A História da América


A história da América é separada, para propósitos educativos, em: América Pré-Colombiana, Descoberta e Conquista, Organização do Regime Colonial, Métodos de Independência e América Moderna. Essa separação tem um propósito esquemático que se adapta a linhas de estudos próprios.

Normalmente, a essência sobre o Descobrimento da América e os instrumentos de conquista é concedida com a análise dos povos Pré-Colombianos. Dessa maneira, tendo em vista que se entende as complicações da circunstância europeia, principalmente da Península Ibérica, no final do século XV, pretende-se compreender que modelo de civilizações e culturas se expande no continente americano, que vieram a se encontrar com os marinheiros da Europa.

Nesse contexto, o ano de 1492 foi uma referencia tanto para a sociedade europeia quanto para as sociedades que já residiam no continente americano antes da vinda dos europeus.

História da América

O marinheiro Cristóvão Colombo, foi sustentado pelos monarcas da Espanha, Isabel e Fernando, para jogar-se na exploração do Oceano Atlântico com o propósito de chegar às índias, determinando dessa forma um novo caminho comercial. Como consequência desse novo caminho, Colombo acabou encontrando um novo continente, que, no período, foi chamado de “Novo Mundo”. Os habitantes com o qual os espanhóis estabeleceram contato e, posteriormente, dominaram foram os Mais, Astecas e Incas.

A Colonização Espanhola foi o primeiro movimento a permanecer em terras americanas. A constituição da sua ordem colonial dispôs de instrumentos como a encomienda, o repartimiento e a hacienda. A obtenção de metais preciosos e a instauração da agricultura baseada no plantation também foram importantes na colonização espanhola.

A Colonização Portuguesa também se estabeleceu por volta do século XVI, contudo com semelhanças muito evidenciadas relacionadas à colonização espanhola.

Continua-se a colonização de nações ibéricas e de nações de outras partes da Europa, como França, Holanda e Inglaterra. Dois dos motivos mais significativos para que essas outras nações se projetassem a conhecer o “novo mundo” foi às lutas civis religiosas, causadas pela Reforma Protestante, e a procura por especiarias e matérias-primas como, por exemplo, o açúcar. A constituição das Treze Colônias nos Estados Unidos também está presente nesse cenário.

Depois da análise da época colonial da história da América, existe a época dos métodos de independência. Esses métodos, que aconteceram entre o fim do século XVIII e o começo do século XIX, foram estimulados pelas revoltas burguesas da Europa, como a Revolução Francesa, a Revolução Inglesa e os partidos nacionalistas que, dentre outras coisas, resultaram na Unificação Italiana e Unificação Alemã. Figuras como José Martí e Simon Bolívar foram essenciais no movimento de independência da América Hispânica. Anteriormente, aconteceram nos Estados Unidos as lutas pela independência e a procura por ampliação em direção ao Oeste.

A instalação de entidades políticas particularmente americanas aconteceu no período em que ocorreu uma complicação nacionalista mundial. Além do que, esse período foi também essencial para a associação do mundo por meio da Segunda Revolução Industrial e da união do Capitalismo Industrial ou Imperialismo, com o Capitalismo Financeiro.

A partir desse momento, a história da América está totalmente ligada com a história geral.

No século XX, diversos acontecimentos realçaram-se no cenário da história da América. Desde a Revolução Mexicana, o ingresso de nações como o Brasil e os Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial, a vivacidade de pensamentos políticos fascistas, comunistas e anarquistas em território americano, cujo período importante foi a Revolução Cubana, até acontecimentos como o populismo latino-americano, o método de redemocratização, principalmente depois do fim da União Soviética e as ditaduras militares/civis no decorrer da época da Guerra Fria.

Países da América

América do Norte

1)Canadá

2) Estados Unidos

3) México

América Central

1) Antígua e Barbuda

2) Bahamas

3) Barbados

4) Belize

5) Costa Rica

6) Cuba

7) Dominica

8) El Salvador

9) Granada

10) Guatemala

11) Haiti

12) Honduras

13) Jamaica

14) Nicarágua

15) Panamá

16) República Dominicana

17) Santa Lúcia

18) São Cristóvão e Nevis

19) São Vicente e Granadinas

20) Trinidad e Tobago

América do Sul

1) Argentina

2) Bolívia

3) Brasil

4) Chile

5) Colômbia

6) Equador

7) Guiana

8) Guiana Francesa

9) Paraguai

10) Peru

11) Suriname

12) Uruguai

13) Venezuela