Livro Eletrônico


Com o surgimento de novas plataformas e tecnologias, assim como o desenvolvimento gradativo da internet, as mídias tradicionais tiveram que se adaptar a fim de não perder espaço para as novas transformações que viriam.

Portabilidade, novas plataformas e alta velocidade para a conexão à internet foram alguns dos motivos que levaram a essa adaptação.

Uma das mais populares entre essas mudanças chegou aos livros, que deixaram as suas versões de papel para algo muito mais moderno e simples para leitura – os e-books, conceituados tradicionalmente como livros eletrônicos ou digitais.

Livro

Com os livros eletrônicos os indivíduos podem realizar a leitura nos computadores e até mesmo em dispositivos móveis como é o caso dos tablets (que falaremos a seguir) e smartphones, além de comprar obras por meio de lojas e livrarias virtuais. Os livros também já não precisam mais ocupar espaço físico, uma vez que os preferidos podem, com facilidade, ser armazenados em pastas específicas de nossos computadores e notebooks.

E certamente nada se iguala ao benefício de manter uma série de títulos e obras literárias em apenas um equipamento que pode ser levado para qualquer lugar – no caso dos portáteis, como notebooks ou celulares.

Além de produzidos, comercializados e consequentemente, consumidos por meio da internet, os livros eletrônicos também trouxeram uma opção bacana para a economia, uma vez que obras mais antigas, clássicas ou populares são disponibilizadas gratuitamente nas redes. Por outro lado, as obras mais recentes e caras em livrarias normais já podem ser adquiridas por um preço mais em conta para os usuários que já se adequaram à leitura digital.

Quais são as principais características dos livros eletrônicos?

Repletos de diferenciais e possibilidades é como podemos caracterizar os livros eletrônicos, que surgem na era da informação em que mais precisamos deles da forma mais prática possível. Mas, mesmo assim, ainda não o conhecemos por completo – principalmente no caso de indivíduos que ainda não tem qualquer tipo de experiência com leitura de livros digitais na internet.

Algumas de suas principais características são:

• Diferentemente do que acontece com as obras físicas que estamos acostumados a ler, com os livros eletrônicos nós podemos aproximar o texto, aumentando a letra para facilitar a leitura, podemos pesquisar alguns capítulos ou palavras (será esse o fim dos marca-livros?) e assim por diante.

• Os livros eletrônicos estão repletos de ferramentas – seja para busca, como já dito anteriormente, como até mesmo para a criação de anotações no próprio texto, como comentário e curiosidades. Isso faz com que o leitor possa, verdadeiramente, interagir com a obra.

Como podemos lê-lo?

As leituras eletrônicas são possibilitadas em qualquer meio digital, com é o caso dos PDAs, computadores, celulares que tenham suporte (ou aplicativos instalados) para o recurso, tablets e até mesmo leitores específicos de livros digitais.
Para ler nesse tipo de aparelho você vai encontrar os livros eletrônicos, geralmente em formatos de:

• PDF, o mais comum de todos, que pode ser aberto com o famoso Acrobat Reader;

• HTML – pode ser aberto com qualquer navegador da internet, como o Google Chrome, Firefox, Internet Explorer e outros.

• ePUB – O ePUB, por sua vez, é um navegador criado exclusivamente para suporte dos e-books.

• Além disso, dispositivos como os Palms, PocketPCs e WinCE também são boas opções para leitura dos novos livros eletrônicos, já que oferecem ótimo suporte aos mesmos.

Diferenças em relação aos livros tradicionais

Muitas são as diferenças encontradas entre os livros e-books e os tradicionais, que conhecíamos até então.
A velocidade em que os títulos são propagados certamente é uma das características mais atraentes. Assim que uma obra é publicada nos Estados Unidos, por exemplo, não demora muito para que ela ganhe uma tradução oficial já disponível na rede para que qualquer nação possa encontrá-la, compra-la e recebê-la instantaneamente.

Sendo assim, é possível afirmar que os livros eletrônicos também são muito atrativos no sentido de que foram desenvolvidos como uma forma de tornar o processo de globalização ainda mais intenso. O que eu leio aqui, que poderia demorar meses e até anos para chegar a outro continente, leva algo como horas ou dias para que esteja disponível na internet para compra, possibilitando um intercâmbio de culturas muito maior.

Desenvolvidos, publicados e comercializados pela internet, os títulos também são finalizados com muito mais rapidez: diferentemente do que acontece com os tradicionais. Estes, por sua vez, tardam a chegar às principais livrarias do país já que demandam de altos custos e esforços para publicação impressa.

Além disso, os livros eletrônicos também têm se tornado ainda mais importantes no sentido da educação à distância, já que são opções viáveis para os educadores que utilizam suas técnicas de ensino por meio da internet. Assim, ensinar se torna um processo intensificado e utilizado pelas escolas, universidades, centros tecnológicos e acadêmicos e muitos outros que apostam na educação à distância por conta da flexibilidade proporcionada por ela no ensino.