A matemática e a informática trabalhando juntas

Matemática,

A matemática e a informática trabalhando juntas

Atualmente, a matemática ainda é vista por muitas pessoas como uma disciplina no modo teórico de pouco e de difícil entendimento, seja para estudantes da pré-escola, de nível médio ou de nível superior. Algumas pessoas possuem muita facilidade e conseguem aplicar alguns conceitos matemáticos na hora de resolver situações problemáticas de dia a dia, enquanto outras encontram um pouco mais de dificuldade.

Para que o interesse dos alunos possa ser despertado, professores de matemática tentam diminuir alguns problemas que encontramos no ensino. Com a união da matemática com a informática as aulas se tornam bem mais interativas e dinâmicas.

A matemática e a informática

A importância da matemática e da informática

Existem hoje diversos programas e softwares de matemática, que realizam as mais diferenciadas funções, além de mecanismos que fazem com que alunos entendam de maneira mais clara seus questionamentos. Isso acontece porque cada vez mais nossa sociedade está ligada com mudanças aceleradas pela corrida tecnológica, área que engloba a informática.

Um exemplo disso, são os programas de edição de planilhas feitas através do estudo da matemática, utilizando funções, matrizes, gráficos, etc.

O desenvolvimento de diferentes modos de aprender de maneira informatizada se aplica em diversificados campos matemáticos, como por exemplo nas funções, na geometria analítica, nas taxas de variação, nas integrais. Com a matemática trabalhando junto com a informática, até mesmo os gráficos ficam mais fáceis de serem entendidos e muito mais detalhados, como por exemplo cálculo de áreas e de superfícies, interseção de retas, gráficos de funções, equações trigonométricas e distância entre os pontos.

Na internet, conseguimos encontrar todo este material. Este por sua vez, também é caracterizado como sendo um outro mecanismo da matemática, que envolve algumas de suas propriedades que passam na maioria das vezes despercebidas, como por exemplo o download de um arquivo, que contém uma determinada quantidade de armazenamento, que é calculada em diferentes unidades: micro, kilo, ultra, mega, etc.

Dessa maneira, a união da matemática com a informática, ajuda no aprendizado escolar. Por isso, é certo dizer que a matemática precisa da informática, principalmente quando essa está sendo aplicada na educação escolar, ou seja, quando ainda estamos no início de nossa aprendizagem. Por isso, um computador pode ser utilizado como uma maneira de apoio para deixar os ensinamentos mais claros e práticos.

A importância do estudo

A matemática foi inventada e durante os anos foi bem desenvolvida pelo homem em funções das necessidades da sociedade. Durante a antiguidade, que durou cerca de três milhões de anos, o homem viveu de coleta e da caça, e estava ligado com uma competição ampla com os animais. Por isso, o homem precisava saber algumas noções básicas de matemática, como por exemplo: menos, mais, maior, menor e algumas maneiras de fazer o lascamento para a confecção de porretes e de pedras.

A atividade da matemática consiste principalmente não apenas na memorização de regras, mas sim na demonstração de sua validade. A união entre a matemática, o seu conhecimento e o nosso dia a dia deve ser trabalhada nas escolas, a fim de que os alunos possam entender a matemática como uma espécie de ferramenta utilizada pelo homem para enfrentar e resolver alguns problemas, entendendo assim o funcionamento das coisas e tomando atitudes pertinentes a esses problemas.

Utilizar aplicativos e softwares acaba contribuindo para o ensino da matemática, principalmente em matérias que necessitam de uma maior compreensão e ainda do desenvolvimento de diversas formas de raciocínio na hora da resolução de problemas.

O desenvolvimento do conceito de números se caracterizou por ter sido um processo bem gradual e longo, onde os dedos eram utilizados na hora de indicar conjuntos de dois até cinco objetos. Isso porque inicialmente o número um não foi reconhecido como sendo um número verdadeiro. Quando os dedos das mãos não eram suficientes, utilizavam os dedos dos pés e ainda um monte de pedras.

O uso da informática em aulas de matemática pode ajudar na produção de resultados melhores quando o assunto em questão é o nível de aprendizagem dos alunos. Isso porque os alunos ficam mais entusiasmados para aprender, já que se utilizam métodos mais interessantes para prender a atenção deles.

Na nossa sociedade globalizada, na qual a tecnologia avança em largos passos, se faz necessário lidar com uma maior familiaridade das ferramentas principais dos diferentes tipos de tecnologia disponíveis. Por isso, o acesso para a informática deve ser ampliado para variados setores e campos da educação, principalmente a matemática, que é conhecida por ser um dos pontos mais críticos de todo o ensino básico, causando a repetência e a evasão em altos índices.

Por estes motivos, deve-se pensar na matemática ligada a informática como mais um recurso que pode ser usado no processo pedagógico, como uma espécie de ferramenta que ajuda na qualidade da aprendizagem e no aumento da eficiência.