentes ‘condados’;
  • Por mais que grande parte da população fale russo, o idioma oficial da Estônia é o ‘estoniano’;
  • A religião predominante no país é o cristianismo, representando 65% da população. Destes, 17,2% são protestantes, 16,4% são ortodoxos, 26% não tem filiação alguma e outros 5,5% são de outros, como o catolicismo, por exemplo. Além disso, 24,4% dos habitantes do país são sem religião, 10% são ateus e outros 0,5% representam outras religiões.

Já sobre a população da Estônia, os principais dados demográficos são:

  • Hoje a nação estônica é formada da seguinte forma: 62% dos moradores são estonianos, 30% são russos, 3% são ucranianos, 1,8% são bielo-russos, 1,1% são finlandeses e 2,1% são de outras etnias;
  • A densidade demográfica da Estônia é de 29,7 habitantes por km²;
  • De toda a população, 69,5% vive em áreas urbanas e outros 30,5% em áreas rurais;
  • Uma característica no mínimo interessante diz respeito ao fato de que o crescimento populacional da Estônia é negativo de alguns anos para cá, sendo ele atualmente de -0,1%;
  • A população desnutrida é referente a menos do que 5% e todas as residências do país tem acesso à água potável;
  • O IDH da Estônia é um dos mais altos de todo o mundo, sendo ele de 0,812.

Sobre a economia:

  • A moeda em circulação atual na Estônia é a coroa estoniana;
  • O PIB (Produto Interno Bruto) é de 23 bilhões de dólares;
  • Já o PIB per capita é de 15,9 mil dólares;
  • As relações econômicas exteriores do país são: OMC, Banco Mundial, FMI, OTAN, ONU e EU.