Inglês: Ordinal Numbers

No momento de se dedicar ao aprendizado de uma nova língua, muitas são as confusões que nós mesmos criamos – mesmo que não tenhamos qualquer motivo para isso. E é certo afirmar que uma delas é em relação aos números ordinais, ou melhor, os “Ordinal Numbers” do inglês, uma vez que eles são extremamente simples (principalmente quando em comparação com a língua portuguesa).

E, se você ainda não conhece essa regra do idioma inglês, conheça neste artigo quais são os principais números ordinais e algumas regrinhas sobre eles.

Ordinal Numbers

O que são os números ordinais

Os Ordinal Numbers do inglês nada mais são do que números utilizados para indicação de lugar ou ordem do indivíduo ou objeto em uma série. Com exceção dos números 1, 2 e 3, (first, second e third) todos os outros contam com uma grafia própria, sendo eles formados com a adição do “th”, que funciona como um sufixo.

Para abreviar os ordinal numbers também é muito simples: basta acrescentar ao número as últimas duas letras dele quando em seu formato por extenso. Vamos conferir uma tabela com exemplos, que está composta tanto pelo número em sua abreviação como também em seu formado ordinal por extenso.

Tabela dos Ordinal Numbers – Inglês

• 1st – First

• 2nd – Second

• 3rd – Third

• 4th – Fourth

• 5th – Fifth

• 6th – Sixth

• 7th – Seventh

• 8th – Eighth

• 9th – Ninth

• 10th – Tenth

• 11th – Eleventh

• 12th – Twelfth

• 13th – Thirteenth

• 14th – Fourteenth

• 15th – Fifteenth

Para exemplificar de uma forma bem completa, iniciamos a tabela com os três números que fogem da regra, como já dito anteriormente: um, dois e três.

Ao invés de terminar com o “th”, o número “primeiro” termina com “st”, o segundo com “nd” e o terceiro com “rd”. O mesmo acontece com o numeral vinte e um ou, então, com o vinte e dois e assim por diante.

Porém, não precisa fazer nenhuma confusão, uma vez que só esses três primeiros números fogem da regra no que se refere ao ordinal numbers do inglês.

Uma observação importante e valiosa para os que estão aprendendo inglês é o fato de quando nós escrevemos ou lemos esses números ordinais na língua portuguesa, absolutamente todos os algarismos devem ser explícitos em seu formato ordinal – independentemente se são dezenas, centenas ou milhares. Por outro lado, na língua inglesa, é apenas o último desses algarismos que vai para a forma ordinal. Confira no exemplo:

• 22 – Vigésimo segundo = 22nd – twenty-second;

• 35 – Trigésimo quinto – 35th – thirty-fifth;

• 127 – Centésimo vigésimo sétimo – 127th – one hundred and twenty-seventh.

Além disso, outra informação importante é acerca dos numerais acima de 100, uma vez que a conjunção “and” faz parte da composição do número. No português, isso não acontece.

• 204 – two hundred and forth;

• 320 – three hundred and twenty;

• 480 – four hundred and Eightieth.

Para exemplificar de uma forma ainda melhor a fim de promover o seu entendimento, confira alguns exemplos de números ordinais no inglês dentro de frases:

• February is the second month of the year – Fevereiro é o segundo mês do ano;

• Vitor is the first son to get the scolarship in Harvard – Vitor é o primeiro filho da família a conseguir uma bolsa de estudos em Harvard;

• Mario is the third student in this line – Mario é o terceiro estudante dessa fila.

Números ordinais para datas

Na língua inglesa, os números ordinais também são utilizados para datas. Na realidade, elas podem ser expressas das mais variadas formas. Vamos usar como exemplo o dia 14 de outubro.

No inglês, ele pode ser escrito: October 14; October 14th; 14 October e, por fim, como 14th October.

A forma pela qual falamos também é bem simples e, na maioria dos exemplos, bem similares umas com as outras. Nesse caso, poderíamos dizer October the Fourteenth ou The fourteenth of October. No inglês americano, há ainda mais uma possibilidade, sendo ela October fourteenth.

No inglês moderno, os números romanos dificilmente são utilizados, enquanto na língua portuguesa eles ainda têm uma presença bem forte e marcante – principalmente no estudo científico.

Isto posto, pode ser que você também esteja pensando em como os números romanos são utilizados na língua inglesa. Porém, é certo afirmar que nesse idioma eles não estão assim tão presentes como no português. Mas, ainda são utilizados em algumas situações, como é o caso de livros, nomeações de rainhas e/ou reais, introdução de livros e artigos científicos, representação de séculos, enumeração de questões de prova em exames e vestibulares, na numeração de parágrafos em documentos mais oficiais (como do governo) e outros.

Por fim, como foi possível notar, o aprendizado dos números ordinais em inglês não é nada difícil. Basta compreender as principais regras e prestar atenção na hora de redigir ou falar algum número cardinal. Logo, é preciso praticar sempre para internalizar o aprendizado e não errar em alguma prova ou teste decisivo.