Classes que atuam como predicativo do sujeito


Predicativo do sujeito é a palavra da oração que completa e define o sujeito, concedendo-lhe características. Aparece somente com o predicado nominal, unido a um verbo de ligação. Esse tipo de verbo vincula uma qualidade ao sujeito, informando um estado.

A primeira impressão que se tem, quando se fala de predicativo do sujeito é que ele constantemente é reproduzido por um adjetivo, exatamente pela sua definição. Apesar disso, é importante destacar que alguns princípios não devem se fixar ao longo do tempo, porque podem estar sujeitos a mudanças, principalmente por causa do assunto da oração. Desta forma, o predicativo do sujeito também pode ser simbolizado por outras categorias gramaticais, e não apenas pelo adjetivo.

O substantivo, pronome substantivo, infinitivo, numeral e a palavra substantiva, também podem atuar como predicativo do sujeito.

predicativo do sujeito

Substantivo

Substantivo é toda expressão que denomina tudo que pode ser encontrado. Uma palavra é classificada como substantivo, quando vem anteposta por um artigo.

O substantivo pode alternar em gênero, masculino e feminino, grau, aumentativo e diminutivo e número, singular e plural. Eles ainda se dividem em: comum, próprio, simples, concreto, abstrato, primitivo, derivado e composto.

Os substantivos coletivos são todos que intitulam seres da mesma espécie como, por exemplo: atlas, coletivo de mapas; enxame, coletivo de abelha; biblioteca, coletivo de livros.

Além disso, os substantivos podem integrar a oração com a função de: predicativo, sujeito, objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial, agente da passiva, complemente nominal, vocativo, aposto e adjunto adnominal. As orações nominais tem como núcleo da frase o substantivo.

Ex:

A amizade é uma recompensa. ? predicativo do sujeito

Pronome substantivo

Os pronomes substantivos ocupam o lugar do substantivo em uma frase. São usados de uma maneira que a sentença fique menos repetitiva, intensa e diversificada. Da mesma forma que os substantivos, os pronomes substantivos também mudam em número, gênero e pessoa. Podem admitir o posto de sujeito da frase.

Ser classificado em pronome substantivo não altera a classificação da palavra nas categorias próprias dos pronomes, como: pessoal, demonstrativo, possessivo, reto e etc.

Ex:

O conhecimento é tudo. ? predicativo do sujeito

Numeral

O numeral é a expressão que está associada com o substantivo, dando a noção de quantidade, número. Esses números apresentam quatro classificações:

Ex:

As alunas são duas.? predicativo do sujeito

– Cardinais: é o número normal, sinaliza medida e contagem.

Ex: um, três, cem…

– Ordinais: revelam a ordem e o lugar de uma determinada coisa.

Ex: primeiro, décimo, centésimo…

– Fracionários: indica a porção de determinadas quantidades ou seres.

Ex: meio, terço, um quarto…

– Multiplicativo: relacionado a multiplicação; enumera quantas vezes as coisas foram ampliadas.

Ex: triplo, quádruplo, dobro…

Adjetivo

O adjetivo é qualquer palavra que qualifique o substantivo, sinalizando, defeito, estado, qualidade, condição, etc.

Um adjetivo possui três maneiras de flexão: gênero, número e grau. Quanto ao grau, ele indica a força que o adjetivo classifica o substantivo. Pode ser grau comparativo de superioridade (mais alto que), igualdade (tão alta quanto) e inferioridade (menos que). E também existe o grau superlativo que mostra que uma classificação é dada em total força ao substantivo. Esse tipo de grau pode ser absoluto sintético ou analítico, e relativo de superioridade e de inferioridade.

A locução adjetiva é toda sentença que pode aparecer no posto de um adjetivo, precedida por uma preposição. A grande parte das locuções adjetivas é sobreposta por um adjetivo correspondente.

Ex: amor de mãe, avaliação por mês e casa de campo.

Predicado

O predicado é o pedaço da oração que faz relação com o que acontece com o sujeito, isto é, tudo que não é classificado como sujeito faz parte do predicado. É necessariamente formado pelo verbo e por uma locução verbal.

Dentre as suas classificações, existe o predicado nominal que comporta o predicativo do sujeito.

O predicado nominal é formado pelo verbo de ligação e pelo predicativo do sujeito, dispondo como centro um substantivo que concede um aspecto ao sujeito da frase.

Como falado anteriormente, os verbos de ligação fazem uma junção da qualidade ao sujeito, designando um estado. Como exemplo de verbos de ligação tem: ser, parecer, ficar, estar, continuar, andar, tornar-se e permanecer.

Ex:

O pai está irritado.

Rodrigo é bagunceiro.

Mariana parece nervosa.

Beatriz é bonita.