A par ou ao par?


A comunicação escrita é a forma tangível das imagens acústicas da linguagem articulada. Na linguagem falada, a percepção de uma mensagem é simultânea; na escrita, o receptor só lê a mensagem depois de sua formulação. A escrita é uma garantia legal, confia-se sempre mais em uma assinatura, em um contrato do que uma palavra dada, ou em um aperto de mão. Na linguagem oral, a comunicação só é possível se o emissor não ultrapassar os limites fisiológicos, se a mensagem for identificável e se o contato psicológico se mantiver.

A ortografia significa escrita correta e tem origem da língua grega. O erro de ortografia prejudica a imagem do enunciador, pois a sociedade é severa para com esse tipo de infração, coloca-se em dúvida a competência linguística de quem enuncia o texto. É preciso, pois, ter muito cuidado ao escrever; na incerteza, é preferível utilizar uma outra palavra, ou consulta o dicionário. Quanto à significação das palavras, é preciso ter em mente alguns conceitos, necessários para o estudo da ortografia:

A par

Sinônimos: semelhança no sentido (achar / encontrar; feliz / ditoso)
Antônimos: oposição de sentido (feliz / infeliz; amor / ódio)
Homônimos: mesma grafia ou pronúncia, diferentes significados. Os homônimos podem ser de três tipos, a saber: homógrafos, homófonos ou ainda homônimos perfeitos.
Parônimos: semelhança na grafia e na pronúncia, mas diferentes significados: comprido (longo) – cumprido (particípio de cumprir).

A par ou ao par? Qual a maneira correta?

Ambas as expressões acima, a par ou ao par, existem na nossa língua e as duas estão corretas. No entanto, os seus significados são totalmente diferentes e consequentemente, elas devem ser utilizadas em diferentes situações. A expressão a par, tem caracterização de informação, e significa dizer que está informado. Já a expressão ao par, significa algo com valor semelhante, igual. A ortografia significa escrita correta e tem origem da língua grega. O erro de ortografia prejudica a imagem do enunciador, pois a sociedade é severa para com esse tipo de infração, coloca-se em dúvida a competência linguística de quem enuncia o texto.

A primeira expressão é usada como uma maneira de informar que algo ou alguém está informado, que está por dentro de algum determinado assunto ou ainda ciente de alguma situação, totalmente inteirado. Apesar desse ser o significado mais usada na comunicação e pelos falantes, esta expressão também pode significar ‘lado a lar’, ou seja, par a par, ou ainda ‘ao mesmo tempo’.

Exemplos:

A diretora do colégio ficou a par do que aconteceu durante o intervalo. (Informado, ciente)
Peço perdão a você, mas não estou a par do que aconteceu. (Informado, ciente)
Os nadadores fizeram a par uma lindíssima sequência sincronizada na coreografia montada. (lado a lado, par a par)

Vale ressaltar ainda que ao par é uma expressão que é muito usada quando o assunto é econômico, assumindo o significado de: equivalência de valor, valor igual entre operações cambiais e valores financeiros, ou seja, entre duas moedas diferentes.

Exemplos:

Será que o real está realmente ao par do dólar?
O real já não está mais ao par do dólar.
A moeda europeia e a moeda americana estão ao par.

Existe ainda na língua portuguesa, a palavra apar, que é um substantivo masculino comum que se significa uma espécie existente de tatu, conhecida como tatu-bola.

A diferença entre os termos a par e ao par

A par e ao par são termos foneticamente bem parecidos, mas como já dissemos, possuem significados bem diferentes. Por esse motivo, é essencial nos aprofundarmos nos conhecimentos sobre esse assunto, já que essas expressões geram duvidas na hora de aplicarmos.

A semântica é uma parte da gramática responsável pelo estudo das relações de significado das palavras com o contexto na qual elas estão inseridas. Existem algumas palavras que são idênticas, tanto no som quanto em sua ortografia. No entanto, de acordo com a posição em que estão inseridas em uma oração, elas traduzem uma relação distinta de significância.

Isso é o que acontece por exemplo com a palavra manga, que pode significar uma fruta ou a parte de uma camisa. Veja os exemplos?

Ana Rosa adora manga. (fruta)
A manga está toda amassada. (camisa)

Quanto as palavras que estamos estudando, veja os exemplos abaixo?

O euro e o dólar continuam ao par.
Nesta frase, a expressão ao par adquire o sentido de idêntico valor, ou seja, falamos que eles se equivalem cambialmente.

O juiz está a par de todos os acontecimentos sobre o acidente da última madrugada.
Na frase acima, a expressão a par adquire o sentido de conhecimento de alguma coisa, que no caso é o acidente ocorrido na noite anterior.